Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 328

  A Era Pós-lndustrial ou Sociedade Informatizada caracteriza-se pela predominância das atividades relacionadas à informação. Neste artigo é caracterizada a tecnologia da Informação, que propiciou as grandes mudanças na sociedade, e são apresentados alguns desenvolvimentos de interesses para a indústria da informação. Os principais impactos desta tecnologia sobre o profissionai da informação e sobre os produtos de informação são analisados.
  Incluído em: 11/04/2011
  Examina-se a dependência tecnológica como parte integrante do processo mais geral da dependência do Brasil aos países centrais do bloco capitalista. Consideram-se os obstáculos ao desenvolvimento de tecnologia no País, contrapondo-se alguns exemplos de criação tecnológica nacional. Tenta-se uma análise do papel da biblioteca na provisão de informação científica e tecnológica, no processo de geração de tecnologia.
  Incluído em: 30/06/2011
  Implicações de novas tecnologias emergentes (baseadas na microeletrônica) utilizadas na área de informação em Ciência e Tecnologia. Problemática da implantação de uma política tecnológica nacional, enumerando diversos instrumentos de política científico -tecnológica, explícita e implícita, ao alcance do poder estatal. Funções de Centros de Informação tecnológica e sugestões visando ao fortalecimento e à expansão do sistema de informação científico-tecnológico, o qual deve estar ligado aos planos e à política de desenvolvimento nacional.
  Incluído em: 30/06/2011
  Estudo relacionado com a comunicação informal em um macrossistema para desenvolvimento e fluxo de informações científicas e tecnológicas agrícolas. Inclui pesquisadores (subsistema de geração) e especialistas estaduais, agentes de área e agentes locais do Serviço Cooperativo de Extensão Rural (subsistema de disseminação) da Ohio State University, uma das universidades "Land Grant" nos EUA. Os propósitos foram: a) determinar se as relações de comunicação informal entre os referidos profissionais acompanham a estrutura formal da organização; b) estudar os indivíduos-chave na estrutura de rede de comunicação interpessoal. Adotou-se uma abordagem sócio métrica e de análise de rede. Confirmando o esperado, os especialistas estaduais e agentes de área tiveram os mais altos índices de conectividade grupal e comunicatividade.Foram, assim, chamados de comunicadores oficiais de alto nível. A cadeia de grupos mais fortemente conectados entre si foi a de agentes locais, agentes de área, especialistas estaduais e pesquisadores, acompanhando a estrutura formal. Um pequeno grupo de comunicadores extra-oficiais de alto nível foi detectado entre os pesquisadores e agentes locais,grupo esse que tendia a ter um maior índice de leitura, de publicação, de participação em reuniões, um contato mais estreito com os especialistas, um maior número de amigos e uma maior reputação de competência que seus colegas.
  Incluído em: 30/06/2011
  A propósito de inclusão de uma nova matéria: "Informação, Ciência e Sociedade" no Curso de Mestrado da ECO-UFRJ/IBICT, considerações são levantadas sobre as relações entre a Ciência da Informação e as Ciências Humanas. Através de várias disciplinas e linhas de pesquisa a serem desenvolvidas, pretende-se sejam aprofundadas questões intrínsecas e extrínsecas às áreas.
  Incluído em: 30/06/2011
  Relata Simpósio Internacional para a Compatibilização da Formação Profissional e Treinamento em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia, pela Unesco, em Paris, de 8 a 12 de outubro 1984. Os participantes reafirmaram as vantagens do estabelecimento de um maior intercâmbio entre as várias profissões ligadas à informação. Para as três áreas em pauta foi identificado um núcleo comum de interesse, que poderia se constituir em conteúdo básico para a formação profissional: administração, tecnologia e estudo de usuários. A idéia proposta é a compatibilização, sem contudo haver absorção de uma profissão pela outra.
  Incluído em: 26/11/2012
  O texto refere-se as sistemas "on-line", ou seja bancos de dados, vem crescendo nas ultimas decadas, para melhor recuperação da informação. Relata que os sistemas ORBIT, DIALOG e QUESTEL é analisado, procurando enfatizar as áreas de demanda por parte dos pesquisadores brasileiros.
  Incluído em: 24/09/2010
  A Ciência da Informação não se Identificaria pela especificação qualitativa de uma ordem de fenômenos de Informação como sendo seu objeto, mas pela Instauração de um "ponto de vista" organizador de um domínio transdisciplinar. Esse ponto de vista afirma a relação entre uma pragmática social de informação (ou "meta-informação") e os "mundos" de vida, de ação, de conhecimento, agindo na construção dos valores de informação.
  Incluído em: 16/09/2009
  O artigo aborda o quadro teórico e o desenvolvimento histórico da área interdisciplinar Ciência da Informação. Parte do conceito de informação e de sua importância como fator de desenvolvimento social. Apresenta os conceitos de Ciência da Informação segundo as tendências européia e americana. Procura mostrar a abrangência e a interdisciplinaridade da disciplina e as relações existentes entre a Ciência da Informação/Biblioteconomia/Documentação. Aborda os dois tipos de pesquisas realizadas na área - pura e aplicada, evidenciando as novecategorias de pesquisas realizadas. Apresenta aposição da Ciência da Informação no panorama científico internacional contemporâneo e a sua colocação no cenário nacional da atualidade.
  Incluído em: 05/11/2012
  Aborda a importância e as dificuldades quando da identificação e seleção da técnica e instrumentos adequados de medição para o controle ambiental. Descreve o banco de dados Dafid como produto informacional que visa a minimizar tais problemas.
  Incluído em: 16/05/2011
31 a 40 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.