Categoria: Implantação de Software
 
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  Para o planejamento e a implantação do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPA foi previsto o uso de novas tecnologias considerando a perspectiva de mudança de paradigmas para a prestação dos tradicionais serviços de informação em bibliotecas. A transformação da biblioteca num portal na web brasileira e num sistema operacionalizado em rede em meio ao compartilhamento de serviços, com vistas ao intercâmbio de informações, à disponibilização e ao acesso facilitado dos conteúdos informacionais, foram as metas que caracterizaram o novo patamar alcançado pela biblioteca. Para isso foram feitos investimentos de ordem financeira, humana, de infra-estrutura e meios materiais que tiveram como objetivo viabilizar a funcionalidade do sistema em relação aos resultados que se desejava alcançar. O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPA hoje possui recursos instalados, pessoal capacitado, produtos e serviços de maior qualidade que são os itens mínimos e imprescindíveis para elevá-las ao nível desejado da informatização . Para isso foram empreendidas ações no sentido de adquirir hardware, software, treinar e capacitar pessoal e estabelecer parcerias e consórcios para captação de recursos e prestação de serviços. Com essas medidas foi possível acelerar os processos de comunicação e de transferência de conhecimento, passando a dispor de uma rede consolidada de serviços e de informação, com produtos disponibilizados via Intranet/Internet, pronta para enfrentar os desafios da nova era.
  Incluído em: 28/09/2007
  Descreve a ação voluntária na organização do acervo da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina – OSSCA, sob o aspecto do tratamento dado na organização e no processo de informatização. Relata a experiência adquirida na realização do trabalho ocorrido no arquivo musical. A metodologia envolve o trabalho de seleção, catalogação, indexação e implantação de uma base de dados desenvolvida no Winisis 1.5 da UNESCO para agilizar a recuperação das informações e incentivar o engajamento dos profissionais da área da informação em ações sociais.
  Incluído em: 04/06/2007
  O desenvolvimento de software por equipes geograficamente distribuídas traz o desafio de gerenciar pessoas e recursos em espaços e tempos distintos. Ferramentas como as Intranets corporativas têm sido utilizadas neste sentido. Este artigo, por meio de uma revisão de literatura, descreve o ambiente de desenvolvimento de software em equipes, a importância da gestão da configuração e apresenta a solução de portais como alternativa. Por meio de uma pesquisa exploratória, analisa-se o caso do portal departamental para gestão dos processos de desenvolvimento de software de uma divisão da Unisys Brasil, a Unisys Outsourcing. Aponta-se também a direção para trabalhos futuros.
  Incluído em: 07/06/2008
  implementação de políticas articuladas de informação.Projeto de Informatização das Unidades Hospitalares de Santa Catarina
  Incluído em: 19/09/2007
  n sueño se volvió realidad. La tarea gratificadora de colocar a disposición de los usuarios de recursos tecnológicos de información en el ámbito interno e foráneo, emprendida por la Universidad de Colima, en uno de los estados de México. En 1983, la Universidad de Colima creó la Dirección General de Desarrollo Bibliotecario con el objetivo fundamental de estructurar el sistema de bibliotecas universitárias para dar apoyo a la enseñanza e a la investigación. Fue un proyecto que envolvia un arduo trabajo de capacitación de personal, sistematización de información y captación de recursos financieros. La automatización de las bibliotecas posibilitó sistematizar el acervo de las bibliotecas de Colima, además de servir como base para la organización de la primera biblioteca electrónica de America Latina. La biblioteca electrónica de ciencia fué inagurada el día 1° de Junio de 1995. Ofrece servicio on-line de información sobre documentos de su propia biblioteca así como de otras extranjeras. El edifício fué proyectado para acomodar equipos modernos e rápidos, conectados a la Internet. Ocupando un área de 3000 metros, el complejo abriga áreas de consulta automatizada, espacio destinado a textos electrónicos; CD-ROMs, colecciones, fonoteca para 20 usuários; 44 cabinas individuales y 10 colectivas, equipadas con Internet y um auditório con capacidad de 250 persoas para congresos. La biblioteca electrónica despertó un gran interés en los usuários, aumentando los servicios con que atiende desde a una ama de casa como a pesquisadores universitários. Los desafios y las perspectivas de esta nueva experiencia son los de cómo contar con recursos inovadores, personal y usuários capacitados y equipo adecuado.
  Incluído em: 01/07/2007
  O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem desenvolvendo, desde 1988, o Sistema de Automação de Bibliotecas da UFRGS – SABi. Este trabalho apresenta o SABi, enfatizando os recursos utilizados na sua definição e implementação, sua estrutura e sua aplicação no tratamento, recuperação e difusão dos dados bibliográficos de documentos produzidos no âmbito da universidade.
  Incluído em: 07/04/2008
  O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem desenvolvendo, desde 1988, o Sistema de Automação de Bibliotecas da UFRGS - SABi. Este trabalho apresenta o SABi, enfatizando os recursos utilizados na sua definição e implementação, sua estrutura e sua aplicação no tratamento, recuperação e difusão dos dados bibliográficos de documentos produzidos no âmbito da universidade.
  Incluído em: 14/04/2008
  O acesso � informa��o cient�fica tem sido um grande desafio para pa�ses em desenvolvimento como o Brasil. Com a crise dos peri�dicos, surgida em fun��o dos altos custos na manuten��o das assinaturas das revistas cient�ficas, o acesso � informa��o cient�fica ficou bastante limitado. Embora essa crise tenha come�ado em meados dos anos 80, ainda hoje n�o existe nenhuma solu��o definitiva. Com as tecnologias da informa��o e da comunica��o, surge a iniciativa de arquivos abertos (Open Archvies Initiative), a qual define um modelo de interoperabilidade entre bibliotecas e reposit�rios digitais, possibilitando alternativas para a comunica��o cient�fica.Ao mesmo tempo, consolida-se o movimento em favor do acesso livre � informa��o cient�fica em todo o mundo, pelos grandes editores ou publishers, por meio de propostas de a��es que possam viabilizar essa iniciativa. Essas s�o as bases da proposta de um novo modelo para intensificar e consolidar o registro e a dissemina��o da produ��o cient�fica brasileira, assim como do acesso � informa��o cient�fica. Com as experi�ncias obtidas na implanta��o da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Disserta��es (BDTD), o Instituto Brasileiro de Informa��o em Ci�ncia e Tecnologia (Ibict) det�m, hoje, a compet�ncia t�cnica para consolidar e implantar essa proposta.
  Incluído em: 06/05/2007
  O site disponibiliza informações referentes a implantação de software, bem como as atividades de implantação, desativaçao e ligações externas: sistemas de gerenciamento de sistema; implantação de sistema; OSGi, JNLP, RPM.
  Incluído em: 19/04/2007
  A Caraíba Metais, em 2004, iniciou seu PDAI (Plano Diretor de Automação Integrado) com a finalidade de direcionar seus investimentos em automação industrial e suas prioridades, bem como definir padrões técnicos que orientam o que e como fazer tais investimentos. Neste momento percebemos também que era necessária uma metodologia de como gerenciar e implantar esta carteira de projetos, para isso nos baseamos na publicação PMBoK®-2004 do PMI (Project Management Institute) e em conjunto com uma consultoria identificamos as necessida- des da Caraiba para alcançar êxito nessa fase de grande demanda de projetos. O intuito deste trabalho é apresentar esta metodologia e como ela esta sendo aplicada em nossa industria.
  Incluído em: 05/06/2008
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Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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