Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           191 a 200 de 328

  Este artigo é uma reflexão sobre a natureza da tecnologia da informação, seu papel nos constructos humanos e seu relacionamento com a natureza. Propõe uma nova abordagem na hierarquia do conhecimento (DIKW) pela introdução de três conceitos de informação: sintática, semântica e pragmática. A mesma taxonomia é aplicada para a tecnologia. Disto resulta outra taxonomia: tecnologias sintáticas, tecnologias semânticas e tecnologias pragmáticas.
  Incluído em: 17/11/2008
  Os eventos científicos são considerados meios eficientes de comunicação do conhecimento. Os estudos de avaliações científicas realizadas no Brasil constatam a representatividade desses canais para a divulgação da ciência. Diante dessa evidência, é objetivo desta pesquisa avaliar a contribuição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - SNBU na produção e disseminação do conhecimento na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. A pesquisa compreendeu duas etapas. A primeira envolveu a análise dos estudos de produção científica publicados na literatura e que foram realizados a partir da análise das comunicações apresentadas no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias desde a sua primeira edição, para identificar as variáveis analisadas nestes estudos e a partir delas, conhecer o comportamento e especificidades dessa produção. Na segunda etapa foi realizada a análise das 5.403 referências citadas nas 429 comunicações apresentadas nos SNBUs de 2000, 2002 e 2004. Dentre os tipos de documentos citados, os livros/capítulos de livros aparecem em primeiro lugar com 34,3%, seguido dos artigos de periódicos como os mais citados, com maior percentual de publicações em português. Os Anais de eventos científicos, com 10,3% demonstram um crescimento de citações atribuído aos novos formatos de divulgação desse material a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Mesmo assim, é possível afirmar a pouca utilização dos Anais, hipótese desta investigação de que os eventos parecem ter mais representatividade na divulgação do que na sua própria utilização na construção/produção de novos conhecimentos.
  Incluído em: 30/06/2010
  Apresenta um dos aspectos da tese de que uma rede virtual de aprendizagem (aqui denominada estoques de informação em fluxo) facilita a comunicação da informação nos grupos de usuários que dela participa. Aponta que a principal característica da sociedade contemporânea é a aplicação da informação e do conhecimento em um ciclo de realimentação cumulativo da inovação tecnológica. Discute o valor do capital intelectual para o processo de produção social, o que vem a exigir a constante atualização dos estoques dinâmicos de informação armazenados nos indivíduos. Define o papel dos profissionais da informação a partir da responsabilidade social de facilitar a comunicação da informação para um usuário que dela necessita, no processo de construção do seu próprio conhecimento. Propõe que as redes de aprendizagem assumam o papel fundamental de meio não somente na comunicação da informação, mas, especialmente, na criação de possibilidades de produção de novos conhecimentos.
  Incluído em: 05/04/2010
  Apresenta um dos aspectos da tese de que uma rede virtual de aprendizagem (aqui denominada estoques de informação em fluxo) facilita a comunicação da informação nos grupos de usuários que dela participa. Aponta que a principal característi- ca da sociedade contemporânea é a aplicação da informação e do conhecimento em um ciclo de realimentação cumulativo da inovação tecnológica. Discute o valor do capital intelectual para o processo de produção social, o que vem a exigir a constante atualização dos estoques dinâmicos de informação armazenados nos indi- víduos. Define o papel dos profissionais da informação a partir da responsabili- dade social de facilitar a comunicação da informação para um usuário que dela necessita, no processo de construção do seu próprio conhecimento. Propõe que as redes de aprendizagem assumam o papel fundamental de meio não somente na comu- nicação da informação,mas, especialmente, na criação de possibilidades de produ- ção de novos conhecimentos.
  Incluído em: 26/11/2008
  A partir do histórico da ciência da informação no Brasil, realizou-se estudo visando a investigar, mediante princípios e categorias, a relação das disciplinas com a ciência da informação. O modelo aplicado dividiu o corpus de 58 teses em três categorias: disciplinas como conjuntos distintos, já que os conceitos e métodos dessa categoria não são suficientes para formalizar um quadro interdisciplinar. A segunda pela interação dos conceitos abordados, com encadeamento das questões colocadas pelas disciplinas na busca de solução para o problema proposto. A terceira remete à integração entre a disciplina e a ciência da informação, apresentando uma linguagem comum. O resultado do estudo visa a contribuir para a criação de um método de pesquisa interdisciplinar para a pós-graduação brasileira.
