Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           201 a 210 de 328

  Realiza análise da produção brasileira de artigos científicos da área de ciência da informação, a partir 126 artigos do período de 1972 a 2006 que integraram a Base Brasileira sobre Informação para Negócios (Brapin). Caracteriza a produção quanto aos aspectos enfoques e tendências de conteúdo, autoria e freqüência por período de publicações, padronizando os 342 termos descritores de acordo com o tesauro da American Society for Information Science and Technology (Asis). Fundamenta a análise de conteúdo em categorias representativas das principais temáticas do conjunto de textos sobre informação para negócios, constatando que, das 26 revistas da área de biblioteconomia e ciência da informação (BCI) presentes na base Brapin, apenas 13 publicaram artigos científicos sobre o tema, destacando-se o ano de 1997 como o de maior produção. Do conjunto denominado informação para negócios, destaca-se a temática informação tecnológica, com 45% dos artigos, e em relação ao tipo de autoria, predomina o individual.
  Incluído em: 17/11/2008
  Realiza análise da produção brasileira de artigos científicos da área de ciência da informação, a partir 126 artigos científicos do período de 1972 a 2006 que integraram a Base Brasileira sobre Informação para Negócios (Brapin). Caracteriza a produção quanto aos aspectos enfoques e tendências de conteúdo, autoria e freqüência por período de publicações, padronizando os 342 termos descritores de acordo com o tesauro da American Society for Information Science and Technology (ASIS). Fundamenta a análise de conteúdo em categorias representativas das principais temáticas do conjunto de textos sobre informação para negócios, constatando que, das 26 revistas da área de biblioteconomia e ciência da informação (BCI) presentes na base Brapin, apenas 13 publicaram artigos científicos sobre o tema, destacando-se o ano de 1997 como o de maior produção científica. Verifica que, no conjunto denominado informação para negócios, destaca-se a temática “informação tecnológica”, constituindo 45% dos artigos, e que em relação ao tipo de autoria, predomina o individual.
  Incluído em: 25/04/2011
  Considerando as questões de ordem conceitual presentes no universo epistemológico da ciência da informação, objetiva-se discorrer sobre a relevância e a possível contribuição teórico-metodológica da história dos conceitos para a ciência da informação no que tange aos esforços de elucidação e compreensão dos conceitos que compõem o seu quadro teórico. Para delimitar o prisma de análise, abordou-se, primeiramente, algumas interpretações teórico-disciplinares presentes na ciência da informação e, em seguida, discorreu-se acerca das acepções de conceito científico e da história dos conceitos, buscando construir um diálogo entre essa perspectiva teórico-metodológica e as discussões epistemológicas no campo da ciência da informação.
  Incluído em: 14/11/2008
  Este artigo apresenta a gestão da biblioteca escolar com enfoque na aplicação de ferramentas de gestão para avaliação da qualidade dos serviços oferecidos. Aborda as questões de qualidade e de administração como gestão garantindo aos serviços as características das expectativas e necessidades dos usuários da biblioteca escolar. O bibliotecário, como gestor dos serviços prestados na tomada de decisão, tem competência para utilizar as ferramentas que auxiliam a avaliar seus serviços, como brainstorming, diagrama de causa e efeito, diagrama de Pareto, histograma, matriz de priorização GUT, ciclo PDCA, fluxograma e 5W2H. Apresenta ainda algumas situações de problemas e dificuldades no âmbito da biblioteca escolar exemplificadas na utilização das ferramentas e a aplicação da junção de três ferramentas (fluxograma, PDCA e 5W2H) para avaliação dos serviços.
