Categoria: Arquivos digitais
Sub-categorias
Digitalização
 
26 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 26

  Estudo exploratório, com base em pesquisa documental complementada por consulta bibliográfica, objetivando resgatar a evolução histórico-institucional do Arquivo Histórico Municipal de Salvador (AHMS) e caracterizar a presente estrutura organizacional e seu acervo documental. Destaca as fontes de interesse para a história e a cultura da saúde, custodiadas pelo AHMS.
  Incluído em: 26/06/2013
  O periódico desempenha papel central na comunicação cientifica e tornou-se o meio de excelência para o acesso, uso e produção de conhecimento. Na sua transição para o suporte eletrônico, deve-se assegurar sua qualidade, tanto de seu conteúdo como da sua formatação. Esse estudo focaliza, especificamente, os aspectos dos periódicos científicos eletrônicos Qualis A, da área de Ciência da Informação. Os dados analisados referem-se a: dados gerais dos periódicos; tempo de existência de cada título; periodicidade; presença dos títulos nos mecanismos de indexação e resumos e em repositórios digitais; seções de cada título; equipe editorial; sistema de organização; sistema de navegação; sistema de rotulagem; sistema de busca; conteúdo das informações; usabilidade do site; e tipos de documentos de comportam (html, pdf etc.). As “Instruções para autores” foi outro item de análise. Em geral, todos os títulos de periódicos desse estudo tiveram desempenho satisfatório nos aspectos analisados. Deve-se também creditar que, com o aumento da visibilidade, - pois todos os títulos estão disponibilizados na Web - favoreceu maior acesso e uso pela comunidade científica. Provavelmente com isto, gerou-se a necessidade de estabelecimento de padrões de excelência, para garantir a qualidade da informação produzida e também de sua formatação.
  Incluído em: 26/04/2014
  Apresenta o processo de desenvolvimento de um modelo para sistema de gestão de propriedade intelectual por meio do uso de metodologia de análise contextual de tarefas, a qual visa desenvolver a modelagem sob a visão do usuário. Apresenta um estudo de caso, onde é empregada a abordagem sugestionada para o levantamento de requisitos. Tem como objetivo desenvolver um modelo que apresente melhorias na gestão de processos de proteção de propriedade intelectual, e que forneça dados que explicitem a importância do uso de ferramentas gerenciais como forma de melhoria no desempenho da proteção da produção intelectual da organização. Os resultados obtidos por meio do desenvolvimento de fluxos e com a estruturação das atividades foram positivos, melhorando a eficiência da recuperação de dados e conseqüentemente o aumento da capacidade de inovar da organização.
  Incluído em: 09/05/2014
  O artigo aala sobre a necessidade de criação da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros, devido às suas peculiaridades até então não relacionadas a uma câmara específica.
  Incluído em: 04/06/2013
  Discute o direito da propriedade intelectual associado a um projeto de Arquitetura da Informação em um espaço informacional digital - Web. A proteção ao projeto é focada nos entregáveis da Arquitetura da Informação. É apresentada a importância dos bens do conhecimento em nossa sociedade contemporânea bem como o valor econômico a eles associados. É explicado o conceito de propriedade intelectual e como a mesma está estruturada no ordenamento jurídico brasileiro. Os componentes integrantes dos entregáveis da Arquitetura de Informação tal qual definido por Morville e Rosenfeld são apresentados e explicados. A pesquisa conduzida é classificada como qualitativa, o método utilizado para abordar o problema foi o dedutivo. Em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa é classificada como bibliográfica. Conclui-se que embora seja possível proteger elementos de um projeto de Arquitetura da Informação, a legislação atual não contempla todas as demandas trazidas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação.
