Categoria: Profissionais da Informação
Sub-categorias
Competência Informacional Formação Profissional
 
99 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 99

  Nuestro invitado especial ha realizado un curso sobre la relación del archivero con las demás ciencias. Le pedimos que compartiera con todos nosotros un resumen del curso, ya que la revista BIBLIOS está dirigida a los profesionales de Bibliotecología, Archivística y Museología de toda Ibero América. Vázquez nos dice que el archivero profesional de hoy debe conjugar y poner al servicio de los usuarios inmediatos, personales e institucionales, todos los avances mas los que él mismo descubra o le sean sugeridos por la tecnología y las demás ciencias.
  Incluído em: 01/05/2013
  The relationship between productivity and the existence of a library or information center and/or librarian or other information agents has been the topic of prior research across disciplines as diverse as economics, social sciences,engineering, as well as library and information science. Most of the research by library and information scientists on this topic was conducted between 1975 and 1995. A substantial portion of that research focuses on calculating the value of information and information services. Other studies approach the issue by exploring the impact of information services and information professionals on creativity and innovation, scientifically proven contributing factors to productivity.
  Incluído em: 07/04/2009
  No contexto da sociedade em rede são discutidas funções sociais e delineados alguns perfis de atuação para profissionais da informação. Dentre as funções sociais delineadas estão as educativa e a de mediação. A educativa relaciona-se à alfabetização em informação e a segunda à animação da inteligência coletiva. Dentre os papéis profissionais emergentes são enumerados e brevemente discutidos os seguintes perfis: gestores da informação; trabalhadores do conhecimento; gestores e engenheiros do conhecimento; especialistas de informação. Conclui-se que não há um perfil único para o profissional da informação, que como um "soldado universal" atenderia a todas as demandas de informação nas organizações e na sociedade. Há papéis a serem preenchidos e demandas específicas a serem atendidas por profissionais com os mais diversos perfis, consagrados e emergentes, mas que têm como único objetivo o trabalho com a informação e o conhecimento, agregando valor à primeira e facilitando o acesso e transferindo informação e o conhecimento para todos.
  Incluído em: 04/07/2009
  No contexto da sociedade em rede são discutidas funções sociais e delineados alguns perfis de atuação para profissionais da informação. Dentre as funções sociais delineadas estão as educativa e a de mediação. A educativa relaciona-se à alfabetização em informação e a segunda à animação da inteligência coletiva. Dentre os papéis profissionais emergentes são enumerados e brevemente discutidos os seguintes perfis: gestores da informação; trabalhadores do conhecimento; gestores e engenheiros do conhecimento; especialistas de informação. Conclui-se que não há um perfil único para o profissional da informação, que como um "soldado universal" atenderia a todas as demandas de informação nas organizações e na sociedade. Há papéis a serem preenchidos e demandas específicas a serem atendidas por profissionais com os mais diversos perfis, consagrados e emergentes, mas que têm como único objetivo o trabalho com a informação e o conhecimento, agregando valor à primeira e facilitando o acesso e transferindo informação e o conhecimento para todos.
  Incluído em: 23/09/2009
  Reflexão sobre a educação no século XXI com enfoque especial à educação dos bibliotecários. Destaca os quatros pilares básicos e essenciais, preconizados pela Unesco, a um novo conceito de educação: aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer e aprender a ser. Apresenta as ponderações elaboradas por Morin , a pedido da Unesco, que poderão melhorar a educação do futuro. Com base em tais fundamentos, discute o papel e a formação do bibliotecário no século XXI. Declara que os dilemas dos educadores, nesses novos tempos, estão centrados em três questionamentos: O que ensinar? Como ensinar? Para que ensinar? Pondera que a formação do bibliotecário deverá enfatizar sua função educativa e que a base deve ser polivalente alicerçada em um conjunto de valores que possibilite alterar percepções, maneiras de pensar e instaure a cooperação e a sabedoria em detrimento do tecnicismo hoje privilegiado. Conclui que o papel mais importante do bibliotecário no século XXI parece ainda ser o de gerenciador da informação.
