Categoria: Arquivos digitais
Sub-categorias
Digitalização
 
26 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 26

  Não importa se você vai fazer um trabalho acadêmico ou um concurso público. Consulte online, sem ter que baixar programas ou arquivos. Ideal para usar em qualquer lugar, em qualquer computador. As melhores publicações sobre a Arquivologia reunidas para facilitar o seu dia a dia. Estaremos disponibilizando constantemente novos títulos. Alguns arquivos, em face do tamanho e da velocidade de conexão com a internet, poderão demorar alguns instantes para serem exibidos.
  Incluído em: 29/03/2013
  Relata experiência junto ao Arquivo Judiciário do Estado de São Paulo para demonstrar a dificuldade de se encontrar um critério eficaz de classificação de processos, a fim de que sejam recuperados para pesquisa. Apregoa a necessidade de se estabelecer um suporte confiável e eficiente para o armazenamento dos arquivos judiciários, devido à sua importância para a preservação da memória nacional. Analisa as vantagens e desvantagens de três tipos de suporte: papel, microfilme e documento digital, concluindo pela maior vantagem comparativa dos documentos digitais.
  Incluído em: 03/12/2012
  Este manual foi elaborado e baseado no sistema adotado pelo Arquivo Público de Santa Catarina e está dirigido a técnicos e funcionários de instituições públicas, privadas e particulares; tendo como objetivo auxiliar na organização de acervos fotográficos por meio do método unitermo. Acompanham este manual fichas de identificação para material fotográfico e um glossário baseado no manual para catalogação de documentos fotográficos (versão preliminar, da Fundação Biblioteca Nacional, 1992). Esclarecemos que, com a demanda dos processos de informatização e o rápido surgimento de novas tecnologias, este manual poderá sofrer alterações visando a sua melhor aplicação. Esperamos que este manual seja útil, agradável e proveitoso tanto quanto foi para nós fazê-lo.
  Incluído em: 06/06/2014
  O "UCC 2B" [Uniform Commercial Code Section II B, USA], atualmente com o nome de "UCITA" [Uniform Computer Information Transactions Act], é uma proposta de substituição da lei de direitos autorais pela lei contratual. Este ensaio trata do que os juristas deveriam saber das pesquisas em ciências sociais sobre a Internet. É uma crítica da legislação proposta nos EUA para a regulamentação, por contrato, da informação. As instituições e práticas econômicas que a UCC 2B procura regulamentar - comércio eletrônico, gerência do conhecimento e mercado de informações - estão mudando mais rápido do que as ferramentas e conceitos utilizados para estruturar o debate pelos que fazem as políticas. Através da descrição e análise das investigações relativas à natureza da "informação" e dos componentes da "economia digital", este artigo sugere desenvolver um novo fundamento conceitual e uma linguagem comum para a regulamentação destas novas estruturas sociais e econômicas. Assim, o artigo procura assegurar o diálogo entre a comunidade jurídica, os que fazem as políticas, a indústria moderna e os cientistas sociais. Dois elementos são cruciais para a formação de um encontro interdisciplinar produtivo. Primeiro, é importante que os participantes no debate UCC 2B reconheçam que informação digital não é simplesmente um novo tipo de propriedade intelectual difícil de regulamentar pela facilidade de cópia. Ela é mais do que isto, é também um novo tipo de capital.
  Incluído em: 04/04/2014
  Este trabalho apresenta uma dissertação de mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina, e esta inserido na linha de pesquisa de Segurança e Comercio Eletrônico vinculado ao projeto Cartório Virtual desenvolvido pelo Laboratório ´ de Segurança em Computação - LabSEC, do Centro tecnológico, em cooperação com o Laboratório de Informatica Jurídica - Linjur, do Centro de Ciências Jurídicas. O objetivo desta proposta é apresentar a possibilidade de que os cartórios, especialmente, os Ofícios de Registro Civil de Pessoas Naturais façam uso do documento eletrônico, para emitir e armazenar registros e documentos em geral, visando facilitar e garantir os registros civis aos indivíduos e também melhorar o atendimento aos usuários. O documento eletrônico é uma realidade. Utiliza-lo poderá trazer grandes benefícios á sociedade, porem, as ferramentas tecnológicas desenvolvidas até o momento não garantem a integridade total do processo.
