Categoria: Pós-Graduação Ciência da Informação
 
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  Esta página oferece um boletim de nóticias na area de ciência da informação.Fornece dados sobre o curso como histórico, grade curricular de mestrado e doutorado, corpo docende,produção ciêntifica, entre outros.Fornece também uma relação de teses, e ainda calendário de informações sobre matricula,inscrição em disciplinas e perído letivo.
  Incluído em: 11/11/2006
  Este livro traz consigo uma discussão inicial: o que é tecnologia da informação jurídica, e para que ela serve. O tema é oriundo de um fenômeno multidisciplinar, fruto da aproximação de pesquisadores e profissionais de áreas como a informática, a ciência jurídica, a psicologia, a sociologia, a biblioteconomia, a administração, a economia, a pedagogia, a engenharia e outras. As pesquisas estão se materializando e as discussões estão cada vez mais frequentes e intensas. Os debates sobre a autonomia epistemológica de qualquer ramo da ciência sempre são muito interessantes, mas geralmente estão restritos ao círculo acadêmico, e não atingem o público em geral. Se a tecnologia da informação jurídica possui ou não tal capacidade, saberemos no futuro. Por ora nos interessa saber que o fenômeno está ocorrendo, e que a contextualização operada entre Lei e Justiça, de um lado, e Realidade Virtual, Inteligência Artificial e Internet, de outro, materializa excitantes temas a serem debatidos. Tentamos resumir um pouco disso tudo para você, neste livro eletrônico, através do esforço conjunto do IJURIS – Instituto Jurídico de Inteligência e Sistemas (www.digesto.net/ijuris), e do PPGEP - Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (www.eps.ufsc.br).
  Incluído em: 08/10/2007
  O site apresenta o corpo docente da pós-graduação, linhas de pesquisa, grade curricular, corpo discente, dissertações, seleção, documentos e edital de aluno regular 2007.
  Incluído em: 09/11/2006
  O site do programa de pós graduação em ciência da Informação da UFMG traz informações referentes a seleção de canditados que irão cursar a pós, editais de mestrado e doutorado, orientações gerais para os canditados à pós graduação,dentre outras informações referentes ao estudo da Ciência da Informação.
  Incluído em: 26/11/2006
  o Programa tem uma área de concentração - Cultura e Informação, e duas linhas de pesquisa: Acesso à Informação, e Mediação e Ação Cultural.
  Incluído em: 15/05/2008
  Bibliotecas Digitais é uma crescente área de pesquisa que abrange mais que os tradicionais métodos e técnicas de banco de dados ou recuperação de informações. Atualmente, a maioria dos sistemas de buscas em Bibliotecas Digitais utilizam técnicas de base sintática sobre uma forma de adequação léxica (recuperação full-text ou buscas por palavras chaves (Keywords)), sem utilizar a aplicação da base de conhecimento do campo de interesse e sem levar em conta a relevância dos documentos procurados. Elaborar sistemas ou modelos que permitam buscas através de conceitos que habilitem a recuperação semântica em coleções de informações é um desafio Este trabalho objetiva propor um modelo de metadados semânticos baseados em ontologias para buscas em Bibliotecas Digitais.
  Incluído em: 28/05/2008
  Este trabalho apresenta os resultados da primeira etapa da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação - PPGCI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Reflete sobre as tendências temáticas do campo da Ciência da Informação - CI, evidenciadas nas linhas de pesquisa dos seus Programas de Pós-Graduação. As temáticas são categorizadas pela análise dos títulos e das ementas das linhas de pesquisa dos programas reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES até 2007. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo e os resultados apontam que a pós-graduação em CI está voltada para três vertentes temáticas: da gestão, da organização e da transferência da informação. Em geral, a organização das linhas parece pertinente às tendências investigativas, dentro da perspectiva sistêmica da CI e próxima ao Paradigma Social da Informação. Verificam-se interfaces entre a Ciência da Informação e a Comunicação, a Ciência da Computação e a Sociologia, entre outras, e também que a CI continua vinculada às disciplinas tradicionais, como a Biblioteconomia e a Documentação.
  Incluído em: 16/05/2013
  No contexto da sociedade da informação e da necessidade cada vez mais urgente de qualificação profissional para o mercado de trabalho, a educação a distância surge como uma alternativa capaz de fornecer subsídios para a formação profissional, ao possibilitar instrução flexível e de baixo custo, o que vem ocorrendo nos últimos tempos, notadamente para cursos em nível de pós-graduação, via internet. O objetivo deste trabalho foi analisar como as ferramentas tecnológicas de dois cursos a distância são vistas pelos alunos, assim como discutir a atuação de um profissional da informação neste contexto. Esta análise foi feita a partir de um questionário aplicado a alunos de dois cursos de MBA in company a distância. Os resultados mostraram que as ferramentas de ambos os cursos foram bem avaliadas quanto a sua funcionalidade e objetivos pedagógicos, revelando a necessidade de pesquisas mais profundas e de caráter qualitativo. Destaca-se, ainda, a atuação do profissional da informação como imprescindível no desenvolvimento, implementação e administração das tecnologias educacionais avaliadas.
  Incluído em: 07/11/2012
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Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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