Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           251 a 260 de 328

  O presente trabalho traça um breve histórico dos avanços da Internet até Web Semântica analisando a influência deste novo modo de organização do conhecimento na Internet sob os mecanismos de buscas e seus possíveis impactos sobre o campo de atuação dos profissionais da informação. Analisa os atuais sistemas de busca, seus métodos de indexação e recuperação da informação traçando um paralelo com o conjunto de modificações propostos pelo novo modelo de organização da Web, trazendo reflexões baseadas em projetos de sites constituídos sob esta forma de organização. A expansão da forma de organizar a Web requer dos profissionais da informação um estudo reflexivo e atento para o uso e orientação aos usuários das novas formas de pesquisas disponíveis.
  Incluído em: 19/08/2010
  Las revistas académico-científicas son uno de los principales canales de comunicación y difusión de los resultados de investigación. Sin embargo no todas tienen el mismo prestigio y grado de influencia en la comunidad científica. De su calidad y visibilidad dependen, en gran medida, las posibilidades de que un trabajo sea conocido, leído y citado. Esta investigación se propone determinar la visibilidad en Google Scholar de un conjunto de revistas latinoamericanas de Bibliotecología y Ciencia de la Información, y clasificarlas según su grado de visibilidad. Utilizando la aplicación Publish or Perish para recuperar las citas de las revistas se calcularon indicadores basados en la citación. Se combinaron técnicas de análisis multivariado de datos para realizar agrupamientos de revistas según su grado de visibilidad, y se elaboraron representaciones gráficas que facilitan la interpretación de los resultados y la identificación de los grupos de revistas con alta, media y baja visibilidad.
  Incluído em: 20/03/2011
  Michel Foucault (1926-1984) é um pensador fundamental quando se considera a construção de uma teoria crítica para a Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), ou Biblioteconomia. O filósofo é amplamente citado e seus conceitos adaptados à interface entre a ciência da informação/biblioteconomia, o discurso e as relações de poder. Apesar de diversos autores terem abordado estes temas, Foucault preserva sua centralidade. A Biblioteconomia tomou para si o desafio de explorar sua obra, e é chegado o momento de revisar, cuidadosamente, as implicações do pensamento foucaultiano como base para uma ciência da informação crítica-teórica. A obra de Foucault tem sido alvo de críticas e análises extensas, e este artigo pretende tomar um caminho semelhante dentro da BCI. Embora não pretenda ser exaustivo, o artigo se propõe – através de um núcleo de autores – a realizar uma revisão das ideias foucaultianas dentro da BCI. Críticas e problemas do pensamento de Foucault são revistos, uma vez que se considera que os trabalhos teóricos da BCI podem refletir os mesmos problemas das perspectivas do autor aplicados para análise e pesquisa.
  Incluído em: 28/03/2013
  Este artigo apresenta a equidade de gênero enquanto um dos pilares necessários para a o alcance da sustentabilidade empresarial, e descreve a construção de uma tecnologia social que promova a implementação de práticas equânimes nas organizações, trazendo impactos positivos para as empresas e toda a sociedade. Esta metodologia está fundamentada em pesquisa bibliográfica, análise de referências nacionais e internacionais que oferecem parâmetros sobre a equidade e diversidade no campo das relações de trabalho e levantamento de boas práticas junto às empresas. Espera-se como resultado contribuir com a equidade e o desenvolvimento sustentável, por meio da disseminação desta metodologia como uma ferramenta socialmente responsável para a inovação organizacional.
  Incluído em: 03/06/2011
  Este artigo tem como proposta discutir sobre a racionalidade e a cultura impregnados na concepção da tecnologia na sociedade capitalista. A partir da obra de autores como Sahlins, Guerreiro Ramos e Feenberg, são levantados questionamentos sobre a racionalidade em que a tecnologia se desenvolve. Como auxílio para esta análise, utilizamos o conceito de Tecnologia Social, que surge como uma resposta – e, ao mesmo tempo, alternativa – à tecnologia convencional.
