Categoria: Profissionais da Informação
Sub-categorias
Competência Informacional Formação Profissional
 
99 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 99

  Relata a primeira experiência de uma disciplina realizada na modalidade de Educação Aberta e a Distância, mediada por computador, tendo como sujeitos alunos do Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informação (DCI), da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aborda o acesso e o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação - TICs no processo de aprendizagem, no âmbito de uma universidade pública. Aborda o aspecto da interação como parte do processo de comunicação como novas formas de ação e inter-relação na EAD. Apresenta o resultado de uma experiência, através do bate-papo, com a elaboração de um texto cooperativo, através de atividade síncrona, simultânea, em tempo real, utilizando as ferramentas tecnológicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).
  Incluído em: 30/06/2008
  Este artigo identifica os seis maiores desafios emergentes para as profissões de informação devido ao surgimento da chamada Sociedade da Informação:orientar os usuários a tratar com excesso de informação.
  Incluído em: 12/06/2007
  Este artigo identifica os seis maiores desafios emergentes para as profissões de informação devido ao surgimento da chamada Sociedade da Informação: orientar os usuários a tratar com o excesso de informação; o alto nível das habilidades técnicas exigidas para o gerenciamento das novas tecnologias de Informação e Comunicação; a competição com outros profissionais, pelas posições de gerenciamento, nas quais convergem a biblioteca e os centros de computação/informação; a necessidade de incorporar um espectro mais amplo de conhecimento e habilidades, provindas de outros setores separados da indústria da informação, taiscomo a editoração; a necessidade de desenvolver um nível mais elevado de habilidades de treinamento e estratégias facilitadoras para o uso da informação; e a necessidade de desenvolver uma profunda habilidade de trabalhar com outras pessoas.
  Incluído em: 25/05/2007
  Este artigo ressalta a importância da capacitação de bibliotecários, profissionais da informação, por meio da educação aberta e a distância (EAD) mediada por computador, sendo estes videntes ou pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEEs) com limitação visual. Apresenta o curso Bibliotec II, realizado pelo DCI/Fabico/UFRGS, ministrado para bibliotecários e com a participação de dois profissionais PNEEs com limitação visual. Aborda temas relacionados à biblioteca escolar, à educação, à acessibilidade e à inclusão social, digital e profissional das PNEEs, e o bibliotecário como educador, sendo um mediador, junto com os professores e os alunos, no uso das TICs, nos processos de interação, colaboração,cooperação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs).
  Incluído em: 02/07/2008
  Este artigo apresenta breves reflexões a sobre o mercado de trabalho e o perfil do profissional da informação na nova ordem mundial e no cerne das estruturas sociais. Tem como principal foco a retrospectiva histórica e a força que o influencia para a mudança de seu perfil. Está fundamentado em revisão de literatura que representa o marco inicial do projeto de pesquisa sobre o papel do profissional da informação e o mercado de trabalho.
  Incluído em: 04/07/2008
  Destacam-se elementos do espaço virtual como eixos dos ambientes mediatizados para o trabalho educativo e sua aplicabilidade à formação continuada dos profissionais da informação, considerandose que, atualmente, essa é uma das áreas que necessita estudos sobre novos espaços desse teor. Esperase possibilitar a esses profissionais uma outra perspectiva de formação que englobe atualização, inovação, e o mais importante na sociedade da informação e do conhecimento, a melhor compreensão da ambiência de uso da tecnologia. O objetivo é enfocar os ambientes mediatizados e seus eixos pedagógicos para o trabalho educativo com esses profissionais. Finalizam-se com uma reflexão e destaque para os eixos envolvendo os ambientes mediatizados, suas características e possibilidades em termos pedagógicos.
  Incluído em: 23/06/2008
  Apresenta o contexto contemporâneo que embasa as atividades de profissionais da informação, tendo em vista mercados de trabalhos com crescentes níveis de exigência e a necessidade de se solucionarem problemas de informação cada vez mais complexos e dinâmicos. Define-se gestão da informação, assim como sua abrangência acadêmicooperacional tendo como base os pressupostos teóricos da área de ciência da informação, em especial o núcleo de conteúdos relacionados à gestão integral dos recursos de informação de indivíduos, grupos e organizações.
  Incluído em: 01/06/2008
  O ensino de Biblioteconomia no Brasil passou por distintos períodos históricos para, a partir dos anos 90, como reflexo de um contexto mundial, deparar-se com uma nova realidade: a do moderno profissional da informação (MIP), mormente a partir dos trabalhos desenvolvidos pela FID. A partir de uma revisão da literatura da área, discutem-se aspectos atinentes ao conceito, às características e às linhas de ação do MIP - principalmente no âmbito das "Três Marias" (Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia) - para se chegar a propostas quanto à sua formação no Brasil, em âmbito de educação continuada e de ensino de graduação.
  Incluído em: 29/06/2009
  Os princípios que deveriam consubstanciar a missão da biblioteca pública, como elemento de integração nacional no Brasil, são: 1) promover o idioma nacional e a indústria editorial; 2) fornecer publicações oficiais para informar os cidadãos sobre sua participação em políticas públicas; 3) fornecer livros e outros materiais para o estudante (e o autodidata); 4) apoiar campanhas de alfabetização e fornecer livros adequados aos neo-alfabetizados; 5) ser depositária do acervo da inteligência e da história do município ou região; 6) prestar serviços de informação técnica, comercial e turística às firmas locais e aos cidadãos. Tais objetivos e metas seriam gradualmente atingidos segundo as disponibilidades locais e cada biblioteca, mesmo sendo parte de um sistema, determinaria a sua própriapolítica.
  Incluído em: 05/11/2012
  Estudo da força de trabalho do profissional da informação atuando em áreas prioritárias da Ciência e Tecnologia no Brasil: Biotecnologia, Instrumentação, Química e Engenharia Química, Geociências e Tecnologia Mineral. Identificação das qualificações atuais do profissional da informação e das características desejáveis em um novo perfil. Os resultados revelam que o profissional da informação no Brasil é bibliotecário, com título de bacharel em Biblioteconomia, sem especialização complementar na área na qual atua. Poucos possuem título de mestre e menos ainda os que possuem doutorado. No entanto, há um crescente interesse, hoje, entre os bibliotecários, em conhecer e dominar técnicas em novas tecnologias, administração e planejamento, através de cursos de curta duração. Na conclusão é colocada a necessidade de se mudar a orientação no sentido de investir no reparo de especialistas da informação.
  Incluído em: 28/03/2013
11 a 20 de 99 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.