Categoria: Modelos de Recuperação da Informação
Sub-categorias
Algoritmos Genéticos Lógica Fuzzy
Modelo Booleano Modelo Probabilístico
Modelo Vetorial Modelos Algébricos
Modelos Cognitivos Raciocínio Baseado em Casos
Redes Neurais
 
28 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 28

  Inserindo as bibliotecas no conjunto da "tecnologias da inteligência" o autor desenvolve uma reflexão onde a biblioteca tradicional é contraposta/justaposta à sua contraparte virtual, ressaltando as interpenetrações que lhes caracterizam. Fundamenta a contraposição/justaposição entre os modelos de biblioteca na discussão sobre o conceito de virtualidade e sua falsa oposição ao real. Os modelos de recuperação da informação são discutidos em ambas as bibliotecas e novos conceitos como "navegação" ou "surfing" são comparados com aqueles presentes na recuperação tradicional da informação, como "matching". Discute, ainda, alguns outros conceitos em oposição, como: a lógica nebulosa e a lógica booleana aplicadas às técnicas de recuperação da informação; a inter-relação entre a base da tecnologia da informação e o desenvolvimento de ferramentas de recuperação. Por último, discute a especificidade do ambiente hipermídia em função das novas questões que apresenta ao desenvolvimento da Teoria da Recuperação da Informação. As diferenças radicais percebidas entre as bibliotecas tradicionais e as bibliotecas virtuais não levam o autor a uma polarização quando considera o futuro. Embora a digitalização seja uma tendência irreversível relacionada ao mundo da informação, o autor conclui pela complementaridade dos dois modelos de bibliotecas.
  Incluído em: 14/12/2006
  Discute a atividade humana de compreensão da realidade, passando por breve resumo histórico evolutivo da teoria do receptor nas ciências da comunicação e estabelecendo sucinto paralelo com a ciência da informação, a qual vem caminhando do paradigma do acervo para o paradigma da informação. Conceitos básicos como informação, necessidade de informação e usuários de informação são analisados.
  Incluído em: 11/11/2009
  Nos últimos anos tem-se percebido uma mudança de paradigma na World Wide Web. Novas funcionalidades na aplicações web encorajam uma crescente mudança no papel do usuário, de um mero consumidor de informação para um ativo produtor de conhecimento. De fato, a colaboração do usuário na produção virtual de conhecimento tem sido considerada um importante processo social. O fenômeno despertou interesse científico para o que tem sido chamado de “web social”. Nesse contexto, esse artigo chama a atenção para os sistemas de recomendação. Esses sistemas têm por objetivo reduzir a sobrecarga de informação da web atual por meio da seleção de conteúdo baseada em preferências do usuário. Tradicionalmente, eles eram um objeto de estudo para pesquisa em recuperação de informação, mas alguns problemas demandam uma abordagem de pesquisa mais ampla. Modelos de recomendação baseiam-se na interseção dos contextos de usuários para estimar uma recomendação, o que tem sido feito através de dados semânticos ou pela análise de redes sociais. Entretanto, existe uma falta de modelos que unificam estrutura e semântica. Essa unificação é fundamental para que sistemas de recomendação levem em conta não apenas os elos entre os usuários, mas o significado desses elos. Baseado na perspectiva de contexto como um problema de interação social, o artigo faz uma análise crítica às abordagens de recomendação atuais e propõe uma nova direção de pesquisa no campo da web social.
  Incluído em: 19/05/2010
  La consideración de sintagmas no parece producir mejoras significativas en los modelos clásicos de Recuperación de Información. En general, se acepta que los criterios de proximidad proporcionan mejores resultados que un criterio de adyacencia. El trabajo que se presenta explora la hipótesis de que no todos los compuestos léxicos deben considerarse de la misma forma. Se propone un procedimiento automático de clasificación semántica de los compuestos léxicos de WordNet sobre la base de sus componentes, y se estudia cómo afecta esta distinción a la Recuperación de Información.