  Incluído em: 03/06/2011
  A proximidade entre os conceitos de informação e conhecimento provoca desordem conceitual em estudos na ciência da informação. Em contrapartida, o estabelecimento científico de uma disciplina depende de clareza conceitual acerca de seu objeto de estudo. Em vista disso, a hipótese proposta demonstra a necessidade de se mapearem as relações conceituais existentes entre informação (objeto de estudo da área) e conhecimento, objetivando evidenciar a distinção destes, para que possam ser usados com menos ambiguidade pelos pesquisadores da área. Para tanto, discutem-se, primeiramente, os conceitos de ciência da informação e de seu objeto de estudo, sob três paradigmas propostos por Capurro: fisicista, cognoscente e social; em seguida, algumas relações conceituais entre informação e conhecimento e suas consequências – existem relações de semelhança entre ambos, mas isso não faz com que se tornem idênticos. Definições anteriores sobre tais termos podem já ter constatado essas relações, contudo raramente esse assunto foi tratado de maneira pontual e com atenção, na falsa justificativa de que é um debate puramente teórico e que não levaria a resultado útil algum.
  Incluído em: 06/06/2011
  O objetivo deste trabalho consiste na proposição de um modelo para planejamento de sistemas de informação para operação em ambientes de elevada turbulência organizacional, citando-se como objeto de estudo a atividade de transporte rodoviário de produtos perigosos. A metodologia utilizada foi baseada na prospecção de estudos existentes acerca de construção de sistemas de informação, principalmente em ambientes de turbulência, agregando um modelo de gerenciamento de riscos aplicado à atividade de transporte específica. O modelo permite não apenas estruturar os sistemas de informação em ambientes turbulentos alinhados com o planejamento estratégico de órgãos e entidades envolvidos com o tema, como também considera o aspecto temporal dos eventos, as ações decada ator em seu ambiente e o tipo de intervenção requerido.
  Incluído em: 13/06/2011
  Utilizando-se da noção de campo apresentada por Pierre Bourdieu, pretende-se refletir sobre a inserção de pesquisas sobre patrimônio cultural no universo da Ciência da Informação. Para isto, torna-se necessário conhecer o que é produzido sobre o tema nas publicações consideradas da CI, saber quem são os agentes que falam do patrimônio cultural, refletir sobre a visibilidade e prestígio destes agentes e a inclusão do assunto nas instituições e principais eventos da CI.
  Incluído em: 27/05/2010
  Este trabajo analiza la productividad científica de los autores que han publicado documentos en cuatro revistas de ciencia de la información editadas en Colombia desde 1978 a 2009. Se encontraron 555 autores, de los cuales 422 (76%) publicaron un único artículo y 78 (24%) publicaron 2 o más artículos. También se identificaron 11 autores como los más productivos con 21 y 7 artículos cada uno. El número de autores observados fueron estinados con los modelos del poder inverso generalizado, Gauss Poisson inversa generalizada y Poisson lognormal por el método de la máxima probabilidad. Las pruebas de ajuste estadístico chi-cuadrado y K-S mostraron que los tres modelos se ajustan a los datos observados en este trabajo.
  Incluído em: 07/04/2014
  Com a introdução de novas ferramentas de comunicação na educação, a interação entre participantes do processo de aprendizado online tornou-se fundamental na concepção de estratégias pedagógicas, pois permite que os alunos aprendam de forma colaborativa. Este estudo é uma pesquisa descritiva que tem como objetivo identificar na literatura científica os fatores que influenciam a interação dos participantes na comunicação assíncrona. Na revisão sistemática os documentos foram examinados por tipo de estudo, população, hipótese, achados e limitações, considerando a eficácia do aprendizado a partir das interações nos ambientes virtuais e o uso da comunicação assíncrona nos cursos de pós-graduação. Os achados dos estudos foram agrupados segundo as seguintes categorias: ambiente e comunicação mediada por computador, tutoria, estratégias pedagógicas dos tutores, habilidades cognitivas e metacognitivas e integração. Concluiu-se que o uso de tecnologias nos ambientes virtuais de aprendizado facilita a reflexão e melhora a participação e a comunicação dos alunos e que a comunicação online é efetiva na construção do conhecimento dos alunos e no desenvolvimento do pensamento crítico.
  Incluído em: 30/08/2010
251 a 260 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.