Categoria: Modelos de Recuperação da Informação
Sub-categorias
Algoritmos Genéticos Lógica Fuzzy
Modelo Booleano Modelo Probabilístico
Modelo Vetorial Modelos Algébricos
Modelos Cognitivos Raciocínio Baseado em Casos
Redes Neurais
 
28 Site(s) nesta categoria           21 a 28 de 28

  Nesta dissertação, propomos um framework genérico e formal para definição de modelos de RI chamado de Estrutura Funcional. Este framework é um meta-modelo para modelos de RI que define um nível de abstração permitindo a representação, combinação, formulação e comparação de equivalência entre modelos de RI. Com este meta-modelo, modelos de RI podem ser representados em uma única linguagem comum, tornando mais fácil o estudo de características e propriedades dos modelos e a combinação desses modelos. O framework também fornece um formalismo que permite a comparação de modelos sem a necessidade de realizar experimentos. Além disso, mostramos aqui exemplos de como representar os modelos clássicos de RI e construímos um modelo baseado em distância equivalente ao modelo clássico vetorial usando a estrutura funcional. Também analisamos a combinação de múltiplas evidências, apresentamos dois estudosde caso do uso da estrutura funcional para combinar múltiplas evidências nos contextos de redes bayesianas e modelo de espaço vetorial. Mostramos que a combinação de múltiplas evidências na rede bayesiana de crença pode ser realizada de várias formas, sendo que cada uma corresponde à uma função de similaridade no modelo vetorial. A análise dessa correspondência é feita através da estrutura funcional. Com isso, mostramos que o framework permite-nos desenvolver novos modelos e ajuda desenvolvedores a modificar esses modelos para extendê-los com novas fontes de evidências. Como aplicação do meta-modelo funcional, apresentamos também as idéias de desenvolvimento de uma meta-ferramenta para comparação experimental entre modelos de RI.
  Incluído em: 22/04/2009
  Com o desenvolvimento da Web e, conseqüentemente, das bibliotecas digitais, open archives, repositórios entre outros, novos sistemas e fontes de informação têm sido criados, colocando os usuários em um novo ambiente de busca e recuperação da informação, caracterizado pela sobreabundância de recursos informacionais dispostos no formato de hipertexto, aumentando significativamente as possibilidades de acesso. Diante deste ‘ambiente digital de informação’, uma das funções das Linguagens Documentárias é representar as informações dos documentos contidos nestes sistemas de informação, de tal forma que o usuário seja capaz de acessar essa informação para o uso, comunicação e, principalmente, para a geração de novos conhecimentos. No entanto, o problema-chave da Recuperação da Informação passa pela busca de procedimentos teóricos e metodológicos para a Organização e Representação da Informação, ou seja, uma das principais problemáticas é encontrar meios de aperfeiçoar os métodos de Organização da Informação ao nível conceitual, de forma a aumentar a acessibilidade pelos usuários finais. Diante disto, foi proposto um estudo exploratório de análise teórica de alguns modelos de comportamento de busca de informação que, de acordo com a literatura especializada, são os que têm maior impacto em termos de pesquisa na área. Tais modelos podem ser incorporados aos processos de tratamento temático da informação, permitindo a bibliotecários e indexadores a se darem conta das variáveis que interferem no processo de busca e recuperação da informação dos usuários e, desta forma, entenderem os fatores que afetam a organização e representação da informação. Como resultados considera-se que uma abordagem que procure colocar o usuário no centro das preocupações na Organização da Informação deve recorrer à experiência acumulada nos chamados estudos de usuários. Conclui-se que os estudos sobre os comportamentos informacionais dos usuários, que incluam os fatores contextuais que intervêm nestes comportamentos, podem contribuir para o desenvolvimento de novos sistemas e ferramentas para a Organização e Representação da Informação, assim como para o uso da informação, seja nos contextos acadêmicos/científicos ou, ainda, em outros tipos de organizações.
  Incluído em: 15/03/2011
  Com a disponibilidade de acesso à informação, através das tecnologias de informática e telecomunicação nas bibliotecas acadêmicas, houve significativa mudança no perfil de seus usuários. Estes passaram a formular sua estratégia de busca e obter a informação desejada, diminuindo seu contato com o bibliotecário para esse fim, mas demandando novos serviços das bibliotecas. Nesse contexto, o papel do bibliotecário mudou para acompanhar a necessidade do novo usuário; passando a ser o do educador [trainer], aquele que capacita os usuários a se tornarem permanentemente autônomos para fazer suas buscas nos sistemas de informação de forma eficiente e, sobretudo, eficaz. As bibliotecas passaram a oferecer cursos e treinamentos para que os usuários conheçam os sistemas de recuperação da informação, a arquitetura das bases de dados, e como a informação é organizada nas áreas do conhecimento, tornado-os com a competência informacional. Apresenta a experiência da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, na capacitação de seus usuários no uso de bases de dados.Seu objetivo foi comparar os resultados obtidos na avaliação da capacitação dos alunos egressos dos Cursos MEDLINE e LILACS da década de 1990 (1993/1995) e, após 10 anos (2005/2006), a fim de se conhecer as mudanças no comportamento do usuário quanto à aquisição de autonomia e familiaridade no uso das bases de dados estudadas.