  Incluído em: 03/05/2009
  O presente trabalho estuda os fluxos de informações e conhecimentos e a estrutura da rede de interações em um aglomerado de empresas. Foi adotada a análise de rede sociais para identificar propriedades estruturais da rede de empresas pertencentes ao arranjo produtivo de confecções de Salvador, Bahia, Brasil. Tomou-se por base os fluxos de informações e conhecimentos envolvidos nas diversas interações, internas e externas do aglomerado, decorrentes da necessidade de desenvolver e aprimorar a competitividade, tanto coletiva quanto individual. Os dados obtidos possibilitaram avaliar a estrutura da rede de interações e a influência que tem em relação aos fluxos de informações e conhecimentos envolvidos com a melhoria da competitividade, particularmente por fatores tecnológicos. No final, são apontados possíveis referenciais que podem caracterizar a intensidade das interações e cooperação entre empresas do arranjo produtivo. A contribuição principal deste trabalho consiste em um diagnóstico estrutural do arranjo produtivo local de confecções de Salvador.
  Incluído em: 22/10/2008
  Este artigo discute a evolução da produção de estatísticas e indicadores de ciência, tecnologia e inovação, ressaltando as mais importantes contribuições, limitações e perspectivas de aperfeiçoamentos futuros dos indicadores de P&D, inovação e novas experiências (indicadores compostos, de posicionamento e de rede). Observa-se -- sob o pano de fundo da dinâmica e estrutura de governança dos sistemas de pesquisa e inovação e dos contextos teórico e tecnológico vigentes -- a evolução de indicadores de insumos e resultados agregados ao nível de país para indicadores customizados, capazes de refletir as especificidades, necessidades e objetivos políticos de cada ator ou grupo de atores atuantes em cada sistema.
  Incluído em: 02/09/2008
  Apresentam-se alguns conceitos e considerações fundamentais dos estudos métricos da informação e os principais métodos e técnicas utilizadas, como a bibliometria, cienciometria, informetria, webmetria, patentometria e biblioteconometria. Discute-se o ciclo de comunicação científica, destacando-se os principais indicadores de input (insumo) e output (produto), assim como, a importância da publicação dos resultados da pesquisa científica e do processo de avaliação pelos pares. Comentam-se algumas características e aplicações das leis bibliométricas e de outros recursos utilizados nos estudos métricos da informação.
  Incluído em: 12/08/2008
  Apresentam-se conceitos que colaboram nos estudos da Ciência da Cognição (CC) e Ciência da Informação (CI) que demonstram fortes inter-relações nos aspectos processamento e representação do conhecimento. Aborda alguns pontos desta interdisciplinaridade partindo do conceito de conhecimento, de informação e as fronteiras em que se estabelecem entre estas disciplinas, com foco na representação do conhecimento.
  Incluído em: 28/10/2009
  Neste trabalho se discutem algumas licenças criativas de uso de informação: Free Document Licenses (FDL) e Creative Commons (CC). As formas colaborativas de produção, disseminação e uso de informação, particularmente aquelas que usam a Internet, requerem novos enfoques da propriedade intelectual e do direito autoral. A produção colaborativa pode-se construir sob licenças para usar e recriar livremente produções anteriores. É possível imaginar a dispensa da proteção legal do copyright, tornando idéias, software, músicas, imagens e textos livres e acessíveis a todos. A redução do controle político e econômico não visa apenas a facilitar o acesso aos bens, mas também a liberar a inovação e o desenvolvimento econômico. Conclui-se que as licenças criativas apresentam potencialidades e limitações. Contudo, constituem poderoso agente de mudança social e econômica, pois advertem para a inadequação dos sistemas de copyright e de propriedade intelectual na sociedade da informação
  Incluído em: 12/04/2011
  Este trabalho integra o projeto de pesquisa Marcas das relações de poder na comunicação organizacional formal e/ou informal, iniciado no Departamento de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul em 2006. Adotamos o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, como forma de olhar para a questão, intimamente relacionada ao desenho dos processos comunicacionais no campo organizacional. No artigo, olhamos em maior profundidade para a noção de poder, amparando-nos em Foucault e Althusser e relacionando-a à subjetividade dos atores organizacionais, para o que recorremos à psicanálise, fundamentando-nos em Freud e Lacan.
  Incluído em: 24/05/2010
201 a 210 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.