Categoria: Digitalização
 
4 Site(s) nesta categoria           1 a 4 de 4

  A padronização assegura a qualidade, consistência e segurança dos recursos, e faz com que eles sejam compatíveis com os recursos de outras projetos. Iniciativas que utilizam essa abordagem promovem escalabilidade e podem ser mantidas e gerenciadas com o máximo benefício para todos. Resumindo, uma boa prática de digitalização de materiais pode ser avaliada pela sua capacidade de maximizar a utilização desses recursos enquanto minimiza o usto de sua manutenção e uso.
  Incluído em: 07/11/2014
  Através da presente comunicação é nosso objectivo apresentar os resultados provenientes do Projecto de Digitalização dos Processos de Obra do Arquivo Municipal de Lisboa. Trata-se da exposição de um caso prático onde se procura, primeiramente, responder ao porquê de se ter dado início a este projecto, com a documentação mais relevante do Arquivo Intermédio: os Processos de Obra, como se processou e de que forma. Pretende-se demonstrar como o recurso às novas tecnologias permite melhorar o acesso à informação, simplificar procedimentos, diminuir tempos de espera e, simultaneamente, partilhar a informação pelos diferentes tipos de utilizadores. Deseja-se, desta maneira, revelar os objectivos que estão por detrás deste Projecto e as consequências que este teve no âmbito do controlo, gestão e recuperação da informação.
  Incluído em: 04/04/2014
  O processo de digitalização propicia os meios de se codificar documentos capturados através de um scanner ou máquina fotográfica digital e disponibilizá-los em forma de imagem, texto ou som para armazenagem, transmissão e recuperação em sistemas computadorizados. Apresenta as câmaras digitais, os tipos de scanners e fatores a serem considerados na escolha dos mesmos: resolução, usabilidade, profundidade de cores, área de escaneamento, tempo de digitalização. Destaca os tipos de software e computadores a serem utilizados para este sistema. Cita a importância de existir um programa de controle de qualidade em todas as fases do processo de digitalização e uma infra-estrutura para arquivar material digital. Conclui que a digitalização trás novos rumos para o uso da tecnologia digital faz com que seus recursos sejam utilizados para armazenar, preservar e dar acesso aos conteúdos informacionais de uma biblioteca.
  Incluído em: 29/08/2014
  O trabalho aborda a questão da digitalização de documentos para interrogar os sentidos contemporâneos dos arquivos no contexto dos usos eletrônicos do passado, os quais demarcam o mundo contemporâneo. Ao se caracterizar como processo de conversão de formato da informação, a digitalização de documentos impõe novos modelos de arquivos que redefinem os campos da conservação e preservação de documentos e do acesso à informação. Além disso, o trabalho chama atenção para o fato de que a digitalização de documentos tem-se revelado um recurso importante no processo de colaboração técnica entre diferentes arquivos, o que evidencia seu potencial para dinamizar os sistemas de arquivos. Ao final, procura-se afirmar que os usos eletrônicos do passado envolvem mais do que uma questão técnica e se constituem como instrumento da promoção de políticas de arquivos.
  Incluído em: 16/06/2014
1 a 4 de 4

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.