Categoria: Implantação de Software
 
48 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 48

  Relata atividades utilizando base de dados desenvolvida no software Microisis. Apresenta revisão e histórico contextual do Microisis em ambiente acadêmico de biblioteconomia. Detalha a aplicação da base de dados do Colégio Menino Jesus - CMJ em biblioteca escolar de Florianópolis. As conclusões salientam a importância de integrar a tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem.
  Incluído em: 06/04/2007
  O uso das células flexíveis de manufatura (FMC) tem representado para a indústria uma estratégia efetiva no sentido de responder rapidamente às mudanças impostas pelo mercado. Considerando que o objetivo das células de manufatura é a possibilidade de rápida adaptação às mudanças mercadológicas, o software de controle ( que é o que realmente controla a célula) deve estar habilitado a receber as modificações necessárias para atender as constantes mudanças de requisitos. Entretanto, a falta de sistemas de desenvolvimento de software adequados ao controle de células de manufatura faz com que o desenvolvimento de sistemas de controle de chão-de-fábrica (células e centros de trabalho) represente hoje um dos maiores problemas na implantação da manufatura celular flexível.
  Incluído em: 26/03/2008
  Um dos projetos de grande envergadura da Universidad de los Andes é a criação de sua Biblioteca Digital de Teses Eletrônicas. Sua implantação garantirá altos níveis de interação entre agentes internos e externos à ULA, através da consulta e da publicação da produção científica e intelectual da instituição. Este artigo apresenta, em particular, a experiência da adaptação da plataforma TEDE para a publicação de teses eletrônicas. A adaptação da plataforma TEDE ocorreu em três etapas, a saber: a) Instalação, configuração e teste de funcionalidade da plataforma, b) Configuração e testes para o caso da ULA, e c) Adaptação da plataforma à ULA. O resultado da adaptação foi a implementação de uma plataforma única que cumpre os requisitos básicos estabelecidos para a publicação de teses eletrônicas na ULA e que se adequa perfeitamente a qualquer instituição acadêmica da Venezuela. Isso se comprova por sua implantação em outras universidades nacionais como a Universidad del Zulia (LUZ), a Universidad Simón Bolívar (USB) e a Universidad Nacional Experimental de los Llanos Ezequiel Zamora (UNELLEZ).
  Incluído em: 01/04/2007
  Aborda conceitos do Software Livre, Licença Pública de Software, e aplicativos específicos para a implementação do Gnuteca (aplicativo de gestão de bibliotecas) em órgão público(Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho em Santa Catarina PRT12/MPT). Configura-se como estudo de caso com base em estágio curricular na área de gestão de bibliotecas. Demonstra o passo-a-passo desde a instalação e configuração do sistema operacional e dos aplicativos mínimos requeridos pelo Gnuteca, treinamento para os profissionais envolvidos no projeto no uso e na alimentação da base de dados. Demonstra a importância do Software Livre para a Biblioteconomia e para a Sociedade.
  Incluído em: 26/11/2007
  Atualmente, o manuseio das informações, uma área abordada pela Tecnologia da Informação ou Sistemas de Informação, faz parte de toda atividade de negócio de uma empresa que oferece um produto ou serviço, desde a concepção, planejamento e produção até a comercialização, distribuição e suporte. Este trabalho busca mostrar a importância da participação ativa dos dirigentes, a identificação das necessidades de informação, a definição dos requisitos dos sistemas a serem implantados, a seleção do software e do hardware adequados e o treinamento das pessoas que irão utilizá-los, como também, sintetizar a aplicabilidade em bibliotecas universitárias. As novas tecnologias e a utilização da grande rede criam um ambiente favorável a um maior entrosamento com a área acadêmica, promovendo um melhor atendimento ao usuário final.
  Incluído em: 31/05/2008
  O trabalho de conclusão de curso tem por objetivo relatar o processo de informatização da Rede de Unidades de Informação do SENAI/SC. Os métodos da coleta de informação foram desde materiais teóricos até coleta de dados obtida pela observação participante. A avaliação final ocorreu por meio de pesquisa quantitativa, desenvolvida em 18 Unidades de Informação que participaram da informatização. O resultado obtido permitiu uma avaliação do referido processo, enfatizando a importância da capacitação do bibliotecário e dos benefícios trazidos para a instituição após a implantação do novo software.
  Incluído em: 18/05/2008
  Descreve a criação e implantação do Sistema de Inventário Automatizado - SIA - para o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo - SIBi/USP -, ressaltando as vantagens do emprego da tecnologia para tornar mais àgil, eficaz e confiável o processo. O modelo mostrou-se flexível às particularidades dos acervos e das bibliotecas. Enumera os principais requisitos para a automação do procedimento, bem como as tecnologias envolvidas e disponíveis no mercado. Após avaliação de teste piloto, o modelo foi aprovado pelas bibliotecas da USP.
  Incluído em: 18/05/2008
  Descreve como poderá ser feita a informatização dos programas de saúde do Sistema Único de Saúde
  Incluído em: 19/09/2007
  Resumo: Os sistemas de classificações em enfermagem são fundamentais ao cuidado de enfermagem, favorecendo o planejamento e a avaliação do cuidado ao paciente e o controle dos custos hospitalares, a tomada de decisão em enfermagem e as pesquisas sobre eficácia clínica das intervenções realizadas. Assim, o objetivo desse estudo é compartilhar a experiência do desenvolvimento de um projeto para a modelagem de bases de dados para a informatização do Sistema de Assistência de Enfermagem (SAE) no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP). Trata-se de uma pesquisa metodológica, aplicada, que visa o desenvolvimento de um produto que possa ser utilizado para a automação das informações do Processo de Enfermagem. A metodologia de desenvolvimento segue 4 fases, de forma interativa e cíclica, de criação e avaliação do produto: conceituação, detalhamento, elaboração de protótipo e avaliação. Os resultados desta pesquisa contribuirão para o desenvolvimento de sistema informatizado de documentação clínica de enfermagem. A enfermagem terá à disposição um instrumento que lhe permitirá melhor gerenciar dados e informações tendo em vista a melhoria da gestão, da qualidade da assistência e da satisfação dos pacientes.
  Incluído em: 21/11/2007
  Com o crescimento acelerado da tecnologia surge a necessidade de atualização constante no sistema implantado e de capacitação do profissional para utilizar as ferramentas disponibilizadas com as atualizações.
  Incluído em: 17/09/2007
1 a 10 de 48 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.