Categoria: Competência Informacional
 
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  Apresenta a sistemática de organização de uma Biblioteca Digital com o objetivo de favorecer o acesso aos documentos sobre Educação a Distância (EaD) do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência Informacional (GPCIn). A escolha deste tema deve-se à estruturação física do Núcleo GPCIn e à necessidade de organização e disponibilização de materiais para pesquisa sobre o tema EaD. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica, documental e aplicada, esta última, conduzida para atender a uma necessidade específica. Mostra o processo de análise e seleção dos documentos, a escolha do sistema utilizado para a criação e a organização da Biblioteca Digital e de que forma ela pode beneficiar alunos e pesquisadores.
  Incluído em: 03/04/2013
  O presente artigo é uma reflexão inicial sobre as relações entre a ciência da informação com a biblioteconomia e a arquivologia. Ele parte do princípio de que diversas disciplinas precisam encontrar sua validação social respaldadas na Ciência Enquanto “saber poder” a ciência da informação ofereceria fundamentação teórica que serviria para a inserção dessas disciplinas no âmbito científico e acadêmico. No entanto, as relações de poder entre as ciências não são constituídas de forma unidirecional, pelo contrário, existe um embate entre os saberes fundamentados em tradições e práticas diversas. Ao ressaltarmos os aspectos institucionais da ciência da informação no Brasil, percebemos que sua aproximação com a biblioteconomia e a arquivologia foi articulada desde sua exterioridade. No entanto, aponta-se a possibilidade de uma aproximação em torno de tópicos de interesse comum entre essas áreas.
  Incluído em: 28/04/2014
  Atualmente, tem-se enfocado, no âmbito das pesquisas científicas, a responsabilidade social do bibliotecário em sua atuação frente à sociedade da informação. Nesse contexto, compreende-se que a formação desse profissional deve abarcar conteúdos que enfoquem o seu papel social, sobretudo no que concerne às questões referentes à Competência Informacional, dado que o bibliotecário tem sido apontado como o responsável por promover, implementar e desenvolver programas desta natureza nas instituições de ensino. A presente investigação teve como objetivo analisar como a Competência Informacional e os conteúdos de formação pedagógica têm sido abordados nos cursos Biblioteconomia no Brasil e de Informação e Documentação na Espanha, caracterizando-se como uma pesquisa de cunho exploratório,documental e comparativo, realizando-se a análise dos currículos, dos planos de ensino e de entrevistas com professores que ministram a disciplina acerca do tema. Deste modo, a análise dos resultados foi realizada tanto de forma qualitativa como quantitativa. Como resultados, no Brasil, constatou-se que há 10 disciplinas de Competência Informacional, sendo que sete são de caráter obrigatório e três são optativas; a nomenclatura mais utilizada é Competência Informacional. Na Espanha, quatro são optativas e uma de formação básica; há uma normatização quanto ao uso do termo alfabetização em informação ou alfabetização informacional. O conteúdo da maioria das disciplinas que abordam o tema inclui o conceito, os programas, os locais de aprendizagem e o papel educacional do bibliotecário, considerando-se que poucos cursos de Biblioteconomia possuem disciplinas de didática ou da área de educação que possibilitam aos alunos compreenderem o sistema de ensino, sua forma de organização, suas teorias de aprendizagem. No âmbito espanhol, não são oferecidas disciplinas da área de educação. Entretanto, os alunos têm a opção de cursá-la como disciplina optativa em outros cursos. Considera-se que alguns cursos de Biblioteconomia e de Informação e Documentação têm voltado seu olhar para a Competência Informacional, com a inserção de disciplinas que abordem a temática em seus currículos. Entretanto, no âmbito espanhol, a maioria destas disciplinas é de caráter optativo, o que contrasta com a realidade do país, uma vez que, existe considerável aceitação acerca do tema por parte da classe bibliotecária e por haver programas desta natureza em variadas instituições de ensino superior. No Brasil, a maioria das disciplinas de Competência Informacional é de caráter obrigatório. Esse fato pode ser considerado um importante avanço nesta área, observando-se que o tema é relativamente recente neste contexto, ainda que poucos cursos a ela tenham aderido até o presente momento. Porém, há outras disciplinas que também citam ou abordam o tema de forma significativa. Desta maneira, acredita-se que a Competência Informacional vem ganhando cada vez mais espaço, tanto no Brasil quanto na Espanha, mesmo que possuam algumas divergências.
  Incluído em: 17/11/2014
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Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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