Categoria: Profissionais da Informação
Sub-categorias
Competência Informacional Formação Profissional
 
99 Site(s) nesta categoria           71 a 80 de 99

  O artigo explora a representação da competência em informação, nesse trabalho, também explicitada como information literacy em relação às competências tecnológicas internalizadas e praticadas por bibliotecários. A proposta deste trabalho é poder representar competências socialmente vistas pelos profissionais da informação bibliotecários, uma vez que estamos inseridos no cenário atual da explosão informacional. Tendo, por conseguinte, condições de explorar e contextualizar a teoria ao objeto central deste, que é representar competências informacionais no uso das tecnologias de informação para bibliotecários. Percebendo assim, a importância da utilização das novas tecnologias em informação, para a formação do profissional bibliotecário contemporâneo, e ainda, a necessidade de atualização dos mesmos.
  Incluído em: 07/09/2009
  As mudanças da empregabilidade na sociedade da informação e o surgimento de novos nichos de trabalho para o bibliotecário e outros profissionais da área da informação. Nesse contexto são discutidos o mercado de trabalho, atividades informacionais, formação, habilidades e outras qualificações requeridas para o profissional que trabalha em um ambiente de arquitetura da informação.
  Incluído em: 01/07/2009
  O objetivo é o de discutir as funções dos profissionais da informação, utilizando o modelo dos múltiplos papéis de Recursos Humanos (RH). Nesse modelo, Ulrich (1998) argumenta que o profissional de RH, como parceiro empresarial, deve atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, levantando-se na literatura especializada as diversas funções e papéis propostos para o profissional da informação, comparando-os com o modelo de Ulrich (1998). A partir dessa comparação, e analisando a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO (2002), concluiu-se que o modelo proposto pode ser aplicado na análise das atuais funções demandadas ao profissional da informação. As metáforas adaptadas para os múltiplos papéis dos profissionais da informação são: parceiro estratégico, especialista informacional, diagnosticador das necessidades informacionais e agente de mudanças. Os profissionais da informação são parceiros empresariais que diagnosticam as necessidades da organização em termos de competências informacionais, alinhando as práticas das unidades de informação às estratégias empresariais, e contribuindo para agregar valor ao negócio das organizações.
  Incluído em: 08/09/2008
  O objetivo do estudo foi conhecer as representações de competências socialmente construídas pelo profissional da informação – bibliotecário, inserido no cenário atual da explosão informacional, conseqüência das inovações tecnológicas e da globalização da informação. Essas representações foram coletadas junto aos profissionais atuantes nas bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo por base teórica o construcionismo social tratado por Berger e Luckmann (1995), a Teoria das Representações Sociais apresentada por Moscovici (2004) e complementadas pela teoria do processo civilizador de Elias (1994). Metodologicamente, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de informações para caracterização e destaque dos participantes da pesquisa. Na segunda, utilizou-se um roteiro para entrevistar os participantes e proceder à análise de discursos. Assim, empregou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) tratada por Lefèvre e Lefèvre (2003) e recomendações teóricas de Elias (1998). A análise de discurso, qualitativa e exploratória na coleta das manifestações e opiniões do bibliotecário, possibilitou apresentação do DSC individual de cada questão que por fim se mesclam para constituir o DSC único sobre as competências que o bibliotecário percebe e manifesta com propriedade. Como resultado ressaltou-se alguns fatores de competência neste DSC: a personalidade, o caráter e o amor à profissão; a união do conhecimento, valores e experiências; a criatividade, o comprometimento pessoal e o trabalho em equipe; a atualização continuada profissional e a adaptabilidade à realidade flutuante e ao seu papel social, entre tantas outras citadas.
  Incluído em: 10/05/2011
  Analisa as possibilidades de uma cultura informacional nas bibliotecas univer-sitárias brasileiras para a construção de um ambiente propício à formação desa-beres,estabelecendo cinco categorias relativas à problemática levantada: o con-texto os fenômenos da mediação e da convergência relacionados às bibliotecas acadêmicas; os sujeitos no processo; as relações de força e a articulação en-tre esses fatores. Conclui que as bibliotecas têm o poder de conjugar as prá-ticas investigativas para a construção dos saberes, não apenas como integra-ntes da cultura universitária, mas como sujeitos de sua construção.
