Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           221 a 230 de 328

  O artigo analisa os perfis de usuários no ciberespaço. Por meio de questionários e entrevistas qualitativas realizadas com alunos da USP em Ribeirão Preto, foram levantados dados para refletir sobre o tema. Esse mapeamento trouxe subsídios para melhor avaliar os instrumentos de pesquisa e de organização da informação disponíveis. O trabalho utilizou instrumentos de pesquisa e formas de análise que consideraram aspectos quantitativos e qualitativos. O objetivo foi conhecer melhor os mecanismos de interação entre os usuários e os sistemas informacionais, obtendo subsídios para avaliar os processos de formação em curso na universidade e sua relação com as novas tecnologias de comunicação e informação. Foi observado como as atividades de mediação e formação dos usuários para a informação são estratégicas para a obtenção de bons resultados.
  Incluído em: 22/06/2010
  A convergência tecnológica criou a possibilidade de serviços de comunicações serem realizados baseados em tecnologias diferentes, garantindo o mesmo uso para usuários e melhores benefícios para provedores. Desta forma, ambos os consumidores – empresariais e residenciais – tiveram aumentadas suas escolhas para serviços conjuntos, bem como para provedores de serviços. A regulação existente não analisa o serviço como um resultado, mas como um produto ou tecnologia a ser autorizada. Baseado na literatura de utilização e comportamento do consumidor, este artigo descreve e discute uma estratégia de marketing usada pelos operadores de telecomunicações, os quais tiram vantagem da ineficiência da regulação e legislação. Uma análise teórica do ambiente competitivo e do uso da tecnologia conclui que benefícios econômicos da convergência tecnológica ocorrem devido a quatro fatores: progresso tecnológico; falhas na regulação; complexidade da tecnologia; não habilidade de explorar os benefícios da convergência. O mau uso destes serviços pelos provedores de telecomunicações, tendo em vista a convergência tecnológica e integração de sistemas neste setor, são discutidos especificamente no contexto dos serviços de comunicação de voz à longa distância utilizando VOIP, criando propostas para definir o melhor uso da tecnologia a fim de garantir uma competição justa para o mercado.
  Incluído em: 17/11/2010
  Resumo: O desenvolvimento de qualquer sistema computacional exige o uso de uma metodologia que guie todo o processo e provê o desenvolvedor de modelos e outras formas de representação que sirvam tanto para a documentação quanto para facilitar a manutenção do sistema. Também, aliado a esse fato, deve-se considerar a complexidade de sistemas baseados em conhecimento e a alta dependência de especialistas de domínio. A complexidade vai desde a aquisição ou elucidação do conhecimento até a sua representação e distribuição. O conhecimento encontra-se, em sua grande maioria, implicitamente na cabeça dos especialistas e, como já se sabe, há dificuldades na explicitação desse conhecimento. Na tentativa de dar suporte à solução desses problemas, metodologias de desenvolvimento de sistemas baseados em conhecimento foram definidas. Assim, neste artigo é apresentada uma visão geral dessas metodologias e, também, uma análise quanto ao atendimento dos requisitos considerados importantes para esse tipo de sistema.
  Incluído em: 12/11/2009
  Apresentam-se os resultados de uma pesquisa que buscou mapear os estudos de usuários da informação publicados em sete periódicos brasileiros entre os anos de 1998 e 2007. Os periódicos analisados são: Ciência da Informação, Perspectivas em Ciência da Informação, Datagramazero, Informação & sociedade: estudos, Transinformação, Encontros Bibli e Em Questão. Foram identificados 190 artigos relacionados com estudos de usuários, dos quais 114 representam pesquisas empíricas realizadas com usuários da informação. Estes 114 artigos foram analisados em termos de: tipo de usuário estudado; tipo de fonte, sistema ou serviço de informação estudado; técnica de coleta de dados utilizada; procedência institucional dos autores dos artigos, autores citados.
