Categoria: Profissionais da Informação
Sub-categorias
Competência Informacional Formação Profissional
 
99 Site(s) nesta categoria           61 a 70 de 99

  Diante de um novo perfil do emprego e do mercado de trabalho - que se transforma marcadamente em face das tecnologias de informação e comunicação (TIC) há uma demanda por profissionais munidos de novas habilidades e competências. Assim, objetiva-se, de modo geral, analisar as novas habilidades demandadas pelo mercado de trabalho atual para o profissional da informação. Para tanto, busca-se especificamente, caracterizar os fatores determinantes do contexto atual; verificar o impacto das TIC no mercado de trabalho do profissional da informação; e conhecer as transformações ocorridas no perfil deste profissional frente a estas mudanças. Para alcançar os objetivos propostos recorreu-se à pesquisa bibliográfica, bem como à análise de anúncios de empregos divulgados no website Catho On-line. A análise dos dados se deu de forma comparativa entre os anos de 2003 e 2005 e, permitiu concluir que as habilidades exigidas para o profissional da informação na atualidade dizem respeito, além dos conhecimentos técnicos, a fluência em idioma estrangeiro, ao domínio da informática, aos conhecimentos gerencias e, principalmente, às habilidades interpessoais.
  Incluído em: 05/04/2010
  No Brasil, o Ministério da Saúde é importante financiador e usuário de pesquisas e projetos de desenvolvimento tecnológico. No entanto, os mecanismos formais de acompanhamento do fomento a pesquisas são incipientes. O objetivo do trabalho foi propor indicadores para monitorar o fomento das pesquisas financiadas. As necessidades de informação foram identificadas, e os indicadores foram formulados baseados em visitas a órgãos de fomento à pesquisa no Brasil, revisão de literatura e reuniões técnicas. Os indicadores informam quais pesquisas são financiadas e qual a correlação com as prioridades da política de saúde; como ocorre a distribuição do financiamento; quais externalidades foram produzidas pela pesquisa. Discute-se a importância do monitoramento para designar recursos em pesquisas prioritárias. O uso dos indicadores pode guiar a construção de base de dados no Ministério da Saúde.
  Incluído em: 29/11/2010
  Distinguindo as diferentes facetas da Ciência da Informação (arquivologia, biblioteconomia e museologia), esse profissional é o principal organizador e mediador entre usuário e informação. O texto aborda a aproximação com a organização da informação, questiona os limites encontrados frente à abrangência conceitual da Ciência da Informação, considera que é preciso refletir sobre e para o amadurecimento e realizá-lo diante de uma das dificuldades enfrentadas pela área: a função social da organização da temática no campo dos objetos museológicos.
  Incluído em: 04/07/2009
  Contempla o início de estudos que visam refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais visuais na sociedade globalizada, ao considerar que o acesso à informação tornou-se um diferencial frente às novas tecnologias que aceleram a sua utilização. Assim, esta pesquisa analisa a integração desse indivíduo. Utiliza-se da metodologia bibliográfica, bem como da pesquisa de campo através da observação baseada em evidências, resultado de entrevistas e visitas a instituição especializada. Verificar-se, também a importância da inclusão social e enfatiza a necessidade do profissional da informação nesse processo. Concluiu-se que o bibliotecário é fundamental em uma unidade de informação, seja ela especial ou não. Contudo, sua capacitação é imprescindível para o processo de tomada de decisões aliada ao trabalho conjunto com os governos (municipal, estadual e/ou federal) também pode abranger as Organizações Não Governamentais (ONGs).
  Incluído em: 02/09/2008
  Relata que a Biblioteca Universitária é um dos principais veículos de disseminação da informação científica e está inserida na Universidade, que por sua vez desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, proporcionando transformações educacionais, científicas e tecnológicas em diversas áreas. Descreve o cenário de transformações que estamos vivenciando e identifica a importância de adaptação desta unidade de informação neste contexto. Analisa a literatura existente na área e traça um perfil do profissional para desenvolver atividades nesta unidade de informação.
  Incluído em: 25/08/2009
  Pesquisa aplicada sobre a construção e implementação de um protótipo semanticamente estruturado para auxiliar a organização e representação do conhecimento humano em hipertextos, com base em quatro referenciais: a Teoria da Análise Facetada (TAF), a Teoria dos Mapas Conceituais, a estrutura semântica de links hipertextuais e as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O protótipo, denominado Modelo Hipertextual para Organização de Documentos (MHTX), é formado por uma estrutura semântica denominada Mapa Conceitual (MC) e um Sumário Expandido (SE), este último consistindo de um instrumento formado a partir do sumário de uma tese de doutorado selecionada, ao qual se agregaram pontos de acesso. Posteriormente, espera-se que este protótipo seja utilizado para implementar a BTDECI – UFMG (Biblioteca de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da UFMG).
  Incluído em: 04/06/2008
  A obra de José Ortega y Gasset (1967), fonte histórica que visa contribuir para o estudo sobre a relação do bibliotecário e a sua missão. O objetivo é aprofundar idéias defendidas pelo autor em relação ao profissional da informação em relação ao papel social que ele exerce. no contexto social/biblioteconômico.
  Incluído em: 09/12/2010
  El siglo XXI impone al bibliotecario grandes retos como consecuencia del desarrollo de nuevas tecnologías y la incorporación a diversos escenarios donde la información asume formas que van más allá de los productos y servicios tradicionales de una biblioteca. Se realiza una panorámica de los cambios que han marcado el tránsito hacia un paradigma diferente para la actividad científica-informativa. Se analiza la necesidad de desarrollar nuevas capacidades y conocimientos entre los bibliotecarios como parte de un proceso de alfabetización informacional. Se establecen las diferencias entre el modelo del bibliotecario tradicional y el modelo del bibliotecario gestor. Asimismo se describen algunas de las competencias profesionales que deben desarrollar los bibliotecarios para asumir las nuevas funciones que le impone la sociedad de la información.
  Incluído em: 17/03/2010
  O propósito engrena-se com a compreensão de uma realidade que constitui matéria de investigação científica para a Ciência da Informação. Uma ação reflexiva e prática:esta é a meta que se deseja alcançar; refletir na ação e sobre a ação. Busca-se gerar idéias sobre Competência Informacional, observando-se os insumos advindos da prática, do objeto de estudo: o Profissional da Informação Bibliotecário e a realidade percebida sob esse olhar.
  Incluído em: 04/07/2009
  O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica seguida de um survey, que buscaram caracterizar a atuação do profissional bibliotecário no contexto social atual. Os resultados apontam para um mercado heterogêneo e em transformação, assim como para os grandes desafios a serem enfrentados pelos profissionais na sociedade atual.
  Incluído em: 02/05/2011
61 a 70 de 99 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.