  Incluído em: 03/12/2012
  São discutidos os novos mecanismos de cooperação entre sistemas de informação em ciência e tecnologia surgidos a partir da emergência de arquivos de publicações digitais livres "os open archives" e de mecanismos de interoperabilidade entre estes arquivos, como o protocolo Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting. É apresentado um histórico do surgimento das publicações digitais e dos arquivos abertos como uma alternativa aos mecanismos tradicionais de comunicação científica, baseados nos periódicos acadêmicos tradicionais. São discutidas as novas formas de cooperação e os novos serviços informacionais viabilizados a partir do surgimento dos open archives e das tecnologias a eles associados. As conseqüências e oportunidades desta situação para a ciência e para os sistemas e redes de informação dos países em desenvolvimento são analisadas.
  Incluído em: 04/04/2014
  A evolução da temática biblioteca virtual e biblioteca digital como assunto de artigos de periódicos brasileiros publicados de 1995 a 2000 é o objetivo deste trabalho. Analisa 33 artigos apresentando os aspectos metodológicos adotados para o planejamento e criação de bibliotecas virtuais e digitais, o desenvolvimento de coleções diante dessa nova realidade, o impacto causado nas unidades de informação e nos profissionais da informação, as estatísticas das bibliotecas na Internet e programas institucionais, além da produção bibliográfica sobre bibliotecas virtuais e digitais. Avalia a produção no período, a produtividade dos autores e tipo de autoria, número de referências bibliográficas por artigo, tipo de documentos e o idioma dos documentos citados. Aponta, como resultados, que não há convergência sobre o conceito de biblioteca eletrônica, polimídia, digital e virtual e, para a preocupação dos autores, centrados nos aspectos metodológicos visando à implantação de bibliotecas digitais e virtuais.
  Incluído em: 06/07/2014
  Hoje em dia o acesso aos documentos custodiados pelos arquivos passa pela valorização do ambiente digital: pesquisa e acesso em formatos digitais e, futuramente, pela aquisição/recepção de documentos digitais. Assim, falar em arquivos digitais ganha uma dimensão valorizadora que não se confina à simples existência de ficheiros digitais que reproduzem os originais.É nesta linha que o ADP encarou o desenvolvimento de um projecto que contempla não só a digitalização de originais e a colocação em consulta, local e remotamente, dessas reproduções e dos instrumentos de acesso aos mesmos, como prevê a preparação do relacionamento com os diversos públicos utilizando o mesmo ambiente: fornecimento de reproduções digitais a quem consulta, guias de incorporação em formato digital às entidades produtoras, assessoria visando a incorporação de documentos digitais.O projecto foi um ponto de partida para esta evolução tecnológica em curso no Arquivo Distrital do Porto.
  Incluído em: 04/04/2014
  A preservação digital é uma área científica crítica para os profissionais de informação. A complexidade crescente dos objectos digitais e a rápida desactualização tecnológica provoca problemas que incluem tanto a manutenção do valor operativo dos documentos electrónicos numa organização,como o provável desaparecimentode memória social. Diversas tentativase projectos têm sido desenvolvidos no sentido de dar resposta, apesar de parcial, a estes problemas.O IAN/TT tem seguido os esforços desenvolvidos nesta vertente, preparando alguns projectos que permitam lançar as bases de uma futura estrutura capaz de receber, gerir e acessibilizar os documentos de arquivo electrónicos produzidos pelo sector público.
  Incluído em: 29/08/2014
  Apresenta e analisa o desenvolvimento da literatura produzida ou veiculada em língua portuguesa, no período de 1972 a 2006, que aborda a introdução das tecnologias da informação no processo de produção e organização dos documentos arquivísticos. Percebe-se três momentos da literatura brasileira: o estágio embrionário das discussões sobre a inserção das novas tecnologias em arquivos;o período em que as preocupações deixam a temática computacional e partem para o questionamento dos impactos dessas tecnologias nos princípios arquivísticos tradicionalmente reconhecidos; e o momento caracterizado pela forte atuação e interlocução nacional com modelos, formatos e iniciativas internacionais.
  Incluído em: 04/04/2014
1 a 10 de 26 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.