Categoria: Memória e Preservação
 
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  A abrangência do título em epígrafe é muito maior do que à primeira vista possa parecer, embora a nível mundial, relativamente pouquíssimos museus pertençam a Universidades. Minhas limitações obrigam-me a restringir estas notas aos museus zoológicos e aos departamentos universitários onde se ensina Zoologia. Mencionam-se, superficialmente, os museus do globo e suas relações com universidades e coleções zoológicas universitárias destituídas do rótulo "Museu". Abordam-se também aspectos da integração museu e universidade com ênfase aos departamentos possuidores de coleções.
  Incluído em: 11/07/2014
  Nesta dissertação, a autora faz um estudo exploratório sobre a situação atual de ensino de conservação, preservação e restauração de acervos documentais no Brasil, como disciplina dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Neste estudo, percebe-se que o ensino nessas disciplinas não possibilita aos alunos uma formação em conservação e restauração, comparando os aspectos em comum entre as disciplinas no Brasil e os cursos no exterior. É possível perceber a expectativa, entre professores e profissionais da informação, em relação a criação de cursos para a formação de profissionais em conservação e restauração de acervos documentais. É importante despertar, entre alunos e profissionais da informação, a consciência para a necessidade de conservação.
  Incluído em: 30/04/2013
  Artigo escrito pela Prof. Bahia, falando sobre a ação realizada pelo Departamento de Ciência da Informação da UFSC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Administração e Arquivo Histórico Municipal de Florianópolis, na qual foram realizados os processos de conservação, preservação, restauração e transcrição paleográfica do acervo de manuscritos do período de 1714-1880
  Incluído em: 10/04/2013
  Tradicionalmente, bibliotecas e arquivos têm sido considerados locais privilegiados de conservação da memória, ideia intimamente associada à guarda/custódia de documentos suportes materiais de informação, predominantemente em papel), com o fim supremo de servir interesses culturais e de investigação (especialmente a histórica). Esta visão historicista e patrimonial foi, contudo, posta irreversivelmente em causa por efeito da revolução tecnológica iniciada ainda no século XIX (surgimento do telégrafo, do telefone, da fotografia, da rádio, do cinema…) e acelerada dramaticamente no pós Segunda Guerra Mundial por efeito das Tecnologias da Informação e da Comunicação, atingindo o seu auge com a introdução do “digital” e da Internet nas duas últimas décadas. Ao paradigma tradicional começa a contrapor-se uma nova perspectiva, centrada na Informação como objecto de trabalho e de estudo, o que legitimou o termo “era pós-custodial”. Neste texto discute-se a necessidade/possibilidade de continuar a preservar a memória (informacional) num tempo em que a Informação se gera e se gere a ritmos vertiginosos. Será que é possível compatibilizar a gestão da informação com a conservação da memória? Ou não será esta conservação parte indissociável de uma gestão da informação com qualidade?
  Incluído em: 08/05/2013
  Este texto, que é parte da pesquisa de pós-doutorado em Ciências da Informação, realizada na École de Bibliothéconomie et des Sciences de l´Information (EBSI), da Université de Montréal Canadá, versa sobre Informação, Memória Social, Cultura e Patrimônio Digital. Tem o objetivo de apresentar algumas reflexões sobre os desafios de salvaguarda e acesso ao patrimônio, em meio eletrônico, com ênfase nas questões culturais, econômicas e políticas que envolvem a temática. Toma como elemento inicial de reflexão o documento: “Carta da UNESCO sobre a Preservação do Patrimônio Digital” e sobre a “Memória do Mundo”, amplamente divulgado na Internet, e que tem estimulado os diferentes países membros e instituições ao estabelecimento de políticas, estratégias, ações, programas, padrões, diretrizes e metodologias que assegurem a preservação e o acesso à memória e ao patrimônio mundial em ambiente virtual.
