Categoria: Pós-Graduação
 
5 Site(s) nesta categoria           1 a 5 de 5

  Estudo de natureza descritiva cujo objetivo foi traçar um panorama temático das dissertações de mestrado e teses de doutorado apresentadas ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – Área de concentração: Ciência da Informação e Documentação – da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no período de 1979 a 2002. O universo de estudo constituiu-se de 114 documentos (75 dissertações de mestrado e 39 teses de doutorado). As variáveis da produção analisada referiram-se à distribuição temporal, temáticas abordadas e sua relação com as linhas de pesquisa departamentais. As dissertações/teses foram agrupadas nas categorias da Lista de Cabeçalho de Assunto adotada pelo Library and Information Science Abstracts (LISA). Observou-se que a produção discente da pós-graduação manteve-se estável no período, com tendência a aumentar. Na análise temática, as categorias 19.0 Other Fringe Subjects [Outros Assuntos Correlatos] e 12.0 Bibliographc Records [Registro Bibliográfico] foram as mais abordadas, detendo respectivamente, 22,81% e 15,54% da produção. Foram identificados como temas de maior interesse para a elaboração dos trabalhos: ação cultural, sistemas e linguagens de indexação, materiais em C&T e medicina, bibliotecas públicas e meios de comunicação de massa. Contatou-se que as temáticas abordadas na produção refletem as características da área de concentração e das linhas de pesquisa.
  Incluído em: 15/10/2012
  Indicadores de produção científica produzidos por metodologias tradicionais são questionados quando utilizados como parâmetros exclusivos de avaliação da pesquisa científica de países, regiões ou mesmo áreas de conhecimento. Diante do fato, é necessário buscar alternativas teóricas e metodológicas para mapear globalmente e de forma confiável a pesquisa científica nos vários contextos. Para fazer face ao desafio, apresenta-se como hipótese de trabalho a idéia de que os repositórios de dissertações e teses podem ser fontes confiáveis para conhecer a ciência produzida no país. Por meio de fundamentação teórica que associa os Estudos Sociais da Ciência, a Organização e Representação do Conhecimento e Métodos bibliométricos avançados, podem ser vislumbradas novas abordagens sobre as formas de institucionalização social e cognitiva da pesquisa científica no Brasil. A visualização gráfica dessas informações, por meio de cartografias dinâmicas, é útil por sua funcionalidade para oferecer uma visão global de conjuntos de informações e evidenciar relações e estruturas entre elas. Da mesma forma, configura-se como interface poderosa para uso em sistemas de recuperação de informação.
  Incluído em: 27/01/2013
  Estudo realizado com professores do Programa de Pós- Graduação em Economia - PPGE/UFPB, com o objetivo de identificar os obstáculos ao uso dos canais informacionais. A coleta de dados realizou-se através de questionários. A análise aponta para uma discussão sobre o perfil dos professores, os usos dos canais informacionais e os obstáculos às buscas e usos da informação. Conclui-se que os professores enfrentam obstáculos tanto no uso dos canais formais quanto dos supraformais.
  Incluído em: 27/08/2008
  Aborda a política de ciência e tecnologia, dialogando com autores de várias áreas de conhecimento que refletem sobre o necessário processo de avaliação de pesquisadores e programas de pesquisa, este visto numa abordagem meritocrática. O quesito especialmente analisado é a produção cientifica, focalizando o documento de área da física e o relatório final da avaliação trienal da área, 2007. Analisa alguns indicadores usados nessa avaliação e conclui que embora a avaliação seja importante e necessária, para manutenção e melhoramento dos programas de pós-graduação, assim como para tomadas de decisões relativas ao fomento de pesquisas, esse sistema precisa ser revisto e aplicado criteriosamente, levando em consideração suas naturais limitações como ferramentas prioritariamente quantitativas, levando-se também em conta a maneira como elas são usadas nas diversificadas áreas de conhecimento e regiões do País.
  Incluído em: 11/06/2011
  Relata as iniciativas para a estruturação e desenvolvimento do curso sobre competência em informação, ministrado aos alunos da pós-graduação da Escola de Química da UFRJ, integrantes do projeto PRH13 da Agência Nacional de Petróleo. Considerando as premissas da competência em informação, o curso foi elaborado para colaborar nas atividades de ensino e pesquisa, diante da percepção de alguns docentes do programa de pós-graduação da Escola de Química, das dificuldades dos alunos no desenvolvimento de suas pesquisas bibliográficas. O curso está estruturado em módulos, cujos temas evoluem dos conceitos básicos sobre informação, conhecimento, periódico científico, patente entre outros, até o treinamento em bases de dados científicas e tecnológicas sob gestão do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ. O tema pesquisa bibliográfica e sua importância como tópico de metodologia científica em projetos científicos e tecnológicos ganha especial destaque nesse conteúdo. No cenário atual, caracterizado pelo uso intensivo da informação e das tecnologias da informação e da comunicação, habilidades para busca, acesso, avaliação, organização, produção e difusão da informação contribuem significativamente para eficiência e eficácia na recuperação e uso da informação científica e tecnológica e geração de novos conhecimentos, especialmente na área acadêmica, devido às atividades de ensino e pesquisa.
  Incluído em: 14/06/2012
1 a 5 de 5

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.