  Incluído em: 06/04/2014
  Apresenta o contexto contemporâneo que embasa as atividades de profissionais da informação, tendo em vista mercados de trabalhos com crescentes níveis de exigência e a necessidade de se solucionarem problemas de informação cada vez mais complexos e dinâmicos. Define-se gestão da informação, assim como sua abrangência acadêmico operacional tendo como base os pressupostos teóricos da área de ciência da informação, em especial o núcleo de conteúdos relacionados à gestão integral dos recursos de informação de indivíduos, grupos e organizações. Ressalta-se que a gestão da informação compartilha com demais profissões afins, os processos de criação, seleção e avaliação, gerenciamento, divulgação, utilização, preservação e políticas de direitos (privacidade, direitos autorais e outros) relacionados ao trinômio dado, informação e conhecimento. São descritas habilidades e conhecimentos necessários ao desempenho profissional do gestor, assim como as dificuldades inerentes à atuação no campo de atividades de informação.
  Incluído em: 02/06/2009
  Doze empresas de consultoria em recrutamento e seleção de recursos humanos foram estudadas para obter informações acerca da demanda atual do mercado de trabalho. Foram levantadas e analisadas as literaturas sobre o mercado de trabalho, as qualificações profissionais requeridas pelo mercado e as informações obtidas em depoimentos de empregadores. O estudo trouxe quatro conclusões principais: (1) os profissionais devem desenvolver continuamente suas habilidades técnicas típicas de ciência da informação, bem como suas atitudes comportamentais; (2) as potencialidades desses profissionais nem sempre são reconhecidas pelo mercado de trabalho; (3) como conseqüência, não é comum encontrar profissionais da informação ocupando posições superiores como analistas ou gerentes; (4) as causas principais das deficiências são tanto a falta de desenvolvimento dessas habilidades durante o período de formação, quanto a falta de reconhecimento do perfil dos profissionais da informação pelo mercado e da auto-imagem por eles mesmos.
  Incluído em: 27/04/2011
  El objetivo principal de esta investigación fue identificar aquellos factores asociados con el desarrollo de la carrera académica de los bibliotecarios en la Universidad Nacional Autónoma de México. Diversas variables relacionadas con educación y experiencia, factores burocráticos, actividades institucionales, factores disciplinarios, cultura académica, factores sociales y factores institucionales fueron establecidas como elementos explicativos de las diferencias en promoción, definitividad y salario. Una encuesta fue el instrumento de recolección de los datos en esta investigación para probar e identificar las variables asociadas con los logros académicos y salarios de los bibliotecarios. Puesto que el estudio analizó diversas variable en un contexto multivariado, la interacción entre éstas fue probada usando análisis de regresión múltiple. Los resultados de este estudio contribuyen a una mejor comprensión de aquellos factores que influyen en la carrera académica de los bibliotecarios. Asimismo, la metodología de este estudio podría ser utilizada en otras investigaciones similares dentro de la Bibliotecología y Ciencias de la Información.
  Incluído em: 16/05/2011
  Analisa o conceito de competência a partir de reflexões sobre “A evolução científica e as competências do profissional da informação”, originadas durante o XXVI ENEBD, em Curitiba, em 2003. Destaca a criação do conhecimento e apresenta a relação entre o perfil ideal e as competências requeridas para os profissionais da informação, notadamente, os gestores de informação. Alerta para a necessidade de uma formação voltada à utilização de modo inteligente e racional das tecnologias e ao exercício do domínio crítico sobre as práticas no campo da informação e do conhecimento.
  Incluído em: 04/11/2008
  aos bibliotecários e aos profissionais independentes em informação no contexto da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO 2002). Apresenta um histórico da CBO e demonstra que os profissionais independentes não foram contemplados nesta nova CBO, e se, de um lado, as universidades tentam formar profissionais com características que o mercado exige, a legislação não foi modificada.
  Incluído em: 04/07/2009
41 a 50 de 99 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.