  Incluído em: 21/06/2010
  Nessa pesquisa é proposta a utilização de um modelo estatístico da linguagem, derivado da tradução estatística da linguagem [Brown et al.,1993], para ampliar a consulta solicitada pelo usuário. Nessa abordagem é utilizado um algoritmo de EM (do inglês, Expectation Maximization) [Dempster, Laird amp; Rubin, 1977] para estimar índices de similaridades entre termos dos documentos. Nesta abordagem, cada consulta retorna os documentos contendo os termos nela contidos e os termos que são similares àqueles. Com essa metodologia, espera-se melhorar a precisão sem reduzir a revocação. Os resultados obtidos até o momento são iniciais e não permitem afirmar que a utilização da metodologia proposta no sistema de recuperação de textos do TCU possa superar o desempenho do sistema atual. No entanto, espera-se uma melhora potencial visto que os resultados obtidos com os corpora da TREC são relativamente próximos aos obtidos com os melhores algoritmos de recuperação implementados no Terrier.
  Incluído em: 30/03/2009
  Neste artigo são apresentadas estratégias utilizadas para a recuperação de informação, com base no modelo probabilístico de recuperação de informação. Nessas estratégias adotaram-se o modelo probabilístico e o modelo probabilístico exponencial que foram combinados com recursos do modelo vetorial, sendo denominados de modelo probabilístico estendido e modelo probabilístico exponencial estendido. A recuperação de informação considera os valores da probabilidade de relevância e de não-relevância durante a classifi cação dos documentos resultantes. São apresentados resultados de experimentos que comprovam que a combinação dos modelos probabilísticos com o modelo vetorial possibilita uma recuperação mais efi caz, trazendo como resposta documentos relevantes que não seriam recuperados utilizando somente um dos modelos
  Incluído em: 17/09/2010
  esse é um conjunto de artigos selecionados pela a brapci falando sobre folksonomia,que é o resultado da etiquetagem dos recursos da Web, em um ambiente social, pelos próprios usuários visando a sua recuperação. Trata-se de uma indexação livre em linguagem natural onde não são adotadas regras e/ou política de indexação e nem o controle de vocabulários.Trata também da interdisciplinaridade entre a ciencia da computação e ciência da informção.
  Incluído em: 24/08/2010
  No período pós-moderno as máquinas estão organizando o conhecimento por meio dos mecanismos de busca. Para discutir e conhecer melhor essa realidade, o artigo propõe uma tipologia para os mecanismos de busca, visando a ilustrar as múltiplas sintaxes de organização e busca do conhecimento e informação no ciberespaço. Dessa forma,apresenta as categorias de classificação: anatomia, que são os processos básicos de funcionamento desses buscadores, ou seja, crawling, indexing e searching; a forma geral de indexação ou organização, que são os diretórios, programas, metabuscadores e híbridos; a ordenação e apresentação dos resultados, que refletem as múltiplas sintaxes; e o paradigma semiótico, que ilustra a multiplicidade semiótica dos mecanismos de busca. A partir dessa tipologia, os buscadores são exemplificados e discutidos, abarcando esse cenário de múltiplas sintaxes de indexação e busca da informação e conhecimento no ciberespaço e ao mesmo tempo construindo uma ontologia desse objeto. O ciberespaço sempre terá e trará o problema da taxonomia do conhecimento e da multiplicidade dos signos, seja em sua representação ou organização.
  Incluído em: 21/03/2011
  A preocupação com a recuperação de informações em sistemas computacionais precede o desenvolvimento dos primeiros computadores pessoais. Modelos de recuperação de informações foram e são até hoje muito utilizados em bases de dados específicas de um domínio, cujo escopo é conhecido. No ambiente Web, existe a necessidade de maiores cuidados no que diz respeito ao tratamento descritivo e temático das informações. Verificar como a questão da relevância é tratada nos principais modelos computacionais de recuperação de informação e, sobretudo, como o tema é abordado em relação ao futuro da Web, a chamada Web Semântica. Nos modelos clássicos estudados neste artigo, percebeu-se que a preocupação principal é a recuperação de documentos cuja descrição esteja mais próxima da expressão de busca utilizada pelo usuário, o que não necessariamente implica no que este realmente necessita. Na recuperação semântica há o uso de ontologias, recurso que estende a busca do usuário para uma gama maior de possíveis opções relevantes. A relevância, sendo algo subjetivo e inerente ao julgamento do usuário, dependerá da interação do mesmo com o sistema e, principalmente, ao que de fato ele espera recuperar em sua busca. Os sistemas que se baseiam em um modelo de relevância não são populares, por exigir maior interação e depender da disposição do usuário. A Web Semântica é, até então, a iniciativa mais eficiente no que tange a recuperação de informação no ambiente digital.
  Incluído em: 09/05/2014
21 a 28 de 28

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.