  Incluído em: 11/07/2014
  Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento das pesquisas com enfoque nos Estudos de Gênero realizadas pelas diversas linhas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil e no mundo. Busca situar a produção científica publicada através de artigos de autores internacionais e nacionais, indexados no portal da Capes, além dos trabalhos apresentados nos Enancibs, no período compreendido entre os anos 2000 e 2007. Percebe-se que são poucos os pesquisadores que se interessam pela temática, apesar de todas as facetas dos estudos da informação terem implicações nas relações de gênero e vice-versa. Ao todo foram encon-trados 18 artigos publicados por autores de outros países em 14 revistas internacionais; 6 arti-gos publicados em 5 revistas nacionais; e 4 em 5 edições do Enancib. Todos os artigos anali-sados tiveram como ponto em comum a conclusão quanto à necessidade de as ciências, inclu-indo a da informação, investirem em estudos e publicações que possam detectar as desigual-dades de gênero, buscando alternativas para modificar este quadro.
  Incluído em: 07/06/2010
  Este artigo reflete sobre o conceito do Circulo de Roqueplo sob a ótica de Japiassu para a interdisciplinaridade da ciência da informação. Conforme resultados da pesquisa, apresenta-se o quadro desenvolvido para a estrutura de conhecimento da área, que poderá ser adotado como formato para estabelecer o núcleo de pesquisa para estudos de informação na ciência da informação.
  Incluído em: 11/07/2014
  Este artigo é fruto da primeira parte de um estudo sobre produção científica em inclusão digital no Brasil de 1997 a 2007 com enfoque na perspectiva cognitiva. Para este artigo, recortou-se o período que compreende 2002 a 2006, procurando responder o seguinte problema: quais as regiões que mais publicam artigos científicos sobre inclusão digital abordando uma perspectiva cognitiva na área de Ciência da Informação? O foco da pesquisa visa o levantamento de todos os artigos publicados (na íntegra) em formato digital, de acesso on-line recuperados no Portal de Periódicos CAPES. O estudo teve como objetivo principal mapear os artigos de inclusão digital com abordagem cognitiva e como objetivos específicos: verificar o vínculo acadêmico do autor e enquadrá-lo em uma região; quantificar os artigos que abordam a inclusão digital com perspectiva cognitiva; quantificar os autores que mais produzem dentro desta perspectiva e os idiomas dominantes. Para tanto, foi aplicado o método de infometria. Sendo esta uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem quantitativa, visou também levantar aspectos qualitativos. Podem ser apontados como resultados: incidências quanto ao grau de instrução e abordagem utilizada (doutores 66,7%=cognitiva); incidências quanto à região (Sudeste 66,7%=cognitiva) e incidências quanto à qualidade da publicação (Qualis ‘A’ nacional 16,7% = cognitiva).
  Incluído em: 23/05/2011
  Discute a memória nessa época de quebra de fronteiras espaciais, de crise de identidades e de ubiqüidade. Busca reunir argumentos que motivem os interessados nessas questões a enfrentar o desafio de selecionar memórias para o futuro. Apresenta alguns posicionamentos teóricos sobre a memória social ao longo do século 20, com ênfase em Henri Bérgson e Maurice Halbwachs, para extrair deles a discussão sobre o par lembrar-esquecer que configura um modo de compreender a memória. Conclui que essa discussão transposta para o ciberespaço é um exercício ainda em curso, que vem incentivando os pesquisadores a pensar a memória social como um composto em movimento, distanciando-a do sentido de acumulação característico das sociedades de escrita.
  Incluído em: 13/11/2008
  Realiza uma reflexão epistemológica sobre a Ciência da Informação. Apresenta as características gerais do conhecimento científico, assinalando o papel da metodologia para a justificativa da construção da ciência. Define interdisciplina e mostra sua pertinência na Ciência da Informação.
  Incluído em: 16/11/2009
191 a 200 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.