Categoria: Profissionais da Informação
Sub-categorias
Competência Informacional Formação Profissional
 
99 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 99

  Aborda a problemática provocada pela aplicação da tecnologia aos acervos de informação, integrando áreas até então estanques nas organizações e, simultaneamente, trazendo à tona questões como a necessidade de racionalizar o fluxo e o ciclo da informação, estimular o uso da informação como instrumento de apoio ao planejamento e à tomada de decisão, levantar custos de serviços e sistemas de informação, identificar desperdícios e inadequações dos recursos tecnológicos, adequar a coleta, o armazenamento e a disseminação às normas e à legislação. Encarar a informação em todo o seu complexo contexto é a base da filosofia da Administração dos Recursos de Informação (ARI), que consiste na visão integrada de todos os recursos envolvidos no ciclo da informação (geração, coleta, organização, armazenamento, disseminação e uso), sejam a informação propriamente dita (conteúdo), os recursos tecnológicos e os recursos humanos. A identificação de novos mercados e oportunidades de envolvimento profissional para os bibliotecários e especialistas em informação ê uma contingência da evolução e do papel relevante da informação na sociedade, que não deixa lugar para a segregação profissional, para espaços estreitamente compartimentados dentro da organização. O novo modelo provê objetivos e metodologias compatíveis para todo o ambiente informacional, exigindo conhecimento da organização e do negócio, bem como das metodologias e técnicas de organização e tratamento da informação, aliado a uma visão genérica da tecnologia, de modo a administrar a informação como um recurso económico e estratégico essencial à eficácia das empresas e do governo.
  Incluído em: 17/05/2011
  A base de dados sobre automação em bibliotecas (Informática documentária) reúne 390 referências com resumo de periódicos brasileiros em biblioteconomia e ciência da informação, com o objetivo de colocar à disposição dos pesquisadores, estudantes e demais usuários os trabalhos publicados no período de 1986 a 1994, tornando possível a recuperação por autores, títulos e assuntos, bem como a impressão de relatórios de pesquisa. Os dados foram cadastrados em uma base de dados desenvolvida em MicrolSIS, software específico para armazenamento e recuperação de informações. A base de dados foi planejada também para funcionar como uma ferramenta didática para o ensino de biblioteconomia
  Incluído em: 14/04/2011
  Trata da importância da informação para o desenvolvimento da sociedade. Relata a situação dos serviços bibliotecários no setor de informação, considerado como setor quaternário. Aborda os aspectos relativos à informatização, à economia e à política de informação, salientando a situação brasileira e o contexto dos serviços bibliotecários no Brasil. Ressalta a importância da atuação bibliotecária para o desenvolvimento social, dando ênfase ao papel das bibliotecas e bibliotecários nessa abordagem.
  Incluído em: 23/03/2009
  Nosso propósito é trazer algumas questões sobre o chamado moderno profissional da informação, para estimular e ampliar as discussões acerca do estabelecimento de um perfil que permita aos cursos de biblioteconomia nortear sua ações em busca de uma formação mais qualificada. Para iniciar, é necessário estabelecer dois conceitos básicos: modernidade e profissional da informação. Para os fins a que nos destinamos neste momento, modernidade passa a ser entendida como opção para melhorar uma situação existente, aproveitando os recursos e os instrumentos que estão à disposição da sociedade.
  Incluído em: 22/04/2010
  Enfatiza a informação como recurso para o desenvolvimento sócio-econômico. Mostra a importância das unidades de informação, como organizações essenciais, com efetiva participação para promover o desenvolvimento da sociedade. Destaca a adoção de técnicas mercadológicas como uma forma de as unidades de informação serem bem sucedidas nessa efetiva participação e garantirem sua sobrevivência no futuro. Ressalta o desafio do papel do profissional da informação como agente do desenvolvimento econômico e social.
