Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           231 a 240 de 328

  A produção da informação se processa hoje como uma cultura de muitas vozes formando a narrativa intertextual. Neste artigo se fala e se compara no tempo atual os documentos lineares e os documentos digitais. Atualmente as tecnologias da informação estão definitivamente inseridas no contexto do pensamento e dos atos de informação. Os usuários agora com a web, podem se colocar frente ao grande arquivo da humanidade e navegar com instrumentos infinitamente mais corretos que os astrolábios de navegação marítima. Documentos digitais ampliam o acesso e a inclusão informacional e existe uma explicação econômica e uma explicação de proximidade da informação para indicar que os documentos de amanhã serão em sua maioria em formato digital. O artigo analisa como a escrita na internet subverte a estrutura da linguagem, pois agrega ao texto imagem, vídeo, som e outras condições que à aproximam do pensamento do gerador e da oralidade.
  Incluído em: 09/03/2009
  Resultados parciais de pesquisa de pós-doutorado realizada em 2008 no contexto de um projeto acadêmico binacional (Espanha/Brasil) financiado pela CAPES são apresentados. A pesquisa original contempla o estado da arte acerca das redes sociais e das novas formas de aprender e produzir conhecimento complementada pelo mapeamento das novas competências necessárias ao bibliotecário para atuar neste contexto. A pesquisa de campo compreende o mapeamento das grades curriculares da graduação em biblioteconomia das Universidades proponentes: Universidad Carlos III (Madrid) e Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, USP (Brasil) bem como estudo exploratório qualitativo com bibliotecários atuando como gestores da informação em organizações transnacionais, na Espanha e no Brasil. Neste artigo concentram-se as reflexões reunidas no estado da arte que desenham os contornos das redes sociais, dos coletivos digitais e seus impactos nas novas formas de aprender e produzir conhecimento. A reboque deste cenário são introduzidas as novas competências necessárias aos bibliotecários para atuar como gestores da informação em organizações contemporâneas.
  Incluído em: 06/05/2010
  Texto contextualiza a utilização da nova mídia digital, a internet, na difusão de textos científico-acadêmicos através de recente paradigma conhecido como “open access” (acesso aberto), que é implantado, mantido e se fortalece em diferentes países do mundo. Historia sua gênese e informa sobre questionamentos, possibilidades, limites e tendências deste novo paradigma. finalmente, sugere aprimoramentos, visto que o “Acesso Aberto” é considerado neste artigo um dos epicentros responsáveis pela democratização dos debates, reflexões e resultados de pesquisas da tecnociência.
  Incluído em: 11/08/2009
  Análise da história e do desenvolvimento da infra-estrutura de informação científica na antiga União Soviética e Rússia, com breve estudo sobre os principais órgãos, institutos de pesquisa e publicações sobre Informatika/ Ciência da Informação no país. O período estudado estende-se desde a ascensão do partido bolchevique na Rússia, em novembro de 1917, passando pelo desenvolvimento da Ciência da Informação na URSS, entre as décadas de 1950 a 1970, até a dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, e dos primeiros anos da Rússia pós-comunista. Nessa analise, será destacada a atuação de organizações como, por exemplo, o Instituto Estatal de Informação Científica e Técnica (VINITI), e aspectos relacionados à prestação de serviços e elaboração de produtos de informação, à formação profissional, aos periódicos relacionados a Informatika/ Ciência da Informação e aos eventos técnico-científicos corridos tanto na União Soviética/Rússia como em âmbito internacional.
  Incluído em: 23/11/2009
  Discute a interdisciplinaridade da ciência da informação (CI) na ótica dos alunos oriundos das diversas áreas do conhecimento que ingressaram no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2007 e 2008, na perspectiva de alcançar em suas práxis como pesquisadores, seja para revisar conceitos, seja para reforçar, refutar ou criar novas teorias. Metodologicamente, buscou-se uma abordagem quanti-qualitativa para expressar a opinião dos pós-graduandos em CI do PPGCI/UFMG. Os dados apontam que a informação como objeto de estudo, a fundamentação teórica da CI e a sua interdisciplinaridade proporcionam um novo olhar dialógico da área. Os futuros cientistas da informação oriundos de outras áreas do conhecimento podem colaborar com a CI identificando teorias e métodos que venham consolidar a interdisciplinaridade.
