Categoria: Fontes de Informação
 
45 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 45

  Examina a utilização que fazem revistas de divulgação científica das tecnologias hipermídia. Em uma série de dois estudos, analisamos a argumentação e as condições de legibilidade de um conjunto de textos e hipertextos de seis revistas internacionais e avaliamos a compreensão de um hipertexto de divulgação científica através de um estudo experimental de leitura.
  Incluído em: 02/07/2014
  O trabalho discute o papel dos sistemas de informação nas empresas, e apresenta as fontes de informação internas e externas mais utilizadas na opinião de 45 gerentes de SI que participaram de um estudo de campo. O estudo apresentado se insere no contexto da informação empresarial e tem como objetivo principal discutir o papel dos sistemas de informação no processo decisório dos executivos, levando em consideração as fontes informacionais externas e internas utilizadas pelos mesmos. Um estudo utilizando questionário realizado entre 45 gerentes de SI de empresas brasileiras revelou que maioria dos sujeitos preferem, com relação a fontes externas, informações oriundas de pessoas em detrimento de informações documentadas formalmente, coincidindo com as fontes internas de maior preferência. Mais da metade, indicaram que consultam seus colegas gerentes de outras áreas da organização para obter informações, indicaram consultar os executivos superiores os subordinados. Fontes de informações documentais eram consultadas por menos da metade dos gerentes de S.I. O estudo conclui que é provável que os gerentes de SI desconheçam o potencial das fontes de informação bem como não possuam instrução adequada para acessá-las ou utilizá-las de forma eficiente
  Incluído em: 23/08/2010
  Observa-se atualmente uma carência de publicações científicas voltadas à Ciência da Informação e à Arquivística originada por diversos fatores. A revista eletrônica Arquivística.net — http://www.arquivistica.net — visa a publicação semestral na Web de trabalhos relacionados a estes campos do conhecimento. Com base na plataforma OJS (Open Journal System), em sua versão traduzida e customizada pelo IBICT (SEER), este projeto caracteriza-se por alguns aspectos, a citar: ação autônoma isenta de vínculo institucional, porém sem se afastar do rigor acadêmico; aceitação de textos formatados em extensão SXW (OpenOffice.org), estimulando o uso do Software Livre na produção científica – utilizada atualmente pela maioria das universidades federais; otimização e dinamismo na publicação e no acesso. Este artigo visa à apresentação do processo de criação, implementação, administração e manutenção do periódico científico.
  Incluído em: 01/05/2012
  O uso de fontes de informação internas e externas à empresa para a geração da inovação tecnológica é fator determinante para a competitividade de qualquer economia. O presente trabalho analisa a importância atribuída às fontes de informação internas e externas à empresa para a introdução de inovação tecnológica nas indústrias, a partir da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec – 2000) do IBGE, que investigou as atividades de inovação tecnológica em cerca de 70 mil indústrias brasileiras. As empresas foram instadas a avaliar o uso e importância de diferentes tipos de fontes de informação. Identificou-se na pesquisa o caráter secundário, em geral, das informações provenientes do departamento de pesquisa e desenvolvimento e das universidades e institutos de pesquisa e, em contrapartida, o papel fundamental das informações provenientes do mercado, concorrência e fornecedores. constatou-se também que a importância conferida e a diversidade de fontes consultadas (P&D e universidades, inclusive) dependem do grau de competitividade do setor industrial, tendo desdobramentos importantes do ponto de vista do desempenho em inovação tecnológica.
  Incluído em: 17/05/2010
  O trabalho relata uma pesquisa sobre o uso e a avaliação de fontes de informação a respeito do ambiente organizacional externo em 53 empresas de pequeno porte e em 64 grandes empresas. Os resultados revelaram que, em comparação com profissionais de pequenas empresas, os profissionais que trabalham em empresas de grande porte lêem, com maior freqüência, jornais e revistas em papel. Da mesma forma, eles utilizam mais fontes documentais internas, como memorandos e circulares. O acesso a fontes pessoais internas (superiores e subordinados hierárquicos e colegas) também é maior junto aos profissionais de grandes empresas. Quanto ao grau de confiabilidade das fontes, os que trabalham em empresas de grande porte consideram mais confiáveis as fontes governamentais (na forma de publicações e de seus representantes) do que aqueles ligados a pequenas empresas.
