Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 328

  Trabalho teórico que discute as iniciativas governamentais referentes à gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) brasileira no âmbito da Sociedade da Informação a partir da leitura crítica de quatro publicações oficiais (Livro Verde da Sociedade da Informação no Brasil; Livro Branco: Ciência, Tecnologia e Inovação; Ciência e Tecnologia para a construção da Sociedade da informação; e Contribuição para políticas de Informação Científico-Tecnológica). Traz um breve retrospecto histórico da comunicação científica e, mais restritamente, da política brasileira da ICT, e conclui ressaltando a falta de perspectiva quanto a efetiva melhoria dos sistemas de ICT brasileiros.
  Incluído em: 31/05/2009
  Elementos de metodologia científica, como dados factuais, formulação do problema,metodologia utilizada, hipóteses e conclusões são encontrados, implícita ou explicitamente,no texto de artigos científicos. Num ambiente de publicações eletrônicas se a estrutura destes elementos pudesse ser extraída ou capturada como subproduto do processo de publicação eletrônica, formalizada e representada em formato legível por programas, o processamento desta estrutura por programas œ agentes inteligentes de —software“ œ poderia melhorar o processo de comunicação científica. Isto tornaria possível recuperação semântica, citações semânticas, comparação e verificação de coerência. A base de conhecimentos assim obtida e representada permitiria também validar um artigo científico comparando-o com ontologias que expressassem o conhecimento público aceito em determinada área científica, como a UMLS œ Unified Medical Language System. Um modelo da estrutura dos elementos de metodologia científica contidos no texto de um artigo, sua —estrutura profunda“, representada em XML é proposto. Tal modelo aponta em direção a uma Linguagem de Marcação de Metodologia Científica, similar às pioneiras CML- Chemical Markup Language -, SBML œ System Biology Markup Language œ MathML œ Mathematical Markup Language e para propostas mais gerais como STMML - Scientific Technical and Medical Markup Language. A pesquisa apresentada aqui expõe o modelo proposto, discute suas características e seu potencial como ferramenta cognitiva no contexto da iniciativa Web Semântica. O formato do texto de artigos científicos em áreas com as Ciências da Saúde é altamente estruturado. Esta pesquisa também analisa artigos científicos em um periódico eletrônico em Ciências da Saúde a fim de identificar estes elementos de metodologia científica em cada artigo, com o objetivo de validar o modelo. Este também foi concebido para servir de base para o desenvolvimento de novas e mais efetivas ferramentas de —software“ de publicação eletrônica e de recuperação de informações na Web
  Incluído em: 27/03/2009
  os mecanismos e insumos ligados à informação tendem a passar por evoluções de acordo com as mudanças ocorridas na sua produção e armazenagem.o presente artigo faz suposições de como os Wikis e folksonomias poderiam afetar os mecanismos da busca de informação como os Sistemas de Recuperação da Informação e sua questão social.
  Incluído em: 30/09/2012
  Selección de artículos, ensayos, noticias, entrevistas, reseñas, y otro tipo de textos, publicados en medios impresos y digitales, sobre Biblioteconomía y Documentación, Recuperación de Información, Lógica, Inteligencia Artificial, y áreas afines del conocimiento, sin descartar la inclusión ocasional de textos relativos a la actualidad política y social.
  Incluído em: 15/06/2012
  Trata-se de uma visão das possibilidades de acesso informação, decorrentes do surgimento das chamadas "bibliotecas sem paredes". Neste e noutros campos como destaca o artigo da autora, as novas tecnologias estão criando os sinais que começam a redefinir o que informação e comunicação virão a ser no terceiro milênio.
  Incluído em: 05/05/2011
  Mostramos como as tecnologias da informação, em particular a Internet, estão provocando uma globalização das atividades de recuperação de informação e pesquisa bibliográfica. Apresentamos as diversas formas de interação na Internet e os principais serviços existentes atualmente referentes à recuperação bibliográfica.
  Incluído em: 10/06/2012
  Parte considerável dos estudos epistemológicos no campo da ciência da informação, no Brasil, tem como vetor a interdisciplinaridade. Contudo, alguns denunciam a dificuldade nos processos de integração disciplinar e de consolidação epistemológica. Eles têm por fundamento a Construção de indicadores bibliométricos, excluindo o funcionamento discursivo que evidencia os efeitos de sentido dele decorrentes. Este trabalho visa a compreender esses efeitos, a partir dos implícitos e silenciamentos na constituição desse discurso e nos possíveis entraves à consolidação epistemológica da ciência da informação. Para tanto, tem como corpus analítico 12 (doze) artigos selecionados na produção científica brasileira que discutem a integração disciplinar na ciência da informação. A seleção dos artigos foi realizada a partir de análises desenvolvidas em fase anterior da pesquisa, buscando a construção do objeto e do processo discursivos. As análises e discussões foram realizadas com base na Análise do Discurso da linha francesa. Considera que o discurso da interdisciplinaridade, na ciência da informação, é permeado por mais de uma formação discursiva, mas se encontra ancorado no discurso dominante, que tem como vetor as determinações do modo de desenvolvimento informacional. Esse discurso utiliza de estratégias naturalizantes e generalizantes para mascarar seu posicionamento ideológico. A fragilidade nos processos de integração disciplinar se traduz em dificuldade na constituição e consolidação epistemológica da ciência da informação.
  Incluído em: 10/06/2012
  O estudo da leitura documentária teve como ponto de partida a dificuldade do indexador frente à complexidade da análise de assunto na indexação de documentos. Os resultados derivados da observação e da fundamentação teórica da leitura proporcionaram os subsídios necessários à elaboração de um Modelo de Leitura Documentária para textos científicos que combina estratégias de exploração de estruturas textuais e de abordagem sistemática para identificação de conceitos. O uso do Modelo de Leitura visou a formação de indexadores das bibliotecas das Universidades Estaduais Paulistas - USP, UNESP e UNICAMP, em curso de Educação à Distância, apresentando resultados e depoimentos importantes do ponto de vista metodológico para o ensino de indexação. A elaboração do Modelo de Leitura demonstrou a importância da contribuição da observação de estratégias de leitura do indexador e que seu uso deve ser acompanhado dos fundamentos de leitura documentária para que sua concepção de análise de assunto tenha sentido em um contexto de tratamento documentário. Conclui-se que elaboração desse Modelo de Leitura é uma proposição metodológica de indexação com abordagem cognitiva que poderá ser oferecida na formação do indexador em leitura documentária.
  Incluído em: 18/10/2009
  A transferência da informação científica e técnica a nível internacional se resume nos seguintes aspectos: como ter acesso, administrar e aproveitar eficientemente a informação. É preciso estudar os problemas da informação a nível nacional, para que sejam detectados os problemas gerais que influirão na organização de redes de cooperação internacional, as quais poderão fornecer as diretrizes que possibilitem deter o crescimento descontrolado da informação e assegurar sua boa utilização pelos usuários em potencial, originários de todos os países. Diversas organizações mundiais estão empenhadas no estabelecimento de bases favoráveis para o desenvolvimento de sistemas de informação internacionais especializados, que reflitam fundamentalmente as necessidades reais dos usuários.
  Incluído em: 13/04/2010
  O que se faz na área de informação cientifica e tecnológica em alguns países desenvolvidos mais representativos, em países desenvolvidos que possuem particularidades dignas de interesse, em países em desenvolvimento da América Latina que apresentam iniciativas nacionais significativas. A revisão foi limitada, no que diz respeita á atualidade dos dados e ao nível de pormenorização, à bibliografia disponível, citada ao final do texto.
  Incluído em: 13/04/2011
21 a 30 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.