Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           181 a 190 de 328

  As informações armazenadas em meios digitais são apresentadas aos seus usuários de diversas formas, graças aos recursos computacionais disponíveis na atualidade. Sob esse contexto, ampliou-se a disponibilização de informações na forma de imagens e gráficos, com o objetivo de facilitar a compreensão do usuário sobre algum conhecimento. Uma área que tem se preocupado com esse assunto é a da Visualização da Informação, cujo fim é o de potencializar a apropriação de informação pelo usuário, por meio de recursos gráficos conhecidos como Estruturas de Visualização de Informação. Este trabalho visa apresentar a Visualização da Informação e a sua potencial contribuição para a Ciência da Informação. Apresenta, também, alguns experimentos práticos para demonstrar a importância do uso de Estruturas de Visualização da Informação na transmissão de conhecimento.
  Incluído em: 04/06/2008
  Os computadores e a Internet nas universidades e organismos de pesquisa têm se mostrado um elemento com potencial para a dinamização da construção, uso e disseminação da informação para o trabalho colaborativo dos grupos de pesquisa. Porém, não é evidente o uso de sistemas de informação especializados para apoiar essa modalidade de trabalho. Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar qual é a efetiva utilização desses sistemas por grupos de pesquisa para a realização de seus trabalhos.
  Incluído em: 22/10/2008
  Relato de um estudo de caso que verifica a correspondência entre as unidades indexadoras empregadas para a representação da informação nas diferentes bases de dados das bibliotecas de renomadas universidades brasileiras e as unidades lexicais do acervo lingüístico expressa no discurso dos especialistas na área da Ciência da Informação. Utiliza para análise do Sistema de Recuperação da Informação – S.R.I. de cada base de dados estudada um quadro comparativo da recuperação da informação com termos escolhidos no discurso destes especialistas, e calcula os índices de revocação, silêncio, precisão e ruído na recuperação da informação. Realiza duas categorias de análise sobre os termos levantados: a primeira que discorre sobre as formas de busca que o sistema oferece e a segunda que estabelece se o termo é tratado como um sintagma terminológico, se são atribuídos descritores a estes termos e se existem remissivas. Concluí relacionando os problemas encontrados e sugere estratégias para melhorar o funcionamento dos S.R.I e principalmente uma reavaliação na política de indexação empregada nas Unidades de Informação - UI.
  Incluído em: 28/05/2008
  Considerando os inúmeros percalços escolares, pretende-se refletir sobre aqueles que podem ser associados ao processo informacional, desde a coleta até a recuperação da informação, comprometendo seu uso na produção de conhecimentos. Desse modo, busca-se demonstrar que o conhecimento acerca dos processos de organização e uso da informação, produzido ou reunido pela ciência da informação, pode constituir-se em significativa contribuição para os gestores tanto das unidades escolares quanto dos próprios sistemas de ensino. Por fim, destacam-se aspectos da ciência da informação diretamente relacionados aos problemas levantados, esperando que a temática venha a ser objeto de estudos da área no intuito de contribuir para conduzir nossa educação a um patamar mais próximo daquele em que depositamos nosso projeto ideal.
  Incluído em: 08/05/2013
  A Internet nasceu nos EUA como variação de um projeto militarmuito específico. No início, quase a totalidade da comunicaçãoem rede era em língua inglesa,pois a maioria das pessoasenvolvidas nos projetos provinha dos EUA, ou decomunidades científicas nas quais o inglês era língua franca. Com o aumento da utilização da Internet em diferentes países, a hegemonia do inglês passou a ser revista. Em 1998, o inglês já havia sofrido queda de 15% do seu total, devido principalmente à proliferação da rede e à produção de conteúdos locais nas línguas nacionais. O presente trabalho busca perceber quais são as causas do crescente aumento de línguas locais na produção da Internet e identificar as formas de reação contra-hegemônica empreendida pelo uso desta ferramenta como campo fértil para a produção e difusão de idéias, informações, conteúdos, conhecimentos e saberes.
