Categoria: Fontes de Informação
 
45 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 45

  Os Centros Federais de Educação Tecnológica do Brasil foram transformados em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia desde o dia 28 de dezembro de 2008. Essa mudança vai além da simples troca de nomes e revela um novo papel desses Institutos para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do país. Sendo assim, baseado em uma pesquisa bibliográfica e consulta a diversas páginas da Internet, este artigo apresenta um conjunto de fontes de informações importantes para geração de novos conhecimentos e, também, algumas ferramentas úteis ao bibliotecário no processo de armazenamento e divulgação de novas pesquisas, de modo que possam contribuir cada vez mais para o fortalecimento e crescimento desses novos Institutos. Além da leitura da obra de Campello, Cedón e Kremer de 2000, foi feito um mapeamento de outras fontes de pesquisa e ferramentas de gerenciamento de informações. Conclui-se que os bibliotecários tem um papel importante tanto na divulgação quanto na utilização de ferramentas de gerenciamento das fontes de informações hoje disponíveis.
  Incluído em: 24/05/2010
  O interesse pelo compartilhamento da informação em ambientes organizacionais é cada vez maior, já que os investimentos na área podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento das empresas. Nesse sentido, por meio de uma revisão da literatura, o artigo identifica e analisa as principais influências e barreiras do compartilhamento da informação em ambientes organizacionais. Com base nessa revisão, reflete-se a respeito dos principais fatores que influenciam as trocas de informação entre pessoas em contextos organizacionais. As principais influências e barreiras ao compartilhamento da informação são analisadas sob a perspectiva da governança do conhecimento.
  Incluído em: 04/04/2014
  O Grupo de Pesquisa Competência Informacional (GPCIn) iniciou seus estudos e pesquisas no ano de 2006, com atividades e publicações integradas ao ensino-pesquisa-extensão. No ano de 2008, um projeto aprovado pelo CNPq (Processo 400590/2008-5), resultou em apoio financeiro e pesquisa de campo que culminaram na elaboração de subsídios para novas pesquisas, orientações de bolsistas de iniciação científica, de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de pós-graduação, os quais vem colaborando significativamente para as realizações do grupo. Há que se ressaltar que neste percurso, no ano de 2008, uma disciplina de graduação optativa foi criada e lecionada no Curso de Biblioteconomia da UFSC pela líder do grupo, com o apoio de aluna de mestrado e que, no mesmo ano, uma disciplina foi criada e lecionada no Mestrado em Ciência da Informação da UFSC (PGCIN), corroborando para os esforços de implantação do GPCIn. Sob este foco, foram defendidas dissertações na área de Competência Informacional com a participação da líder do GPCIn (como orientadora e participante de banca), consolidando ainda mais a temática de pesquisa. Publicações em congressos profissionais e de pesquisa e em periódicos científicos já são expressivos para o período de existência do GPCIn e contam com a participação de alunos de graduação, bolsistas de iniciação científica e de extensão, alunos de pós-graduação em nível de mestrado, pesquisadores, enfim, mostrando a importância da integração ensino-pesquisa-extensão e a relevância da temática para a pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação. As realizações do grupo, em termos de publicações científicas e técnicas, ensino, pesquisa e extensão, podem ser constatadas no Curriculo Lattes dos envolvidos e as atividades realizadas, neste site, elaborado nos meses de novembro a dezembro de 2010, na disciplina CIN 5008 - Fontes de Informação II, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. A elaboração do site teve a supervisão da professora da respectiva disciplina e a execução aos cuidados das acadêmicas Jeane Martins da Silva Correa, Késia Jordana da Silva e Mirian da Rosa.
  Incluído em: 12/04/2011
  Descreve a origem, histórico e desenvolvimento dos estudos de usuários, particularmente no Brasil na década de 1970, e a disciplina no currículo de biblioteconomia desde 1980. Levanta a literatura em algumas fontes secundárias nacionais e analisa os conteúdos dos planos de ensino ministrados em universidades brasileiras entre 2005 e 2009 com o objetivo de identificar as metodologias de estudos de usuários.