  Incluído em: 18/08/2009
  Desde o seu nascimento, a Ciência da Informação vem estudando métodos para o tratamento automático da informação. Esta pesquisa centrou-se na Recuperação de Informação, área que envolve a aplicação de métodos computacionais no tratamento e recuperação da informação, para avaliar em que medida a Ciência da Computação contribui para o avanço da Ciência da Informação. Inicialmente a Recuperação de Informação é contextualizada no corpo interdisciplinar da Ciência da Informação e são apresentados os elementos básicos do processo de recuperação de informação. Os modelos computacionais de recuperação de informação são analisados a partir da categorização em “quantitativos” e “dinâmicos”. Algumas técnicas de processamento da linguagem natural utilizadas na recuperação de informação são igualmente discutidas. No contexto atual da Web são apresentadas as técnicas de representação e recuperação da informação desde os mecanismos de busca até a Web Semântica. Conclui-se que, apesar da inquestionável importância dos métodos e técnicas computacionais no tratamento da informação, estas se configuram apenas como ferramentas auxiliares, pois utilizam uma conceituação de “informação” extremamente restrita em relação àquela utilizada pela Ciência da Informação
  Incluído em: 14/06/2012
  Recuperação de Informação é uma área da Ciência da Computação que lida com armazenamentoautomático e recuperação de documentos, que são de grande importância devido ao uso universal dalinguagem para comunicação. Este artigo apresenta uma visão geral dos modelos, componentes e ummétodo de avaliação dos sistemas de recuperação de informação. São descritos os componentes de umsistema, um método de avaliação e os modelos clássicos de recuperação de informação. É apresentada arealimentação de relevantes, uma importante técnica para aumentar o desempenho dos sistemas deinformações. Tópicos relacionados à área de recuperação de informação são brevemente descritos.
  Incluído em: 21/06/2008
  Um novo modelo com dependência de termos para a RI, denominado TR+, é proposto. Ele inclui: (i) nominalização, como processo de normalização lexical, e identificação de relações lexicais binárias (RLBs) e (ii) novas fórmulas para cálculo do peso das unidades de indexação (descritores). Essas fórmulas se baseiam no conceito de evidência, que leva em conta, além da freqüência de ocorrência, os mecanismos de coesão do texto. O modelo também inclui operadores Booleanos na consulta, para complementar a especificação da dependência de termos. Avaliações experimentais foram realizadas para demonstrar que (i) a nominalização apresenta melhores resultados em relação aos processos de normalização lexical usuais, (ii) a aquisição de informação lingüística, através de RLBs, e o uso de consultas Booleanas contribuem para a especificação de dependência de termos, e (iii) o cálculo da representatividade dos descritores baseado em evidência apresenta vantagens em relação ao cálculo baseado em freqüência de ocorrência. Os experimentos relatados indicam que esses recursos melhoram os resultados de sistemas de RI.
  Incluído em: 07/04/2009
  Busca-se traçar um panorama das características básicas dos sistemas de recuperação de informações, apresentando seus modelos de recuperação mais comuns. São apresentados com ênfase especial os mecanismos de busca na web, seu estado atual de desenvolvimento e algumas tendências para o futuro. Dentre estas tendências, destacam-se notadamente aquelas introduzidas pelo Google, como o algoritmo pagerank, dentre outras inovações.
  Incluído em: 28/04/2014
  En los ultimos anos estamos asistiendo a la aplicacion creciente de distintas ciencias en el desarrollo de sistemas de acceso a la informacion con objeto de mejorarlos. En concreto, metodos, conceptos y tecnicas de Inteligencia articial (IA) estan siendo aplicados en los procesos de obtencion de informacion con notable exito, dando lugar a la aparicion del concepto de Web Intelligence, concepto que engloba a disciplinas tales como: Semantic Web, Web Agents, Web Mining, Web Information Retrieval, Web Information Systems, Web-based Applications, Web Human-Media Engineering, etc. Por tanto, el estudio y desarrollo de nuevas tecnicas de acceso a la informacion basadas en Web Intelligence, se muestra como una linea de investigacion muy activa.
  Incluído em: 18/04/2009
  Os modelos clássicos de recuperação de informação apresentam estratégias de busca de documentos relevantes para uma consulta. Tanto a consulta feita pelo usuário, quanto os documentos que compõem a coleção a ser pesquisada, são representados pelos seus termos. Modelos Clássicos: booleano, vetorial e probabilístico.
  Incluído em: 14/12/2006
11 a 20 de 28 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.