Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           241 a 250 de 328

  O estudo analisa o processo de avaliação pelos pares empregado pelas revistas brasileiras de Ciência da Informação com conceito A (nacional), conforme o Qualis/CAPES 2006, num total de seis revistas. Os sujeitos do estudo foram os editores, membros das comissões editoriais, avaliadores e autores. A coleta de dados foi realizada através de questionários específicos para cada categoria de sujeitos e por meio da análise dos fascículos publicados em 2006. Apresenta os principais procedimentos de avaliação adotados pelas revistas estudadas. Conclui que as revistas, em sua maioria, seguem procedimentos similares e de acordo com os padrões científicos.
  Incluído em: 19/11/2009
  O Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) é um projeto do governo federal que tem como responsável o Ministério das Comunicações (MC) e visa proporcionar a infraestrutura tecnológica necessária para a implantação de Telecentros comunitários, além de fazer interface com uma gama de outros projetos os quais auxilia. Dessa forma, o programa gerencia uma série de iniciativas de inclusão sociodigital por todo o Brasil. Este artigo procura discutir pontos importantes sobre o Gesac, entendendo que este projeto procura se aproximar da sociedade, com a implantação de serviços que deem condições plenas no exercício da cidadania, através da apropriação social das TICs.
  Incluído em: 03/06/2011
  O desenvolvimento dos Algoritmos Genéticos é baseado na teoria evolucionista de Darwin e nas descobertas sobre a reprodução humana e a genética. Este artigo apresenta uma forma de aplicação dos algoritmos genéticos em sistemas recuperação de informação na qual as possíveis representações de um mesmo documento são consideradas um tipo de “código genético” deste documento. As buscas realizadas pelos usuários são consideradas o “meio ambiente” no qual os documentos estão inseridos. Nesse ambiente as diversas representações de um mesmo documento competem entre si na busca de uma descrição mais adequada para o documento. Diversos experimentos têm apresentado resultados prometedores na aplicação de algoritmos genéticos na recuperação de informação na Web.
  Incluído em: 24/04/2011
  O objetivo deste artigo é o de apresentar uma abordagem metodológica ao estudo do uso de revistas por parte dos pesquisadores. Além da técnica de Análise de Citação e de Análise de Redes Sociais, são elaborados mapas bibliométricos que proporcionam capacidade de síntese de uma informação complexa. Sua utilização na avaliação dos acervos traria valiosa informação para a distribuição eqüitativa dos recursos econômicos destinados à compra de novos títulos e otimização de sua disponibilidade e acesso.
  Incluído em: 10/11/2009
  Objetiva analisar a recuperação da informação em catálogo on-line de biblioteca universitária, por meio da observação da entrada de dados realizada em formato MARC 21. A metodologia inclui revisão bibliográfica que conceitua e caracteriza regras de catalogação e formatos de registro bibliográfico, apresentando o papel de ambos e de outras variáveis nos resultados da recuperação da informação. Inclui também análise dos resultados de duas buscas realizadas no catálogo geral de bibliotecas da Universidade de São Paulo. Esta análise demonstra que, uma tarefa que parece ser simples como a busca em catálogos, pode apresentar problemas aos usuários. Conclui que os bibliotecários e auxiliares envolvidos na prática da catalogação devem possuir domínio sobre os processos e instrumentos de tratamento da informação da unidade de trabalho em que atuam,domínio esse que implica em capacidade investigativa, interpretativa e de tomada de decisão.
  Incluído em: 19/05/2010
  Embora haja um consenso de que a Biblioteca, Arquivo e Museu constituem o núcleo comum de ciência da informação, no entanto, verificou-se que o principal foco das reflexões e discussões realizados pela área não aborda a relação entre o Arquivo e Ciência da Informação. Este artigo procura demonstrar, a partir de uma epistemológico-social, a relação entre a Arquivística e Informação com ênfase em Recuperação de Informação.
  Incluído em: 15/04/2013
  Este artigo traz um debate sobre a pesquisa de conteúdos entre a Ciência da Informação e a Educação, no contexto de uma sociedade marcada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, principalmente a internet, e que estão cada vez mais integrando os artefatos tecnológicos do ambiente escolar. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de pesquisa de conteúdos na web, que pode ser utilizada no Ensino Fundamental, Médio e Superior, respeitando os contextos e limites de cada nível de ensino. A proposta ora apresentada compreende habilidades que precisam ser mobilizadas pelos alunos, no processo de pesquisa, e princípios que devem reger a pesquisa numa perspectiva de educação
  Incluído em: 29/10/2009
  Este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento que é dado atualmente pela mídia sobre o tema marcas, especificamente em sites de notícias disponibilizadas gratuitamente na Internet. Através da aplicação do Método de Análise de Conteúdo pretendeu-se verificar a seguinte hipótese: as notícias veiculadas não informam adequadamente o leitor sobre a importância e a necessidade do registro de marcas para a proteção do trabalho intelectual. Foram analisados textos jornalísticos recuperados nos sites da Folha Online e do Estadão Online, publicados no período de julho de 2007 a julho 2008. Como resultado da aplicação do método, verificou-se, dentro do universo pesquisado, que a hipótese é verdadeira para o caso de leitores não especialistas em propriedade intelectual, pois os textos não são capazes de orientar uma pessoa leiga sobre o tema. Entretanto, observou-se que, para os já conhecedores do assunto, as notícias fornecem um cenário interessante sobre os problemas relacionados ao não registro de uma marca e uso indevido da mesma, podendo ser consideradas uma boa fonte de informação para negócios relacionada ao assunto.
  Incluído em: 28/04/2010
  Este artigo analisa a importância do Google no processo de democratização da informação no ciberespaço. Apresenta a história da empresa e as características dos recursos segundo suas vocações de conectar pessoas e conteúdos. Demonstra, ainda, o estreitamento entre o Google e a área de Biblioteconomia e Documentação na medida em que são analisadas as implicações das ferramentas que tão comumente utilizamos em nossas práticas profissionais.
  Incluído em: 21/06/2011
  O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou ver o impacto de Brenda Dervin na produção científica brasileira em Ciência da Informação. Buscou-se referências à autora em todos os artigos publicados em sete periódicos nacionais, entre os anos de 2003 e 2007. Dervin é citada em 27 dos 872 artigos analisados. Das 19577 referências bibliográficas destes artigos, 42 são de trabalhos de Dervin. Essas referências foram analisadas buscando-se identificar a freqüência de cada uma das obras da autora citadas, ano, idioma, natureza e casos de co-autoria. Os artigos citantes foram analisados em termos de temática e procedência institucional dos autores. Por fim, analisou-se a importância das citações à autora para as discussões empreendidas nos artigos citantes. Entre os resultados encontrados destacam-se: a obra mais citada, Information needs and uses, teve 16 referências; a maior contribuição da autora se dá no âmbito dos estudos de usuários da informação; a instituição brasileira que mais a cita é a UFMG; o tipo de citação mais comum é a conceitual.
  Incluído em: 30/06/2010
241 a 250 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.