  Incluído em: 05/12/2012
  Este trabalho apresenta um recorte da tese de doutorado em andamento, acerca do papel da memória e do arquivo enquanto meios para a recuperação, instrumentalização e produção de conhecimentos. Usos que, para a produção da memória, se encontram aqui representados pelas experiências vividas pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) e a Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT), assim como seus atores nos últimos anos. Suas atuações apontam para o desenvolvimento do diálogo presente no espaço público através do arquivo e da memória. A criação e organização de serviços de arquivo em ambas centrais, além da fundação de um Instituto de História Social no caso da CGT, evidenciam um fenômeno característico de um "desejo de memória" por parte dessas instituições. Nosso objetivo é, portanto analisar e nos debruçar sobre os motivos e o interesse acerca do constante e crescente uso da memória e do desenvolvimento dos arquivos sindicais.
  Incluído em: 26/06/2013
  Este artigo discute sobre as diferentes formas de utilização das memórias individuais e coletivas pelos grupos sociais, configurando-se em utilizações sociais da memória. Os casos que serviram de referência para a elaboração da análise foram os exemplos demonstrados nos filmes “Narradores de Javé” e “Uma cidade sem passado”. A elaboração do texto teve embasamento na leitura de bibliografias sobre a re lação cinema/história e, sobretudo história/memória. Através da análise sobre como cada produção aborda a questão da utilização da memória foi possível compreender os processos de disputa em trono daslembranças e como estas podem, a depender do contexto, servir de instrumentos para despertar sentimentos variados e/ou atender os interesses dos grupos sociais envolvidos.
  Incluído em: 09/04/2013
  O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a preservação do patrimônio cultural, bem como refletir sobre sua trajetória de preservação em âmbito nacional. O estudo do patrimônio cultural promove a valorização e a consagração daquilo que é comum a determinado grupo social no tempo e no espaço, visto o mesmo possuir significações relevantes por ser parte de sua construção histórica. Busca-se nesse sentido compreender como a idéia de preservação obteve seu desenvolvimento na esfera pública do governo brasileiro.
  Incluído em: 14/04/2014
  Este artigo desenvolve-se com o aporte de uma das disciplinas contemporâneas de grande influencia em seus saberes transdisciplinares, a Ciência Cognitiva, na sua contribuição as tecnologias de acesso e recuperação à memória como a exemplo dos processos analógicos simbólicos relacionados à capacidade mental de apreender as semelhanças, importante elemento no processo da criatividade artístico-cientifica (Mapas mentais e conceituais, por exemplo). Apresentamos estratégias desta natureza no pensamento de alguns artistas, utilizadas nas Artes Plásticas, cujas propostas criam uma produção estética para o conhecimento e que se mostram como um modelo representacional do uso social dos processos de captação, apreensão e transformação de informação, em especial da memória cientifica, posto que, em seus trabalhos problematizam as questões Arte-ciência. Na revisão de literatura sobre o tema encontramos exemplos de obras produzidas por artistas europeus e brasileiros no período da Arte Contemporânea, Arte Moderna e da Renascença. Sobre tais processos de acesso e de recuperação de informação, as obras se apresentam como entidades modeladoras em analogias à memória individual e coletiva, no que usamos a interdisciplinaridade referencial com a Neurobiologia para o conceito de memória como uma unidade psíquica de informação contribuidora dos processos de representações internas dos indivíduos e na compreensão, no campo da Ciência da Informação, de que um documento, sendo um sistema de memória, é uma tecnologia de memória social, parte também do sistema de processamento de informação das sociedades.
  Incluído em: 24/04/2013
  O objetivo deste artigo é discorrer sobre as formas de acondicionamento dos documentos visando a sua preservação e contribuição para o resgate da memória das organizações. Discutem-se aspectos conceituais da memória e suas relações com a preservação das fontes documentais.Apresentam -se os invólucros apropriados aos documentos em papel e fotografias, os cuidados com o espaço físico e as especificações com relação aos mobiliários adequados.
  Incluído em: 05/12/2012
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