Categoria: Competência Informacional
 
13 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 13

  Este artigo discute o papel da informação e do conhecimento na nova ordem mundial. O foco central é o advento e a difusão da denominada economia da informação e do conhecimento, a qual vem induzindo novas atividades, conceitos de competitividade, estratégias organizacionais e formatos institucionais (que influenciam empresas, centros de ensino e pesquisa, governos etc. e até os próprios indivíduos) e exigindo novas capacitações.
  Incluído em: 05/05/2014
  Breve revisão do termo arquivos na dinâmica dos estudos contemporâneos. Discute-se a atual formação do arquivista diante da sociedade do conhecimento, o potencial do profissional de arquivos na gestão de documentos, no resgate e preservação da memória histórico-cultural e como investigador no processo de organização dos acervos. A formação do arquivista no Brasil, em especial na Bahia. O arquivista como agente participante das políticas estratégicas das instituições. Apresenta-se um estudo crítico em torno da formulação do currículo de Arquivologia e focaliza-se a importância da participação do arquivista na produção do conhecimento e no desenvolvimento socioeconômico, político, histórico e administrativo das instituições públicas e privadas. Destaca-se a formação humanística desse profissional.
  Incluído em: 03/05/2014
  Discussão acerca do Curso de Especialização em Gestão de Arquivo, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como resposta à crescente demanda e interesse dos(as) bibliotecários(as) e historiadores(as) que atuam nos lugares de memória de São Luís, advindos (as) de instituições federais, estaduais e municipais, tais como arquivos públicos, além de arquivos de igrejas, de associações, hospitalares, universitários, jurídicos, familiares, pessoais, empresariais, centros de documentação que compõem o cenário arquivístico de São Luís. Este curso busca contribuir para a formação de profissionais no campo da Arquivologia, uma vez que as Instituições de Ensino Superior (IES) maranhenses ainda não oferecem cursos de graduação neste campo.
  Incluído em: 01/05/2014
  Apresenta a nova proposta para os cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação, Arquivologia e Museologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Propõe-se um tronco comum de atividades acadêmicas da área de ciência da informação para os três cursos, acrescidas pelas atividades obrigatórias, optativas e complementares livres. A intenção é que os alunos das três formações cursem o tronco comum em turmas mescladas e que as atividades específicas já se iniciem no segundo período, para que o aluno tenha clareza das especificidades do curso e da profissão por ele escolhidos. Os cursos prevêem articulação com outros cursos da Universidade Federal de Minas Gerais, garantindo assim a interdisciplinaridade e flexibilização curricular. O aluno torna-se co-autor na montagem da sua grade curricular e conseqüentemente da sua formação.
  Incluído em: 12/05/2014
  Esta pesquisa buscou identificar a contribuição do Curso de Biblioteconomia da PUC Campinas no desenvolvimento da competência em informação, observando o nível desta habilidade nos alunos ingressantes e formandos expondo o cenário desta competência e verificando a aplicação desta habilidade em seus trabalhos. O levantamento dos dados foi obtido a partir de um questionário. Os resultados foram comparados à pesquisa de Campello e Abreu (2005) e ao modelo proposto por Kuhlthau (1996), verificando-se melhora significativa no âmbito da questão.
  Incluído em: 11/07/2014
  Discute os conceitos relacionados ao letramento informacional, visando a propiciar um arcabouço conceitual mais objetivo e rigoroso mediante o desenvolvimento das representações mentais que integram esse processo, bem como as consequentes relações intrínsecas aos diversos sistemas conceituais com ele identificados. Tal empreendimento é importante para se pensar a partir do mesmo referencial de ideias. É proposta uma concepção de ‘letramento informacional’ com ênfase na aprendizagem, como processo de construção do conhecimento que pode contribuir para a sustentabilidade da vida e a solidariedade humana na sociedade contemporânea.
  Incluído em: 15/08/2014
  No escopo dessa pesquisa busca-se entender como tem se desenvolvido a Ciência da Informação e na perspectiva desse desenvolvimento analisar quais são tentativas de se adotar abordagens de teorias das Ciências Sociais no campo da Ciência da Informação. Buscou-se ver essas tentativas a partir da análise da obra de um autor, dessa forma, selecionou-se dentre doze autores o teórico Gernot Wersig, e pela perspectiva identificada em sua obra buscou-se identificar a possibilidade de adoção e incorporação de teorias das Ciências Sociais pela Ciência da Informação. A pesquisa parte, inicialmente, de uma discussão sobre a ciência e seu desenvolvimento para, então, discutir o surgimento e o desenvolvimento das Ciências Sociais e, por conseguinte, da Ciência da Informação. Feita essa discussão, busca-se, então, um enfoque de análise, pautado por um quadro teórico das Ciências Sociais, que permita encontrar teorias dessas presentes nas discussões teóricas da Ciência da Informação pela perspectiva do autor selecionado.
  Incluído em: 28/04/2014
  Apresenta e discute os resultados do Projeto Competências em informação − Tutoriais em Tecnologias Intelectuais para disseminação da informação na web, em desenvolvimento no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Discorre sobre a proposta de uma ação de extensão, em parceria com o ensino universitário nas áreas de Biblioteconomia e Arquivologia, para o desenvolvimento de competências para busca, organização, produção e disseminação da informação na Web. Relata o desenvolvimento de tutoriais para transferência de tecnologias intelectuais à comunidade interessada, na web, bem como experiência com oficinas presenciais realizadas por ocasião do I Salão Internacional do Livro da Paraíba, em 2010. Discute os resultados parciais da ação para competências em informação, a partir de reflexão sobre a experiência nesse primeiro ano do Projeto.
  Incluído em: 16/04/2014
  Neste trabalho parte-se do pressuposto de que o conceito de documento e a preocupação com ele não está circunscrito apenas ao campo da Documentação. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar alguns entendimentos sobre o conceito de documento a partir da literatura científica de três distintas áreas do conhecimento: Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. A escolha destas três áreas ocorreu em razão de ter havido um crescimento destes cursos, implantados em diversas universidades, e também pelo fato de elas lidarem com o documento. Percebe-se que o documento está presente na literatura dessas áreas, salvaguardadas as distinções conceituais e procedimentais.
  Incluído em: 10/05/2014
  Apresenta o relato de uma experiência extensionista idealizada por docentes vinculadas ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (DCI/UFPB), realizada no período de junho a dezembro de 2011, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências (in)formacionais metodológicas aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Médici (EEPM)acerca das práticas informacionais de busca, acesso, uso e produção de informação, bem como a normalização brasileira quanto à documentação científica. Refere-se a uma pesquisa de característica descritiva, apoiada nas abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados se deu pela formação de categorias. Os resultados obtidos permitem concluir que os estudantes ficaram satisfeitos com a realização da Oficina de Competências (In)formacionais Metodológicas, indicando que a ação extensionista efetivou a sua parcela de contribuição para a construção do conhecimento e para a emancipação dos estudantes enquanto cidadãos pela competência em informação.
  Incluído em: 09/04/2013
1 a 10 de 13 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.