  Incluído em: 11/04/2009
  O mercado editorial amplia-se de maneira crescente desde o século XVII com o advento dos periódicos literário e científico. Semelhante expansão associasena contemporaneidade às funcionalidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s). Com a editoração eletrônica, simplifica-se o processo,especializam-se as atividades e configuram-se novas possibilidades de atuação parao bibliotecário, especialmente no que tange à gestão e normalização de periódicos científicos. Face a esse quadro e com base em revisão bibliográfica apresentam-se e discutem-se as evidências que apontam para uma maior inserção desteprofissional no mercado de trabalho tendo em vista não só o domínio instrumentalque o mesmo tem das TIC’s mas também dos conhecimentos específicos já suficientemente consolidados no campo de atuação e de formação do bibliotecário. Apresenta-se quadro com a indicação das competências do profissional exigidas em diferentes âmbitos a fim de demonstrar que elas subsidiam as competências quelhe são demandadas no processo de editoração eletrônica. Por fim, sugere-se que oscursos de Biblioteconomia integrem aos seus conteúdos programáticos matériasespecíficas de editoração eletrônica de periódicos científicos.
  Incluído em: 22/08/2009
  As representações profissionais de bibliotecários em atuação no Brasil são apresentadas com base em parte dos resultados da pesquisa de doutorado realizada entre os anos de 2007 e 2008. Foi focalizado, especialmente, aspectos relacionados à percepção dos profissionais com relação aos próprios bibliotecários, à Biblioteconomia, à realidade do mercado de trabalho e das tecnologias de informação e comunicação e à formação profissional. Os resultados para essa pesquisa apontam para avaliações críticas dos profissionais com relação aos seus pares, indicam que a avaliação feita do curso que realizaram, assim como a idade, influenciam na percepção mais positiva ou mais negativa da carreira. Reconhecem que a profissão não é valorizada pela sociedade e associam esse fato a fatores diversos como, por exemplo, o desempenho dos próprios profissionais ou o baixo investimento em educação existente no país.
  Incluído em: 22/06/2010
  As representações da profissão bibliotecária são analisadas sob a perspectiva dos docentes, em estudo exploratório. Os dados parciais apresentados refletem a opinião dos entrevistados acerca de sua percepção dos alunos, do curso, da profissão e dos organismos representativos dos bibliotecários. De modo geral, os professores manifestaram que os alunos não entram nos cursos por vocação, são originários de classes socioeconômicas menos favorecidas, possuem formação básica frágil e não estão interessados na carreira, mas somente no diploma. Apontaram problemas decorrentes da forma como são conduzidos os cursos, do modo como alguns professores atuam e de como trabalham para que os alunos adquiram conhecimentos e mudem suas atitudes.
  Incluído em: 03/11/2009
  O presente artigo trata de conceitos para empreendedorismo e intraempreendedorismo, baseado em estudos feitos por Tarapanoff, Valentim, Uriarte, Honesko, dentre outros. Apresenta as características necessárias para que um profissional possa ser considerado empreendedor, vantagens de sê-lo e locais onde ele pode atuar.
  Incluído em: 09/08/2009
  Os objetivos do artigo são parte integrante de projeto de pesquisa que pretende discutir a concepção e a possível inserção da biblioteconomia clínica em hospitais universitários brasileiros, identificando possibilidades de atuação do profissional bibliotecário na área da saúde, bem como a sua relação com o corpo clínico do hospital. O seu método implica em revisão de literatura em bases de dados da área da saúde e discussões do grupo de pesquisa “Informação em Saúde” da PUC-Campinas. Como resultados espera-se que permitiram o nivelamento conceitual sobre biblioteconomia clínica para os integrantes do grupo, possibilitando o início do projeto-mãe. Apontaram também a pouca bibliografia brasileira sobre o tema e, por conseqüência, a dificuldade de visualizar a atuação futura do bibliotecário clínico brasileiro. Conclusões: foi possível identificar possibilidades de uma nova e eficiente relação profissional entre bibliotecários e o corpo clínico do hospital universitário, desde que os primeiros tenham como diferencial a priorização dos serviços de apoio à tomada de decisão das equipes médicas. Essa atuação dependerá, em grande parte, das condições para aprendizado e atuação desse profissional, possibilitadas pelas instituições empregadoras e pela abertura e aceitação das equipes clínicas.
  Incluído em: 21/05/2009
71 a 80 de 99 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.