  Incluído em: 08/07/2013
  Visão amplamente aceita é a de que a cultura vem influenciando a produção e uso da informação. O papel da cultura é comumente apresentado de maneira superficial e não efetiva. O presente artigo sustenta que isso continuará a ser assim, a menos que se dê aos fatores humanos seu verdadeiro lugar central nos sistemas de informação. A Biblioteconomia e a Ciência da Informação são frutos da cultura de países industrializados. Os conteúdos curriculares de Biblioteconomia e de Ciência da Informação apresentam óbvia necessidade de africanização. Mas a cultura afeta ainda mais significantemente o processo de aprendizado. A educação profissional deveria encontrar meios de melhor preparar os profissionais de informação que estão aptos a provocar, ao invés de só clamar por mudanças.
  Incluído em: 02/06/2009
  As novas tecnologias de produção, processamento, difusão e exploração da informação digital modificaram profundamente as tradicionais práticas sobre o uso e a indústria da informação, das redes eletrônicas, das ferramentas e dos produtos de multimídia. O presidente da Association de Professionnels de l’Information et de la Documentation (ADBS) apresenta a posição atual de sua associação e de outros parceiros nacionais e internacionais, diante desse novo contexto. Além do direito do autor e do editor, deve-se considerar o direito do usuário ou consumidor (direito à informação, ao conhecimento, acesso a textos de lei, etc.). Fala-se em distinguir entre obra do autor e obra de informação. O novo direito sui generis protege produtos e serviços de informação (e. g., bases de dados) e busca construir um direito que protege o investimento econômico sem se apoiar no direito do autor. O uso legal (fair-use) das obras protegidas deve ser preservado, bem como o uso privado do copista, no novo ambiente eletrônico, e deverá também desempenhar um papel importante no futuro para garantir o desenvolvimento da democracia e do conhecimento. Diante de uma rápida mudança das tecnologias de produção, editoração e veiculação da informação, deve-se buscar um equilíbrio entre os direitos dos atores e dos espectadores da informação para o desenvolvimento do conhecimento e da democracia.
  Incluído em: 29/03/2010
  Este trabalho privilegia a leitura do bibliotecário para fins de indexação e, trazendo para a discussão as contribuições da Análise do Discurso, verifica o lugar deste profissional na divisão social do trabalho de leitura. Contrapondo textos que tratam da teoria de indexação (o modo de leitura do bibliotecário) às palavras-chave, os cabeçalhos de assunto que são o resultado desta leitura, dá visibilidade à subjetividade deste leitor. Conclui que a explicitação dos processos que informam a leitura do bibliotecário em sua prática de indexação, somado ao instrumental teórico-metodológico que a apóia, contribui para que esta leitura seja mais fecunda e desdobradora de representações dos textos existentes nas bases de dados das bibliotecas.
  Incluído em: 09/04/2010
  Análise de pesquisa acerca da produção de literatura por profissionais da informação documentária em Santa Catarina e de sua inserção nos programas e planos de ensino dos Cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – e Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Para a análise foram construídas duas bases de dados; a primeira refere-se à identificação da produção no período de 1973 a 1990 e a segunda refere-se à identificação da literatura citada nos programas e planos de ensino de Biblioteconomia das duas Universidades. Os resultados indicam baixa inserção da produção local, de 1973 a 1990, nos programas e planos de ensino ministrados de 1973 a 1993, apontando para um processo educacional reprodutivista e desestimulador da produção escrita.
  Incluído em: 20/04/2013
  O presente artigo tem como objetivo primordial expor considerações sobre o papel das bibliotecas e dos bibliotecários no século XXI, evidenciando a convivência entre as formas de informação impressa, virtual e digital. Através de bibliografia levantada, procura-se elucidar, alguns dos questionamentos que são comuns ao profissional da informação, considerando que, no novo século, como tem ocorrido nas últimas décadas, este deverá enfrentar o desafio de continuar aperfeiçoando-se no mercado da informação, adiando dessa forma a extinção tantas vezes decretada da categoria. Pretende-se “prever o futuro”, levantando os vários papéis que deverão ser assumidos pelo bibliotecário frente à realidade virtual e digital, numa redescoberta da profissão. Dessa forma o artigo traz sua contribuição para a reflexão, dos profissionais da informação, sobre sua responsabilidade diante de um novo momento, bem como estabelece algumas diretrizes de ação, para que a biblioteca tradicional coexista dentro do universo digital e virtual, tornando parte integrante de nova realidade.
  Incluído em: 29/09/2008
21 a 30 de 99 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.