  Incluído em: 27/06/2009
  O trabalho relata uma pesquisa sobre o uso e a avaliação de fontes de nformação a respeito do ambiente organizacional externo em 53 empresas de pequeno porte e em 64 grandes empresas. Os resultados revelaram que, em comparação com profissionais de pequenas empresas, os profissionais que trabalham em empresas de grande porte lêem, com maior freqüência, jornais e revistas em papel. Da mesma forma, eles utilizam mais fontes documentais internas, como memorandos e circulares. O acesso a fontes pessoais internas (superiores e subordinados hierárquicos e colegas) também é maior junto aos profissionais de grandes empresas. Quanto ao grau de confiabilidade das fontes, os que trabalham em empresas de grande porte consideram mais confiáveis as fontes governamentais (na forma de publicações e de seus representantes) do que aqueles ligados a pequenas empresas.
  Incluído em: 17/05/2011
  A Tecnologia da Informação influencia o trabalho intelectual e de pesquisa nas várias áreas do conhecimento. Nas bibliotecas a tecnologia é utilizada através dos Sistemas de Informação para armazenar, manipular, filtrar e gerar informação de forma rápida e eficaz. O presente trabalho pretende colaborar para o aprofundamento do conhecimento sobre algumas questões fundamentais no uso de Sistemas de Informação em bibliotecas. Busca compreender e identificar melhor os determinantes e barreiras de usabilidade, que leva a não interação usuário/sistema. O estudo foi conduzido a partir de um levantamento bibliográfico, comparando conceituações de pesquisadores da área, numa abordagem crítica. Como resultado destacamos que a biblioteca poderá ter seu espaço ampliado pela capacitação dos bibliotecários e usuários no manuseio dos Sistemas de Informação. O dinamismo do profissional bibliotecário seja como orientador no uso do Sistema de Informação, seja como executor da pesquisa, também é um minimizador das barreiras de usabilidade.
  Incluído em: 02/09/2008
  Grande dificuldade existente nas organizações é a seleção adequada das suas fontes de informação, tanto para os aspectos do negócio, quanto para o seu dia-a-dia. Neste trabalho, a ênfase foi dada às fontes de informação coletadas externamente, que podem ser úteis para a montagem de um acervo em uma organização da área siderúrgica. Analisou-se a importância da Internet e dos bancos de dados nacionais e internacionais, assim como os aspectos da aquisição de fontes de informação para o setor siderúrgico. Baseado na experiência da Superintendência de Informações Técnicas do Sistema Usiminas, procurou-se mostrar aspectos da seleção e da organização de um acervo com fontes de informações confiáveis, custos compatíveis e diversificação adequada. O trabalho apresenta, anexas, tabelas indicando as principais fontes de informação para a siderurgia.
  Incluído em: 30/09/2008
  O artigo apresenta critérios de avaliação de fontes de informação na área da Ciência da Informação. Descreve transformações na difusão do conhecimento com o surgimento da Internet, que interfere diretamente no desenvolvimento das fontes de informação, possibilitando o acesso à informação científica de todo o mundo. Ressalta o boom informacional com o advento das redes de comunicação on-line e demonstra a importância das tecnologias de comunicação e informação como um facilitador para o acesso à informação, de modo a difundir a informação ambiental na sociedade. Apresenta a avaliação do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio-Ambiente segundo critérios de avaliação de fontes de informação de sites, com ênfase nos critérios de facilidade de uso. Conclui que o site satisfaz as necessidades do usuário, pois obedece aos critérios propostos.
  Incluído em: 27/09/2008
  O artigo apresenta alguns critérios de avaliação de fontes de informação, sobretudo na Internet, extraídos da literatura recente das áreas da Ciência da Informação e Engenharia de Produção. Descreve significativas transformações ocorridas na maneira do homem construir e difundir o conhecimento, ações que estão diretamente ligadas às fontes de informação, que por sua vez estão atreladas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ressalta a necessidade de avaliação das fontes de informação na sociedade atual que, impulsionada pelo rápido desenvolvimento nas tecnologias de informação e comunicação, vê-se envolvida por uma imensurável quantidade de fontes de informação disponíveis em rede. Apresenta uma avaliação realizada no site e nas fontes de informação do NUPILL/UFSC, com base em critérios extraídos da literatura. Constata que o site e as fontes de informação avaliados neste artigo estão predominantemente adequados segundo o modelo de critérios eleito pelos autores como o mais completo.
  Incluído em: 21/09/2008
11 a 20 de 45 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.