Categoria: Arquivos digitais
Sub-categorias
Digitalização
 
26 Site(s) nesta categoria           21 a 26 de 26

  O presente trabalho objetiva compreender a importância da usabilidade (facilidade de uso do produto) nas etapas do processo editorial (submissão, edição, avaliação) de periódicos eletrônicos que utilizam softwares gerenciais. Apresenta uma revisão teórico-conceitual sobre a usabilidade e a avaliação de usabilidade de softwares utilizados na editoração de revistas eletrônicas. Destaca a importância dos cinco atributos propostos por Nielsen (2006) para determinar o grau de usabilidade de interfaces (Facilidade de manuseio; Eficiência de uso; Facilidade de Memorização; Baixa taxa de erros; Satisfação do usuário). Conceitua comunicação, comunidades e periódicos científicos, Open Access, interação humano-computador e sistemas de editoração eletrônica de revistas. Conclui que as avaliações de usabilidade contribuem para a identificação de problemas e permitem a realização de modificações na ergonomia das interfaces das seções (submissão, edição, avaliação) dos sistemas eletrônicos de editoração de periódicos científicos, adaptando-as em favor dos usuários e dos fins para os quais as utilizam. Com relação à Ciência da Informação, os estudos sobre a usabilidade de produtos são de muita importância porque auxiliam no estudo das interações entre pessoas nas instituições, permitindo o planejamento da informação e a organização dos sistemas de recuperação em favor dos seus usuários e das suas necessidades.
  Incluído em: 11/04/2014
  Este artigo apresenta um panorama sobre o desenvolvimento e o papel dos mecanismos de busca na recuperação da informação na web, destacando pormenores correlacionados à estrutura funcional dos primeiros buscadores e às especificidades da metodologia com que despontou o Google (Google PageRank). A fim de sublinhar a perspectiva tecnológica vigente e as implicações decorrentes das singularidades de cada buscador, outras metodologias são examinadas. As inovações recentes do Google Knowledge Graph, as quais parecem levar o modelo de acesso dos buscadores a um passo a mais em direção à web semântica e à possibilidade de se obter maior consistência nos resultados de busca também são analisadas.
  Incluído em: 07/04/2014
  Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a identificação de tipologia documental, fundamentada nos parâmetros da diplomática contemporânea, pode ser aplicada na investigação da gênese dos arquivos de arquitetura, fornecendo as bases para sua organização. Aborda a questão da diplomática aplicada nos estudos de gênese documental, envolvendo a identificação de documentos arquivísticos e seu contexto de produção. Analisa os fundamentos teóricos e conceituais da diplomática contemporânea como recurso metodológico nas atividades de identificação, envolvendo os processos de análise e reconhecimento de documentos, bem como as origens e a consolidação dos conceitos envolvidos. Aplica a identificação de tipologia documental, através de um estudo de caso, como método de organização em massa documental acumulada, referente a projetos de arquitetura, integrantes de fundos arquivísticos, oriundos do projeto para a construção da Universidade do Amazonas (atual Universidade Federal do Amazonas), no período de 1970 a 1983, custodiados pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por fim, traz como resultados alcançados a identificação de órgão produtor, tipos e séries documentais integrantes de arquivos de arquitetura, além de ratificar que a identificação traz para o campo arquivístico maior confiabilidade para gerar comparações e tomar decisões sobre critérios de recolhimento e conservação dos documentos produzidos e acumulados, facilitando consequentemente a preparação do terreno para a execução das demais funções Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura.
  Incluído em: 04/04/2014
  Artigo sobre preservação digital.
  Incluído em: 22/08/2014
  O presente trabalho teve como objetivo mensurar e apresentar uma metodologia das etapas do processo de digitalização dos prontuários dos pacientes. Desta forma, algumas novas atividades no meio arquivístico foram desenvolvidas para esta inserção, como a mensuração dos processos existentes e a quantificação das gestões e fluxos informacionais. Esta mensuração se fez a partir dos estudos métricos da informação, que no arquivo é denominado como estatística aplicada à documentação ou arquivometria. Para a metodologia foi mensurado o aspecto da digitalização dos documentos da área da saúde. Os procedimentos e técnicas de digitalização ajudaram na execução das tarefas, mostrando a importância da preservação digital e recuperação da informação para esse tipo documental. Com a experiência de dois anos em gestão documental na área da saúde, foi colocado todo o conhecimento adquirido, formulando uma nova metodologia para digitalização de documento da saúde. Conheceu-se melhor a área da saúde em termos documentais e tecnológicos, buscando ampliar os conhecimentos e atribuir experiências futuras com demais profissionais da área.
  Incluído em: 07/04/2014
  Analisa e avalia aspectos ergonômicos no Serviço de Digitalização e Microfilmagem de Documentos/Divisão de Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina, enfatizando os fatores ambientais: ruídos, iluminação, vibrações e clima, durante a operacionalização do Gerenciamento Eletrônico de Documentos nos documentos institucionais. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório com observação direta. Como análise dos resultados o fator ambiental de natureza física, ruídos, foi selecionado como maior causador de desconforto em todos os servidores. Como proposta de melhoria substituição de aparelhos de ar condicionado, sendo o motivo da troca o excesso de barulho e climatização insuficiente para a área de trabalho
  Incluído em: 07/04/2014
21 a 26 de 26

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.