Categoria: Bibliotecas Universitárias
 
14 Site(s) nesta categoria           11 a 14 de 14

  Por meio de entrevistas com servidores da biblioteca,estudou-se a experiência do Serviço de Gerenciamento de Informações Digitais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, cujos dados receberam tratamento e análise qualitativos. Foram apresentados os conceitos acerca do tema preservação digital, e a revisão de literatura serviu para fundamentar o estudo e analisar o relato de experiência. Concluiu-se que o resultado foi satisfatório no sentido de elucidar a realidade de um centro de informação digital no Brasil que está em busca de desenvolver uma política de preservação digital.
  Incluído em: 06/06/2014
  Trata-se e um relato de experiência que apresenta as práticas de Gestão do Conhecimento realizadas na Biblioteca Universitária da UFSC, com vistas ao compartilhamento de conhecimento. São comunidades de prática em diferentes áreas, denominadas: “Bom Dia Biblioteca”, “Comunidade de Prática Programa de Capacitação” e “Clube do livro Era uma vez...”. Os encontros são realizados de forma presencial com periodicidades e métodos semelhantes, sempre com o intuito de compartilhar conhecimento e promover a aprendizagem pessoal e organizacional. Constatando que no caso de uma organização “biblioteca”, que os servidores normalmente trabalham fisicamente separados, possibilitando uma maior representação dentro da instituição, a prática regular de encontros para compartilhamento de conhecimento e troca de experiências, é fundamental para agregar valor ao serviços e atender o usuário final.
  Incluído em: 03/04/2013
  O presente trabalho trata sobre a criação do Projeto Bibliotecas sem Fronteiras, em uma biblioteca universitária, como estratégia de marketing para capacitar os alunos ingressantes a se tornarem autônomos na utilização dos recursos informacionais, assim como divulgar a biblioteca como um polo cultural e também incentivar a leitura, pesquisa e produção de novos conhecimentos com visitas à biblioteca. A metodologia utilizada foi composta por ações educativas por meio de dinâmicas de grupo e atividade de troca-troca de livros. Foram atendidos dois mil alunos que vivenciaram e conheceram os serviços da biblioteca, além da troca de experiências com os profissionais de informação.
  Incluído em: 30/04/2013
  Em razão da carência de estudos no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação em torno da aplicação de Serviços de Informação Utilitária em Bibliotecas Universitárias (BU’s), se desenvolveu esse estudo com o objetivo de sugerir e promover informações utilitárias a fim de integrá-las aos serviços de informação prestados por BU’s, com a finalidade de atender e cessar de maneira possível as necessidades de informação da comunidade atendida. Conclui-se que é premente a necessidade das BU’s se aproximarem mais do cotidiano de seus usuários contemplando assuntos relativos a saúde, trabalho, educação, cultura, lazer, utilidade pública etc., tendo em vista sua funcionalidade social.
  Incluído em: 10/10/2014
11 a 14 de 14

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.