  Incluído em: 21/11/2009
  A sociedade da informação (SI) retrata a crescente importância que a informação, o conhecimento e as inovações tecnológicas assumem na contemporaneidade. O objetivo do artigo é elaborar um exercício exploratório sobre o uso de indicador sintético voltado para o dimensionamento de aspectos relevantes da SI. Os procedimentos metodológicos envolveram a exploração de bases de dados e informações estatísticas, a padronização de variáveis, além de levantamento documental e bibliográfico. Os resultados sugerem que, embora favorável, a trajetória da SI não se mostrou linear no tempo. Dentre as dimensões sob consideração, a manifestação mais significativa da SI estaria associada à disponibilidade de infraestrutura tecnológica e meios de acesso à internet. Por sua vez, formação educacional e recursos fi nanceiros representariam desafi os a serem enfrentados para a consolidação da SI no Brasil. Ao tentar representar conceito complexo e multifacetado e buscar dimensionar aspectos associados à sua manifestação, o artigo representa esforço de sistematização de dados e informações de interesse para a ciência da informação.
  Incluído em: 25/09/2010
  Reflexão sobre o perfil da comunidade de pesquisadores em Ciência da Informação na ECA/USP, que emerge das análises de indicadores de formação e titulação do corpo docente dos programas de pós-graduação, em relação ao perfil temático das dissertações e teses orientadas. As linhas e os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq são elementos de referência na categorização temática da produção científica da área. Partindo da hipótese de que ementas são elaboradas para acomodar interesses heterogêneos de pesquisadores e não refletem a produção da área, foi realizado estudo para analisar o conteúdo temático e objetos de análise das orientações efetuadas de 1999-2004 para avaliar sua pertinência em relação às linhas e grupos de pesquisa. Os resultados mostram uma gama de trabalhos de pesquisa de corpos teóricos diferentes, com novos temas incluídos no bojo da produção acadêmica que confirmam a multidisciplinaridade presente no programa mas, normalmente, não revelada plenamente nos estudos de avalição dessa mesma produção, em função das categorias utilizadas para análise e apresentação de resultados.
  Incluído em: 18/11/2009
  No contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. foram exploradas do ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo.
  Incluído em: 15/06/2012
  NBIC (nano-bio-info-cogno) applications enable hybrid cognitive interfaces between matter and mind. These hybrid interfaces between human and artificial intelligence are also found in cyberspace. These new developments, together with recent advances in quantum computational physics, challenge traditional philosophical ontology. The nature of being in relation to reality seems to be transformed. New ontologies, technologically based, appear. We call them technontologies.Pan-communicationalism is the most important technontology, evolving around the concepts of ubiquitous information,universal semiosis and a universal quantum computational matrix. Being seems to be, in this context, meaning in modulation.
  Incluído em: 05/05/2012
  A Criação de mais espaços de investigação que permitam compreender as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é necessária para potencializar competências informacionais, desenvolver arquiteturas informacionais e computacionais mais inclusivas, conceituar usos da informação em ambientes informacionais digitais, aprender metalinguagens e representar a informação. Nesse sentido, transformar a massa de dados operacionais disponíveis em informações consistentes para a tomada de decisões e que agreguem valor às atividades e aos negócios é um dos desafios da Ciência da Informação. No processo de transformação ocorre uma rearticulação das relações sociais e de produção em torno das TICs, gerando deslocamentos da mediação política, econômica e social, da dimensão espacial para a temporal, e construção e instalação dos princípios de instantaneidade e imediatez como base de regulação da experiência significativa. Propõe-se uma abordagem Perspectivista, enfatizando a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, com uma verticalidade investigativa realizada no diálogo com os diversos campos do conhecimento e centrada no humano.
  Incluído em: 16/09/2009
  A abordagem dos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) situa-se em uma análise crítica e interdisciplinar da Ciência e da Tecnologia (C&T) num contexto social, tendo por objetivo a compreensão dos aspectos gerais do fenômeno científico-tecnológico. O presente trabalho descreve a pesquisa científica em CTS no Brasil a partir do censo 2006 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O critério para a identificação dos grupos estudados foi a presença da articulação CTS em um dos seguintes campos descritos no diretório: nome do grupo, linhas de pesquisa, descrição ou repercussão do grupo e títulos de sua produção. Foram identificados 30 grupos, 95 linhas de pesquisa, 217 pesquisadores, 216 estudantes e 11 técnicos. Discutem-se as áreas de conhecimento em que se inserem estes grupos, o período de seu surgimento e sua distribuição geográfica e institucional. Para melhor constatação sobre a atuação dos grupos CTS no Brasil sugere-se desdobramentos em outros estudos que utilizem bons descritores para a articulação CTS e estratégicas para localização dos grupos que estão constituídos fora dos espaços acadêmicos.
  Incluído em: 03/06/2011
221 a 230 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.