  Incluído em: 19/09/2010
  O texto procura situar a ciência da informação (CI) no atual cenário da sociedade transformação das bases materiais da vida em que as concepções da informação e do conhecimento, explicitando os novos processos informacionais que decorrem da emergência das tecnologias da informação e comunicação e as de tempo e espaço já não são mais as mesmas. Trata-se de pressões exercidas para uso de serviços e produtos. Aborda o novo papel da CI mutações que reorganizam as sociedades e as articulam em diante dos novos rumos das ciências sociais, contribuindo com opções teóricas uma complexidade em que a informação e o conhecimento para reestruturar discursos e práticas de pesquisa na CI. Aponta estratégias para apontam significativas transformações econômicas, (geo) os indivíduos se adequarem ao novo modelo de desenvolvimento.
  Incluído em: 12/05/2010
  Apresenta os resultados de uma pesquisa realizada, por meio de questionários enviados por internet, com professores de todas as faculdades brasileiras da área de biblioteconomia e ciência da informação. As questões trataram da temática da ciência da informação como: uma ciência social; uma ciência interdisciplinar; uma ciência pós-moderna; e a natureza de sua relação com a biblioteconomia. As respostas apresentaram um alto grau de concordância, porém com argumentações e compreensões das questões muito diferentes. A seguir, foi solicitado a cada entrevistado que indicasse dez autores e dez obras que julgasse relevantes na área de ciência da informação. Encontrou-se uma grande dispersão das indicações, sendo os autores mais citados Saracevic, Lancaster, Borko e Pinheiro, e a obra mais citada foi “Ciência da informação: origem, evolução e relações”, de Saracevic.
  Incluído em: 03/09/2008
  Análise do desenvolvimento da Ciência da Informação na França e no Brasil. Aborda as origens e as principais características da área nos dois países. Considera que, tanto na França como no Brasil, a área de Ciência da Informação apresenta dilemas e indefinições e busca um caminho para sua sustentação como campo teórico e cognitivo .
  Incluído em: 15/06/2012
  A utilização de dados multimídia está se tornando cada vez mais comum,resultando na demanda de pesquisas em aspectos inerentes a busca baseada em conteúdo. Essas pesquisas se fazem necessárias tendo em vista a grande quantidade de informações a serem analisadas, e outros fatores que influenciam diretamente na sua recuperação,como sua forma de armazenamento. O uso de metadados possibilita que tais dados sejam descritos de acordo com suas características, auxiliando assim sua identificação. Porém, cada usuário pode criar seus próprios metadados, descrevendo as características que achar relevantes para cada objeto. Situações como essa dificultam a pesquisa e recuperação de dados, pois como não são definidos parâmetros no momento da criação dos metadados, características de dados similares podem ser descritas de formas distintas. Como forma de resolver esse problema são utilizadas ferramentas de Indexação e Recuperação, para gerenciar a forma como os metadados são organizados, e padrões para a descrição uniforme dos metadados. Este trabalho apresenta a especificação de um Padrão de Metadados para objetos multimídia para um Modelo de Indexação e Recuperação Objetos Multimídia, baseado nos padrões Dublin Core e MPEG-7. O Padrão descrito nesse trabalho visa favorecer a otimização da manipulação de objetos multimídia, devido ao fato de estar associado a um modelo de indexação e recuperação e fornecer um modelo simples e objetivo para criação e gerenciamento desses objetos, e ainda, permitir a interoperabilidade entre sistemas que o utilizem.
  Incluído em: 01/05/2011
  Apresenta referencial teórico da Ciência da Informação em relação aos aspectos de tratamento documentário, reconhecendo a informação como elemento fundamental para a geração de conhecimento, já que possibilita disponibilizar os materiais a fim de torná-los acessíveis aos usuários. Enfatiza-se este processo voltando-o ao contexto imagético, principalmente no que diz respeito às imagens artístico-pictóricas (pinturas), revelando as especificidades do material em questão e analisando-as conjuntamente com os processos oriundos do tratamento informacional. Contextualiza-se a representação da informação imagética a partir de importantes teóricos da área, que retratam avanços neste campo de conhecimento.
  Incluído em: 22/10/2012
181 a 190 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.