  Incluído em: 09/05/2014
  Rememora a história da tecnologia, culminando na moderna cultura digital, associando-a a uma odisseia. Contextualiza a necessidade do homem de registrar seus conhecimentos para compartilhá-los com outras gerações, o que começou com o verbo, logo, a pedra, depois, a argila, a madeira, peles, papel e, enfim, o ciberespaço. Discorre sobre vantagens da tecnologia na cultura digital e contradições na aceitação do meio eletrônico, tais como as limitações digitais e a facilidade com que se realiza plágio e se burla o direito autoral. Apresenta o letramento digital como elemento para utilização das novas tecnologias e considera que as metáforas biblioteca, ciberespaço, cibercultura, cultura digital e hipertexto serviram de inspiração para o texto, assim como, a Odisseia de Homero, que conta a viagem de Ulisses, que percorre e conhece vários costumes e tormentas. A coexistência com as mudanças serve de vivência para os desafios ou o que ainda há por ser feito.
  Incluído em: 03/04/2013
  Documentos históricos são ferramentas essenciais para historiadores. Em muitos casos, o acesso aos documentos pode ser difícil em função de inúmeros fatores, tais como a distância, segurança e fragilidade do documento. Uma forma de contornar esse problema é a digitalização e disponibilização do acesso em uma rede de comunicação, a Internet. Este artigo apresenta um ambiente para visualização de documentos históricos, desenvolvido dentro do projeto de Digitalização de manuscritos dos acervos dos Cartórios do 1º. e 2º. Ofícios do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana - PHAN.
  Incluído em: 26/06/2013
  Esta dissertação contribui para a Ciência da Informação, pois aprofunda e realiza estudos na área de fontes de informação, bibliotecas digitais, recuperação da informação e preservação digital tendo como foco o formato de arquivos digitais. O estudo teve como objetivo principal analisar os recursos disponíveis na Biblioteca Digital Greenstone (BDG) para preservação lógica de documentos digitais com foco no formato de arquivos e a recuperação de informação. Para atingir os objetivos específicos, adotou-se uma metodologia baseada na análise exploratória e descritiva do tema. Para análise, foi instalado o software Greenstone 3.04, e criado a coleção PGCIN que contempla as dissertações do programa de Mestrado em Ciência da Informação da UFSC. Após a realização da pesquisa, concluiu-se que a Biblioteca Digital Greenstone está preparada para atender aos requisitos de preservação lógica de arquivos digitais, pois aceita formatos de arquivos proprietários com especificação fechada, proprietários com especificação aberta, e não proprietários com especificação aberta, além de ser uma plataforma aberta e que permite o desenvolvimento de plug-ins para formatos de arquivos
  Incluído em: 05/05/2013
  Vivemos hoje uma época de mudanças e avanços tecnológicos que nos permitem a migração do livro impresso para mídias digitais, possibilitando ao mesmo tempo sua preservação e a facilidade de acesso às informações. Com este pensamento, o Laboratório de Digitalização de Obras Raras surge para implementar este conceito de preservação e acesso ao valioso acervo de publicações existentes na Seção de Obras Raras da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fundação Oswaldo Cruz. Com a disponibilização online, possibilitamos ao usuário facilidade de consulta em diversos dispositivos móveis, flexibilidade de horários, acesso mais interativo através de recursos de navegação se compararmos ao acesso tradicional à Biblioteca.
  Incluído em: 22/05/2013
  O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades e os limites da utilização da rede mundial de computadores pelo historiador ao buscar acessar a documentação com a qual irá trabalhar.A discussão do acesso aos documentos históricos será inserida no debate mais amplo sobre o acesso à informação – que envolve aspectos políticos, jurídicos, econômicos e tecnológicos. Busca-se fazer uma análise dos principais obstáculos encontrados, bem como propor possíveis soluções. Será apresentado, como estudo de caso, o trabalho que vem sendo executado nos Estados Unidos, onde encontramos esforços de instituições públicas e privadas que demonstram o potencial da Internet como parceira do historiador.
  Incluído em: 15/04/2013
11 a 20 de 26 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.