Categoria: Informação e sociedade
Sub-categorias
Lei de Acesso à Informação
 
65 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 65

  Discute as rupturas tecnológicas que ocasionam mudanças sociais,culturais e educacionais e suas interferências na sociedade da informação.Aponta reflexões teóricas sobre as novas tecnologias da informação e comunicação que contribuem para o desenvolvimento desta nova sociedade,bem como os impactos e conseqüências ocorridas em função destas evoluções.
  Incluído em: 09/09/2010
  As novas tecnologias facilitam o aumento da eficiência, nivelam a coordenação no interior do governo, possibilitam a fiscalização, diminuem a burocracia e melhoram o acesso do cidadão à informação pública, o que fortalece a democracia. Especial prioridade deve ter o uso das tecnologias e redes digitais para potencializar as funções sociais do Estado, especialmente nos municípios de regiões pobres e remotas e nos setores deixados para trás, como a saúde e o poder judicial.
  Incluído em: 25/08/2010
  O número de casos de câncer tem aumentado de maneira considerável em todo o mundo, principalmente a partir do século passado, configurando-se, na atualidade, como um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. A freqüência de distribuição dos diferentes tipos de câncer apresenta-se variável em função das características de cada região, o que enfatiza a necessidade do estudo das variações geográficas nos padrões desta doença, para seu adequado monitoramento e controle. Por meio de revisão da literatura especializada mais recente, foram descritos alguns dos principais tipos de câncer no Brasil, com enfoque nas pesquisas epidemiológicas que investigaram os fatores associados ao risco de adoecer por estes cânceres em nosso país. Desta forma, os autores deste estudo objetivaram contribuir para a avaliação do risco atual de câncer no Brasil, buscando uma análise das tendências em sua incidência, estratégia de fundamental valor para o desenvolvimento de políticas de saúde adequadas que visem ao controle desta doença em nosso país.
  Incluído em: 17/09/2012
  O presente trabalho busca estudar uma rede social pró-anorexia e Pró-bulimia que se estabelece através de weblogs, através de um modelo anteriormente proposto. De acordo com o modelo, o estudo da organização, da estrutura e da dinâmica dessas redes,auxilia a perceber como o grupo estabelece e mantém sua estrutura da comunidade no ciberespaço.
  Incluído em: 16/11/2010
  O artigo se propõe chamar a atenção para a necessidade de as reflexões teóricas do campo da comunicação pautarem-se por atender a desafios políticos e sociais objetivos. Neste sentido, demonstra como as pesquisas sobre Comunicação e Trabalho têm contribuições a dar, primeiro, na perspectiva da crítica às organizações do chamado terceiro setor, as quais respaldam sua atuação na formulação de políticas assistencialistas. Segundo, os resultados das pesquisas de Comunicação e Trabalho possibilitam maior clareza para a formulação de políticas de comunicação e cultura, baseadas em princípios de fortalecimento das redes e laços comunitários das organizações da sociedade civil – sindicatos, movimentos populares, que tenham como objetivo a transformação social.
  Incluído em: 28/03/2013
  Analisa os impactos provocados pelo acesso e uso do periódico Informação & Sociedade: Estudos, em versão eletrônica. Os dados foram coletados junto à comunidade de leitores, avaliadores e autores do referido periódico, em março de 2006, utilizando-se questionário semi-estruturado enviado via correio eletrônico. Os impactos positivos mais citados são: maior agilidade e amplitude no acesso, uso, recuperação, divulgação da informação; diminuição da necessidade de acesso físico à biblioteca; ampliação da produção intelectual. Os impactos negativos são: site do periódico fora do ar; dificuldades na recuperação da informação devido a erros de representação temática e programação visual do periódico.
  Incluído em: 02/05/2013
  O artigo analisa como o sistema de inteligência competitiva (IC) afeta o processo decisório, no ciclo de vida das organizações. Busca evidenciar como a IC pode contribuir para que uma organização mantenha a qualidade de suas decisões ao longo do tempo, a partir da redução dos pontos cegos e da constante revisão dos fatores do ambiente externo que influenciam no processo decisório. A pesquisa é de natureza quantitativa, e os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado aos associados da SCIP1 (Society of Competitive Intelligence Professionals), sediada nos EUA. Os resultados apontam para um importante papel da área de IC como um instrumento na reversão da tendência natural de aumento dos pontos cegos no ciclo de vida da organização.
  Incluído em: 02/09/2010
  Apresenta o quadro teórico e metodológico da pesquisa Janelas da Cultura Local, em implementação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que tem como objetivo promover, de forma participativa, ações de informação no sentido da inclusão digital. As premissas do projeto – a informação como força de transformação, a responsabilidade social da ciência da informação e a sua relação intrínseca com a tecnologia da informação – se manifestam na proposta de desenvolvimento de competências para produção e comunicação digital da informação, contribuindo para dotar os participantes de elementos de mediação entre a cultura local e a cultura global. Espera-se, com o projeto, trazer contribuição ao resgate e registro da memória cultural da comunidade envolvida na pesquisa, contribuindo, também, para elevação do Índice de Desenvolvimento Humano no município beneficiado
  Incluído em: 03/06/2012
  Estudo da obra de Paul Otlet, com ênfase no Princípio Monográfico, uma de suas principais contribuições para a constituição da documentação e da ciência da informação e predecessora da idéia de hipertexto. Sua obra Traité de Documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique, publicada em 1934, antecipa muitas das idéias hoje adotadas sobre a organização de redes internacionais de cooperação para tratamento e troca de informações documentadas. Nessa obra, Otlet define o campo da documentação e sistematiza teorias, métodos e técnicas para organizar o conhecimento registrado e distribuí-lo. Uma de suas contribuições mais notáveis é o Princípio Monográfico, idealizado na interlocução de Otlet com alguns representantes do Movimento Bibliográfico, surgido na Europa no final do século XIX e início do século XX. Revisitar a obra de Otlet é fundamental para compreender muitos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos que construíram o campo da documentação e da ciência da informação.
  Incluído em: 06/04/2014
  Relata que a Biblioteca Universitária é um dos principais veículos de disseminação da informação científica e está inserida na Universidade, que por sua vez desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, proporcionando transformações educacionais,científicas e tecnológicas em diversas áreas. Descreve o cenário de transformações que estamos vivenciando e identifica a importância de adaptação desta unidade de informação neste contexto. Analisa a literatura existente na área e traça um perfil do profissional para desenvolver atividades nesta unidade de informação.
  Incluído em: 14/10/2010
21 a 30 de 65 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.