Categoria: Curso de Biblioteconomia
 
26 Site(s) nesta categoria           21 a 26 de 26

  Análise de citação de quatro revistas brasileiras de biblioteconomia,documentação e ciência de informação no período de 1990 a 2006,visando a detectar a presença da literatura da área publicada e citadaem espanhol. Destaca a revista Ciência da Informação como a maisprodutiva de artigos e citações e a Espanha responsável pelo maiornúmero de artigos publicado. Pelo pouco uso da literatura espanófonacomo base para a produção do conhecimento brasileiro e pelo elevadonúmero de artigos de autoria individual, conclui-se que não há equipede pesquisadores trabalhando em cooperação na América do Sul.
  Incluído em: 15/09/2009
  O acesso e o uso da informação são questões relacionadas ao desenvolvimento humano em seus múltiplos aspectos. Percebe-se um diferencial entre as pessoas que têm acessibilidade aos meios de informação — uma pequena parcela da população — e as que não têm. Nesse sentido, as bibliotecas públicas, os telecentros ou, ainda, a articulação entre os dois organismos de informação são propostos com o objetivo de democratizar o acesso e o uso da informação junto às comunidades e segmentos sociais alijados da participação em sociedade. Essa é a reflexão, feita a partir da literatura e documentos sobre o objeto deste texto, com ênfase nos telecentros, visto que as bibliotecas públicas, historicamente, vêm sendo debatidas há muito tempo, enquanto que os telecentros são organismos emergentes e devem contar com políticas mais sólidas, para que não esbarrem nos mesmos entraves que impossibilitaram o sucesso daquelas. Iniciativas de comunidades, em particular, têm oferecido resultados otimistas nesse sentido.
  Incluído em: 05/05/2010
  A sociedade da informação (SI) retrata a crescente importância que a informação, o conhecimento e as inovações tecnológicas assumem na contemporaneidade. O objetivo do artigo é elaborar um exercício exploratório sobre o uso de indicador sintético voltado para o dimensionamento de aspectos relevantes da SI. Os procedimentos metodológicos envolveram a exploração de bases de dados e informações estatísticas, a padronização de variáveis, além de levantamento documental e bibliográfi co. Os resultados sugerem que, embora favorável, a trajetória da SI não se mostrou linear no tempo. Dentre as dimensões sob consideração, a manifestação mais signifi cativa da SI estaria associada à disponibilidade de infraestrutura tecnológica e meios de acesso à internet. Por sua vez, formação educacional e recursos fi nanceiros representariam desafios a serem enfrentados para a consolidação da SI no Brasil. Ao tentar representar conceito complexo e multifacetado e buscar dimensionar aspectos associados à sua manifestação, o artigo representa esforço de sistematização de dados e informações de interesse para a ciência da informação.
  Incluído em: 25/06/2010
  A integração de mecanismos de segurança como criptografia de dados a ambientes computacionais eleva a carga de processamento destes, podendo ocasionar um declínio de suas taxas de desempenho. Nesse contexto, essa pesquisa busca mostrar ser possível proporcionar segurança simultaneamente com níveis de desempenho similares aos de ambientes desprovidos de qualquer mecanismo de segurança. Para isso, pretende-se, por meio do emprego da linguagem VHDL e das ferramentas XILINX e MODELSIM, incorporar recursos de algoritmos criptográficos e de compressão de dados em circuitos programáveis (FPGAs), concebendo um hardware, que, ao ser implementado aos dispositivos que compõem um ambiente computacional, proporcionem desempenho e segurança aos dados que por ele trafegam.
  Incluído em: 24/08/2010
  Apresenta a metodologia utilizada para o desenvolvimento de equipes em Unidades de Informação (UIs, elaborada a partir de um trabalho de parceria entre profissionais das áreas de Biblioteconomia e Psicologia, realizada na Biblioteca de Ciências Sociais C (Direito) da Rede Sirus - Rede de Bibliotecas UERJ. A metodologia é fundamentada nos conceitos de employeeship e gestão do conhecimento,e no modelo Pesquisa-Ação.Comtempla o desenvolvimento das competências técnicas e das habilidades interpessoais,e sua importância para o desenvolvimento em equipe. Dentre os resultados obtidos a partir da utilização da metodologia, destacam-se melhorias na integração dos membros da equipe e na execução dos processos de trabalho na UI, bem com um maior comprometimento dos profissioanais com os objetivos e metas da biblioteca.
  Incluído em: 12/05/2010
  Analisa a estrutura dos planos de ensino da disciplina de “Usuário da Informação”, ministrada entre 2007 e 2009 nos cursos de graduação em biblioteconomia de universidades brasileiras. Pesquisa qualitativa e quantitativa utiliza como procedimento metodológico a técnica da análise de citação. Os resultados mostram uma diversidade terminológica do título e carga horária da disciplina.
  Incluído em: 08/03/2010
21 a 26 de 26

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.