Categoria: Curso de Biblioteconomia
 
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  Definição de "dado" e caracterização de "informação", "conhecimento" e "competência", à luz de uma nova abordagem que parte do que pode ser definido matematicamente - o dado - e procede através da agregação paulatina de características adicionais para estabelecer cada um dos outros conceitos. Aplicação desses conceitos no levantamento de competências de profissionais; representação matricial e sua implementação.
  Incluído em: 18/06/2010
  Conceituamos como estoques de conteúdos de informação toda reunião de estruturas de informação. Estoques de informação representam, assim, um conjunto de itens de informação organizados (ou não), segundo critério técnico, dos instrumentos de gestão da informação e com conteúdo que seja de interesse de uma comunidade de receptores. Quanto mais o estoque de informação estiver codificado em uma metalinguagem mais estará ocultando a informação completa em linguagem natural. Um estoque de itens codificados servirá, principalmente, para direcionar o receptor para a informação útil, mas estabelece a necessidade de haver um duplo fluxo de comunicação, um modelo de linguagem que se sobrepõe à natural. Como decorrência das condições técnicas e econômicas, produzidas pela peculiar ambiência de convívio da oferta e demanda em unidades de estoques de informação, existe um reflexo ocasionando circunstâncias políticas que afetam a distribuição da informação e a potencial geração do conhecimento no indivíduo e na sociedade. No contexto político esta distribuição é afetada pois o produtor de informação tenderá a transferir produtos que minimizem uma condição de ineficiência operacional do seu estoque, em detrimento de uma situação que maximize a expectativa de qualidade de informação da demanda dos seus usuários. Aqueles que detêm o poder sobre os estoques institucionais de informação também detêm o poder sobre a sua administração e distribuição e conseqüentemente sobre o conhecimento gerado na sociedade e o seu potencial de desenvolvimento. O produtor de informação, proprietário dos estoques, decide sobre quais os itens de informação devem ser armazenados e quais as estratégias para a sua distribuição à sociedade. Decide, ainda, sobre o empacotamento tecnológico para a sua distribuição, considerando que alguns dos canais de distribuição são tão intensivos na utilização de tecnologia, que podem direcionar a própria estratégia na transferência da informação. A gestão dos estoques de informação pode ser tão autoritária quanto as políticas que a orientam. Será tanto mais autoritária quanto maior for o poder de oferta sobre a demanda colocada pelos receptores.
  Incluído em: 18/06/2010
  Apresenta relações entre as diversas fases do ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil e o capitalismo. Para evidenciar tais relações exibe-se o modo de produção capitalista e suas respectivas etapas, contextualizando dessa forma a influência deste na área e na formação do profissional da informação. As relações entre o Capitalismo e o ensino da Biblioteconomia permitem desenvolver reflexões acerca dos modelos e conteúdos dos cursos ministrados na área. Tal entendimento do modo de articulação dos parâmetros curriculares reflete as concepções e valores em período temporal. Por fim, questões de cunho terminológico são feitas a título de exemplificar as comparações mencionadas.
  Incluído em: 04/11/2012
  Padrões de organização da informação são necessários em pesquisas bibliométricas para que documentos que possuam características similares possam ser recolhidos em fontes primárias e secundárias e para que se possa atingir confiabilidade na análise dos dados. Com o objetivo de identificar as dificuldades encontradas por pesquisadores quanto aos aspectos de organização da informação, efetuou-se um levantamento de 59 relatos de teses e dissertações e realizaram-se entrevistas com especialistas da área. Conclui-se que, de maneira geral, as dificuldades se concentram principalmente na padronização de títulos de periódicos e de nomes de autor (descrição física), assim como na diversidade de representações de assunto (descrição de conteúdo). A necessidade de controle da literatura por meio da manutenção de bases de dados atualizadas é apontada pelos especialistas entrevistados como uma das principais dificuldades encontradas na realização de pesquisas na área de bibliometria no Brasil.
  Incluído em: 05/08/2008
  O artigo relata as atividades desenvolvidas em um Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na modalidade de Educação Aberta e a Distância mediada por computador. Trata de um estudo de casos sobre: qualidade na prestação de serviços em bibliotecas escolares; acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como possibilidade de construção de ferramentas de gestão, que auxiliam o bibliotecário a planejar, organizar e avaliar as atividades. Tem como sujeitos da pesquisa alunos do Curso de Especialização que atuavam em três bibliotecas escolares, sendo, respectivamente, uma no Estado do Rio Grande do Sul, uma no Estado da Paraíba; e a terceira no Estado do Rio de Janeiro. Descreve e analisa, mais especificamente, os resultados da construção da “Matriz de Priorização GUT” no âmbito das bibliotecas escolares.
  Incluído em: 01/07/2011
  Fala e explica sobre uma nova catalogação que seria o FRBR, dando características do assunto.
  Incluído em: 07/06/2013
  O presente trabalho teve por objetivo analisar a formação empreendedora dos currículos dos cursos Biblioteconomia na região sul do Brasil. Fizeram parte de análise do estudo as instituições de ensino público, federais e estaduais, que são: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Universidade Estadual de Londrina – UEL. O estudo foi desenvolvido a partir da busca por termos relacionados ao empreendedorismo nas ementas das disciplinas curriculares nos cursos pesquisados. Foram selecionadas cinco disciplinas de três instituições diferentes. O resultado da pesquisa mostra uma preocupação dos referidos cursos na modernização de seus currículos e da preocupação de uma melhor formação de seus egressos para o mercado de trabalho.
  Incluído em: 04/11/2012
  Evidencia a importância de pesquisas em torno dos currículos escolares dos cursos de Biblioteconomia, com o objetivo de compreender os saberes e as práticas contempladas nos mesmos. O texto toma como eixo analítico as temáticas da organização e mediação da informação presentes nos textos concernentes à formação de bibliotecários no Brasil. Portanto, analisa os docu¬mentos do Ministério da Educação (MEC) e da Associação Brasi-leira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN), referentes aos novos modelos formativos de bibliotecários, tentando visualizar se, em seu conteúdo, estão contempladas questões referentes à responsabilidade social. Os resultados afirmam que estão sendo cada vez mais importantes que os conteúdos relativos à ética e à responsabilidade social estejam contemplados nas mais diversas disciplinas de formação do bibliotecário, mas não uma respon¬sabilidade social que é praticada pela maioria dos empresários, mas sim, voltada para os usuários.
  Incluído em: 04/11/2012
  Para demonstrar a interdisciplinaridade presente nos cursos de Biblioteconomia do Estado de Santa Catarina, analisou-se o conteúdo dos currículos de formação do bacharel em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), implantados respectivamente em 2005 e em 2008. Por meio das análises, pode-se verificar a presença de disciplinas de cunho interdisciplinar e/ou que sejam próprias de outra área do conhecimento dos dois cursos oferecidos. As análises também revelaram quais são as áreas que possuem maior influência na interdisciplinaridade dos cursos de graduação em Biblioteconomia do Estado de Santa Catarina, possibilitando o seu fortalecimento por meio das possibilidades de cooperação científica, com base nas diferentes necessidades e ofertas curriculares do Estado.
  Incluído em: 19/04/2013
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