  Incluído em: 28/11/2012
  Mostra o marketing da informação como abordagem inovadora da gestão da informação e do conhecimento em unidades de informação, a partir do entendimento do mercado e do negócio da informação na área em que atuam suas organizações mantenedoras, estejam elas inseridas no setor com fins de lucro ou não. Destaca que, diante dos novos temas e da mudança de paradigmas, o marketing da informação reflete tanto a natureza mutável dos serviços de informação como as perspectivas teóricas e práticas do marketing, principalmente após o surgimento da Internet e da Web. Conclui que é importante estudar, pesquisar e desenvolver estudos sobre marketing na ciência da informação para evidenciar os benefícios da apropriação conceitual do marketing nesta área do conhecimento e dar visibilidade ao papel desempenhado pelas unidades e profissionais da informação como agentes sociais capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
  Incluído em: 20/03/2013
  O presente estudo teve como objetivo principal avaliar fontes de informação disponíveis em meio eletrônico. A avaliação concentrou-se nas fontes de informação National Forum on Information Literacy, Alfin/Iberoamerica, Literacia de la Información, Competência Informacional para Bibliotecários e Libraries and Transliteracy, analisando-as de acordo com critérios de qualidade, através de preenchimento de formulário e posterior produção de texto descritivo avaliativo. Os resultados preliminares mostram que algumas fontes avaliadas apresentam leves variações de forma e de conteúdo que, em alguns momentos, podem comprometer a qualidade dos dados disponibilizados. Nota-se que a avaliação possibilitou uma reflexão baseada em critérios sólidos, os quais podem favorecer o desenvolvimento da Competência Informacional nas dimensões técnica, estética, ética e política sob os mais variados ângulos e atendendo aos preceitos da formação inicial e contínua ao longo da vida.
  Incluído em: 14/09/2012
  Um aspecto chave na consolidação e na divulgação da área de Um aspecto chave na consolidação e na divulgação da área de bases de dados bibliográficas, que catalogam o conhecimento científico ou técnico. No entanto, ao longo das décadas que se seguiram, estas bases ganharam visibilidade e os custos para acessar e recuperar as informações aumentaram significativamente. Para os especialistas e também para os gestores de C&T, as informações catalogadas em bases informacionais, de acesso livre e gratuito, tornaram-se uma alternativa. Assim, é neste contexto que o presente estudo apresenta dados da base Lattes para analisar o desempenho dos pesquisadores brasileiros no cenário internacional, mapeando a publicação internacional declarada nos currículos Lattes e comparando-a com o desempenho na base Web of Science. Os dados apresentados sugerem que a base Lattes pode servir como uma importante fonte de dados para os estudos sobre a dinâmica e desempenho de pesquisadores de áreas de temáticas mais internacionais.
  Incluído em: 05/06/2012
  Os periódicos científicos aumentam de importância na medida em que Ciência e Tecnologia são entendidas como essenciais para o bem estar da população e o desenvolvimento sustentável dos países. Como responsáveis pela certificação e divulgação dos resultados das pesquisas em todas as áreas, os periódicos são os canais de comunicação prioritários da ciência.
  Incluído em: 13/06/2011
  As roupas são examinadas como documentos históricos para mostrar como as políticas de gênero refletiram-se na cultura das aparências e na moda feminina. Identifico como os conteúdos e os valores ideológicos da Segunda Guerra Mundial encontraram nas práticas de vestir das mulheres, em particular de uma personagem, a primeira-dama Darcy Vargas, um modo de se expressar e de modelar as subjetividades.
  Incluído em: 02/05/2013
  A partir da análise sobre as ações educacionais para promoção das fontes de informação científica, este trabalho tem por objetivo relatar como se desenvolveram experiências na Biblioteca da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. Desse modo, foram desenvolvidas oficinas de capacitação para promover a competência em informação dos alunos e, principalmente, disseminar e mediar o acesso às fontes de informação científicas para esse público. Ressalta a importância da atuação dos bibliotecários na mediação e do desenvolvimento de ações que visam desenvolver a competência em informação dos usuários perante o crescente volume de informação disponibilizado na web.
  Incluído em: 29/10/2012
31 a 40 de 45 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.