  Incluído em: 10/03/2010
  Aborda a Ciência da Informação através das articulações entre os seus sistemas de pós-graduação e de pesquisa e a formação profissional a nível de graduação. Examina como essa área vem reagindo, no Brasil, aos desafios para sua expansão, consolidação e maior visibilidade. Busca, assim, entender como este campo vem respondendo às demandas de diversas naturezas que a sociedade lhe coloca, no que diz respeito à formação de docentes, de pesquisadores, de gestores e de técnicos altamente capacitados. Com essa perspectiva, o trabalho foi estruturado em 4 partes: na primeira, apresentamos o perfil atual da pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, dentro do Sistema Nacional de Pós-Graduação; na segunda, tratamos da pesquisa e mostramos suas tendências atuais; na terceira, traçamos um panorama geral da graduação e discutimos sua articulação com a pós-graduação e a pesquisa. Na quarta parte, tecemos algumas considerações sobre a complexidade das articulações entre essas instâncias.
  Incluído em: 10/04/2013
  Neste artigo, são apresentadas seis correntes teóricas da ciência da informação: os estudos de natureza matemática (incluindo a recuperação da informação e a bibliometria), a teoria sistêmica, a teoria crítica, as teorias da representação, os estudos em comunicação científica e os estudos de usuários. É analisado o conceito de informação em cada uma destas teorias e identificado como, historicamente, tais teorias contribuíram para consolidar um paradigma positivista para o campo. Por fim, são analisadas contribuições recentes que buscam apontar limitações no conceito de informação deste paradigma e possibilidades de superação a partir de novos conceitos e ideias.
  Incluído em: 16/05/2011
  Agências de fomento governamentais e organismos internacionais estimulam programas de pesquisas científicas colaborativas. E um dos principais argumentos são os seus benefícios para o aumento da produtividade científica. Segundo a literatura especializada, as colaborações científicas, ao fortalecerem as dimensões multi e interdisciplinar, potencializam o incremento da produção de inovações técnico-científicas em diferentes setores. Assim se deu o crescimento do interesse nos indicadores de produtividade das colaborações, sendo os mais difundidos apoiados na análise da citação. Todavia até que ponto as medições baseadas nessa análise nos permitem dimensionar os efeitos das colaborações científicas na produção e no conteúdo de conhecimentos científicos? O objetivo deste trabalho é discutir os limites da análise da citação para a avaliação de iniciativas de pesquisa científica colaborativa, a partir da revisão de proposições da literatura especializada.
  Incluído em: 30/04/2011
  O presente artigo apresenta uma revisão de literatura na busca de uma definição apropriada para o conceito de informação, ao ser considerada objeto de estudo da Ciência da Informação. Correlaciona autores da Ciência da Informação, da Comunicação, da Lingüística e da Semiótica, traçando um percurso histórico, ilustrado através de diagramas, a partir da Teoria Matemática da Comunicação, até as definições contemporâneas. Se, a princípio, a informação é apresentada como constituinte do processo de comunicação, com o desenrolar das teorias apresentadas, conclui-se que, ao ser entendida como processo de atribuição de significado da realidade, ela pode ser apreendida pelo ser humano, pode existir mesmo sem a intencionalidade do processo de comunicação. Nesse sentido, a informação é apresentada como integrante do processo que relaciona cultura global (objetiva) e cultura individual (subjetiva). Por fim, entende-se que o ciclo está completo quando a informação é convertida em conhecimento, capaz de promover desenvolvimento e de ser comunicada, gerando assim novos estoques de informação e retro-alimentando o ciclo.
  Incluído em: 09/11/2009
  Com base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.
  Incluído em: 21/03/2013
231 a 240 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.