Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           101 a 110 de 328

  Iniciativas governamentais na área de gestão da informação esbarram freqüentemente na falta de integração e baixa qualidade da informação, incluindo iniciativas de governo eletrônico. Este artigo apresenta a concepção de sistemas de informação governamentais a partir da consideração dos interesses de todos os atores, configurando uma arquitetura conceitual para projetos de governo eletrônico. A Plataforma Lattes é apresentada como exemplo de implementação desta arquitetura. O papel das bibliotecas digitais de teses e dissertações é destacado, ressaltando seu papel em relação a outros provedores de informação do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. A internacionalização da Plataforma Lattes é comentada à luz da oferta e demanda de informação que vem provocando.
  Incluído em: 06/08/2008
  Um processo de Inovação difere da construção de uma nova tecnologia; a tecnologia é aqui pensada , como uma sucessão de eventos sistemáticos de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de uma ação de transformação de idéias e de operações. Já a inovação é a aceitação dos eventos da tecnologia pela pluralidade dos elementos de um determinado espaço social que acredita que isso trará um bem comum, uma situação melhor do que a que existia anteriormente. A informação livre melhora o homem e sua realidade. Se a informação é a mediadora do conhecimento, aprisionar a informação é como aprisionar o conhecimento. Esta é uma história da informação, ora prisioneira e ora livre para ser comunicada, e está contada neste artigo desde os muros abismais dos monastérios da Idade Média até os dias da Internet e das facilidades de cada indíviduo libertar sua voz na escritura global. Fica a indagação, contudo, dos limites da técnica quando a liberdade do texto excita a mente, mas o corpo que se exercita decai. O desbalanço corpo e mente na liberdade da Internet e do conhecimento nos leva a um destino previsível?
  Incluído em: 05/11/2008
  Discute-se a natureza da ciência da informação como uma ciência social. Para tanto, identifica-se como se deu a inserção da ciência da informação nas ciências sociais, percebendo com quais ramos destas ela travou diálogo em diferentes momentos. A seguir, discute-se sua natureza de ciência "pós-moderna", percebendo a complementaridade entre essas duas questões para um eficiente diagnóstico dos fundamentos sociais da ciência da informação.
  Incluído em: 30/06/2014
  Discute-se a natureza da ciência da informação como uma ciência social. Para tanto, identifica-se como se deu a inserção da ciência da informação nas ciências sociais, percebendo com quais ramos destas ela travou diálogo em diferentes momentos. A seguir, discute-se sua natureza de ciência “pós-moderna”, percebendo a complementaridade entre essas duas questões para um eficiente diagnóstico dos fundamentos sociais da ciência da informação.
  Incluído em: 11/08/2009
  O desenvolvimento vertiginoso dos veículos de comunicação de massa, mass media, fazem da informação, ao mesmo tempo, mercadoria de alto custo para o mercado e coisa sem sentido para a massa. O objetivo deste texto é explorar tais características através das transformações ocorridas na pós-modernidade.
  Incluído em: 19/04/2013
  Este artigo discute o pensamento reflexivo como fator decisivo na produção do conhecimento. São apresentadas concepções que tratam da natureza da informação e do conhecimento, discutindo-se a aprendizagem como forma de acesso à emergente sociedade, por essa razão denominada ‘sociedade da aprendizagem’. Conclui-se que, no contexto atual de profundas transformações, o pensamento reflexivo será efetivo se inspirado na ética, condição fundamental para a emancipação humana.
  Incluído em: 17/05/2010
  O artigo tem o objetivo de aprofundar questões teóricas e conceituais que fundamentam a concepção de sistema de classificação facetada e o tesauro. Apresenta aspectos teóricos referentes aos meios utilizados para organização e recuperação da informação. Os sistemas para organização do conhecimento incluem uma variedade de esquemas para organizar, gerenciar e recuperar a informação, existindo vários tipos de sistemas. Dentre eles, podemos citar sistemas de classificação, tesauro, cabeçalhos de assuntos, ontologia, glossários e dicionários. Descrevem-se princípios, natureza e tipos de sistemas de classificação, com especial ênfase aos sistemas de classificação facetada e o tesauro.
  Incluído em: 14/04/2010
  Apresenta uma breve e panorâmica história da Biblioteconomia, da Documentação e da Ciência da Informação, em especial, sob o ponto de vista dos processos de organização da informação. Analisa a constituição destas áreas nos Estados Unidos e Europa, em especial do final do século XIX até metade do século XX, relatando as distinções culturais decorrentes destas origens e seus desenvolvimentos. Sob esta abordagem histórica, aponta a relevância e atualidade dos estudos e experimentos europeus em Documentação e a contribuição fundamental destes princípios para a constituição da Ciência da Informação.
  Incluído em: 20/09/2009
  O presente artigo propõe discutir a relação entre o professor e as novas tecnologias. Abordam-se questões relacionadas à resistência ou a formas inadequadas do uso de tecnologias pelos professores. As reflexões apresentadas ressaltam a necessidade de investimento na formação inicial e contínua que pode contribuir para a implementação de projetos que visem à utilização das novas tecnologias na escola. Apresentamos a pesquisa colaborativa como uma possível solução para efetivar mudanças significativas na utilização das tecnologias, contribuindo para a formação do educador.
  Incluído em: 17/05/2010
  A tecnologia oferece atualmente excelentes soluções para organizar grandes volumes de documentos dos mais variados tipos (armazenados em arquivos, bibliotecas, órgãos públicos, empresas de grande porte). Entretanto a solução para organizar a informação neles contida ainda não foi resolvida a contento, de forma generalizada, e quanto mais cresce o volume de documentos, mais e mais informação se perde nos arquivos e na memória dos computadores. Os fundamentos para a solução existem e são conhecidos de (alguns) técnicos e especialistas da gestão da informação e do conhecimento, mas é preciso aprofundar e aprimorar os processos de análise da informação e representação do conhecimento, e realizar o casamento desses princípios com a mais nova tecnologia de gestão dos documentos.
  Incluído em: 14/10/2010
101 a 110 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.