Categoria: Bibliotecas Universitárias
 
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  O estabelecimento de padrões para as bibliotecas universitárias tem privilegiado os padrões qualitativos sobre os quantitativos, como são exemplos os padrões da ALA e da Ifla. A proposta incluída neste artigo, limitada a questão do pessoal, procura combinar os dois tipos de padrões e, assim, aproveitar os aspectos positivas de ambos os tipos. A utilização de padrões, entretanto, pressupõe algumas condições que as bibliotecas universitárias precisam atender para que essa utilização produza os efeitos que se espera.
  Incluído em: 11/07/2014
  O artigo divide-se em duas partes. A primeira analisa o Programa 5S de administração, nascido no Japão no final da década de 60, e o estilo participativo de gerenciamento organizacional. A segunda parte apresenta, a partir desta análise, uma experiência de aplicação conjunta destas duas formas de gestão em uma biblioteca universitária. Procura-se demonstrar que é possível, em um contexto de recursos escassos, encontrar soluções originais, alcançando significativa melhoria na prestação dos serviços aos usuários e criando um clima de confiança,responsabilidade e qualidade no local detrabalho.
  Incluído em: 17/07/2014
  Revista conceitos associados à educação de usuários nas bibliotecas universitárias e ressalta a importância crescente do desenvolvimento de habilidades informacionais no contexto da disponibilização da informação digital em rede.
  Incluído em: 22/05/2013
  A utilização das tecnologias de informação e comunicação na vida cotidiana criou novas formas de interação entre as pessoas, que implicam o redimensionamento das funções e dospapéis sociais. O objetivo deste estudo foi verificar como são percebidas as novas formas de sociabilidade pelos bibliotecários e analisar, nas relações entre tais profissionais e os usuários, as mudanças decorrentes do emprego das tecnologias de informação e comunicação. Os dados foram obtidos em entrevistas com profissionais das bibliotecas universitárias públicas e privadas de Porto Alegre-RS. Concluiuse que os bibliotecários percebem claramente as novas formas de sociabilidade no seu ambiente de trabalho, considerando a tecnologia um fator de interferência na relação com os usuários. Outro elemento identificado foi a existência de zonas de conflito introduzidas pela mediação das tecnologias de informação e comunicação nas bibliotecas universitárias, comuns no jogo da sociabilidade.
  Incluído em: 14/05/2013
  Apresenta um novo modelo para a Biblioteca Universitária - BU - que propõe a sua reestruturação em unidade de negócio em informação - UNInf, visando a ampliar seu foco de atuação, adotando uma postura dinâmica e pró-ativa, mantendo, contudo, o objetivo principal: apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Mostra os resultados de análises estratégicas que comprovam a necessidade dessa mudança, tendo por base os fatos e eventos portadores de futuro, na avaliação das condições de mercado por meio da matriz SWOT - Strenghs, Weaknesses, Opportunities, Threats - e no modelo das cinco forças de Porter adaptado para o setor de serviços da instituição estudada, no caso, as bibliotecas universitárias, que não têm fins lucrativos. Apresenta o aporte teórico que norteou o desenvolvimento do modelo da UNInf, criado com base no modelo dos capitais do conhecimento elaborado pelo Centro de Referência em Inteligência Empresarial - CRIE/COPPE/UFRJ-. Descreve as premissas básicas do modelo e a organização da UNInf de acordo com os capitais de relacionamento, estrutural, intelectual e ambiental.
  Incluído em: 28/05/2013
  Objetiva analisar comparativamente o impacto da mediação das Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Universitárias de Portugal e nordeste do Brasil. A pesquisa também visa investigar se a adoção dessas tecnologias traz de fato uma evolução nas práticas e serviços oferecidos, ou se há sinais de ruptura. O desenvolvimento das tecnologias digitais e a valorização vertiginosa da informação impulsionaram mudanças no ambiente das Bibliotecas Universitárias, principalmente relacionadas aos produtos e práticas informacionais oferecidos. Nesse aspecto, a pesquisa enfatiza também o comportamento do bibliotecário e do usuário de informação. Percebe-se que tanto a Biblioteca deixou de existir exclusivamente presencial, se tornando também virtual, como o usuário, que pode ser presencial ou virtual, acarretando assim, impactos e mudança/adaptação do bibliotecário a essa nova realidade. A pesquisa será qualitativa com base na metodologia quadripolar, através dos quatro pólos: epistemológico, teórico, técnico e morfológico. Pretende-se obter um quadro dos impactos reais das Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Universitárias portuguesas e brasileiras e propor ações de adoção/inovação no uso dessas tecnologias pelas bibliotecas analisadas.
  Incluído em: 27/01/2013
  Analisa a relação entre Direito Autoral e Direito à Informação, a fim de diminuir as dúvidas e apontar caminhos para a resolução de eventuais impasses ocasionados pelo confronto entre essas duas modalidades de Direito no âmbito das bibliotecas universitárias. Ao estabelecer a base conceitual indispensável a um posicionamento crítico frente a essa problemática, o presente artigo busca contribuir para a revisão de práticas profissionais, ora alheias a essas questões, ora mais restritivas que as leis instituídas ou os códigos de ética. Com a mesma intenção, também são apresentadas soluções de disseminação de conteúdo inovadoras e potencialmente relevantes em termos de tendências futuras (tais como o Acesso Aberto, Programa de Livro Texto, e-books e o projeto "Pasta do Professor"), capazes de auxiliar os profissionais da informação atuantes em bibliotecas universitárias a garantir o acesso à informação preservando os direitos autorais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, abordando principalmente ositemas: Ciência da Informação, Direitos Autorais e Direito à Informação
  Incluído em: 13/06/2014
  O artigo apresenta um método criado no âmbito da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a avaliação de acervos de livros que subsidiam as atividades de ensino de graduação. Descreve a fase de montagem do sistema de informações necessário para a elaboração do relatório de avaliação dos acervos. E, por fim, apresenta como os dados do relatório são congregados numa fórmula proposta com a finalidade de distribuir recursos para compra de livros de graduação entre as unidades do sistema de bibliotecas.
  Incluído em: 25/04/2014
  Este trabalho aborda os principais desafios que estão sendo enfrentados pelas bibliotecas universitárias brasileiras. São desafios complexos que exigem muita atenção por parte dos gestores das bibliotecas para poderem atravessar uma verdadeira encruzilhada. Inicialmente, é analisado o contexto do ensino superior no Brasil, o crescimento no número de instituições de ensino superior e do alunado nos níveis de graduação e de pós-graduação. Em seguida são vistos a missão da biblioteca universitária; o acervo, enfatizando as conseqüências da introdução do livro eletrônico e o surgimento de um novo acervo ligado à dados científicos (e-science); o espaço físico da biblioteca; os produtos e serviços, enfatizando a referência digital, o repositório eletrônico; as inovações e tecnologias que afetam a unidade de informação e, por último, a importância da cooperação bibliotecária como elemento facilitador para a absorção dessas mudanças.
  Incluído em: 01/07/2013
  Avaliou-se o uso de linguagem documentária alfabética de catálogos coletivos, na perspectiva das bibliotecas universitárias e no contexto sociocognitivo dos indexadores e dos usuários. Concluiu-se que o uso adequado de linguagens documentárias de áreas científicas especializadas faz-se por meio da avaliação quanto à atualização, especificidade e compatibilidade para atender às necessidades de indexação e recuperação da informação.
  Incluído em: 01/05/2013
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