Categoria: Gestão do Conhecimento
 
27 Site(s) nesta categoria           21 a 27 de 27

  Analisa o comportamento da empresa júnior JR Consultoria, da Universidade Federal do Paraná, com relação às dimensões necessárias para aplicação de Gestão do Conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, apoiada em um estudo de caso e revisão de literatura. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online com os membros da Organização, contendo perguntas fechadas relacionadas às dimensões de Gestão do Conhecimento. No segundo momento, esses resultados foram comparados ao cenário nacional, com vistas a pontuar semelhanças e diferenças entre a empresa Junior e os outros tipos de organização. Os resultados apontam o cenário estudantil com maior propensão às práticas de Gestão do Conhecimento, pelo caráter experimental, para o qual, erros e acertos trazem consequencias com menor impacto em relação às outras organizações. As empresas juniores são fomentadoras da experiência de mercado aos graduandos e neste sentido as práticas gerenciais que possibilitem um ambiente propício à troca e criação de conhecimento podem ser consideradas como formas de multiplicar a idéia de Gestão do Conhecimento no mundo empresarial.
  Incluído em: 01/07/2011
  O presente trabalho encara os problemas relativos ao conteúdo e relevância do direito de acesso à cultura, suas relações com os direitos autorais e seus efeitos sobre os limites da proteção. Na reflexão proposta são destacadas a relevância e importância do direito de acesso à cultura por meio de uma análise interdisciplinar e apresentadas as normas jurídicas e fatos sociais que regulam e informam tanto os direitos culturais – em particular o acesso - como os direitos autorais. Ao final conclui-se pela existência de elementos sociais e instrumentos jurídicos para uma efetiva concretização do direito de acesso à cultura, e pela necessidade de uma mudança na forma como são concebidas, interpretadas e aplicadas as normas jurídicas em questão.
  Incluído em: 13/06/2014
  Esta pesquisa tem como objetivo analisar os atributos para a avaliação da qualidade da informação disponibilizada no ambiente de intranet, como suporte à gestão do conhecimento, em empresas de desenvolvimento de software. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo, utilizando o estudo de casos múltiplos em três empresas da área de desenvolvimento de software localizadas no Brasil. Na primeira fase, através de entrevistas com especialistas, foram identificados 9 atributos (precisão, clareza, relevância, credibilidade, completeza, atualidade, tempestividade, apresentação, concisão) considerados mais relevantes para avaliação da qualidade da informação no contexto pesquisado, e 17 atributos secundários, que receberam críticas dos especialistas. Na segunda fase, por meio de entrevistas realizadas com colaboradores das empresas estudadas, foi possível confirmar os atributos identificados pelos especialistas, acrescentando outros que tinham recebido críticas dos mesmos. A partir da análise de conteúdo identificou-se um conjunto de 9 atributos da qualidade da informação, sugeridos como aplicáveis no ambiente de intranet como suporte à gestão do conhecimento, em empresas de desenvolvimento de software (precisão, clareza, relevância, credibilidade, completeza, atualidade, tempestividade, fonte e ordem). A avaliação da qualidade da informação da intranet foi considerada importante para aumentar a credibilidade da informação que é disponibilizada e obter algum benefício com esta informação que auxilie o processo de desenvolvimento de software.
  Incluído em: 14/05/2013
  A gestão do conhecimento tem um dos seus pilares no ser humano e para haver o efetivo compartilhamento é preciso considerar os aspectos emocionais de cada indivíduo. Esse artigo discute a ligação entre o compartilhamento de conhecimento em um grupo de trabalho e o desenvolvimento da intimidade entre os membros desse grupo e num ambiente de transformação organizacional. Para isso, analisa-se o processo de compartilhamento e os aspectos relacionais envolvidos. A construção de um ambiente que permita interação e proximidade capaz de desenvolver certa intimidade geradora de segurança torna-se um diferencial ao compartilhamento do conhecimento e aprendizado do grupo.
  Incluído em: 21/11/2012
  A consciência traduz e define a apropriação do conhecimento quando - recorda, presta atenção e espera - esta intermediação acontece em um momento do presente. É um estado de vivência provisória e ocorre quando acontece a passagem da informação para conhecimento. Assim a cognição dos conteúdos se processa em um tempo do presente cada vez mais alongado pela velocidade dos acessos e a sensibilidade das conexões imediatas, em um processo que se inicia no tempo cronológico da agregação de estoque de conteúdos de informação. O grande temor é não conseguir acompanhar a rapidez dos eventos neste processo e ficar para trás, sobrecarregado de ativos de conteúdos imateriais, que podem ficar indesejáveis se não forem trocados devidamente. A riqueza que temos aderente vem destes ativos intangíveis trocados para conhecimento. Entendendo, contudo que o procedimento se inicia no labirinto da inconstância dos significados da informação armazenada.
  Incluído em: 10/12/2012
  Apresenta os resultados de estudo em que se analisa a contribuição dos Mapas Conceituais para a visualização das áreas do conhecimento em Unidades de Informação. Como objetivo geral analisa-se os aspectos teóricos e a contribuição de Mapas Conceituais para a visualização de conceitos de áreas do conhecimento em Unidades de Informação. Quanto à metodologia, caracteriza-se como descritiva e exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. Conclui-se que os Mapas Conceituais na Ciência da Informação podem colaborar com o campo da Organização do Conhecimento. Também pressupõe uma forma de organizar, representar e compartilhar o conhecimento. Os resultados alcançados permitem ampliar esse assunto.
  Incluído em: 14/05/2013
  Introdução: A informação tornou-se elemento imprescindível na tomada de decisão e execução das atividades administrativas das organizações modernas, repercutindo na sua necessidade de gestão. Objetivo: averiguar a adoção de instrumentos arquivísticos que promovam a gestão de documentos e informações; analisar a percepção do arquivista quanto à gestão do conhecimento na instituição pesquisada; o incentivo e apoio dos gestores no compartilhamento e uso do conhecimento; e, o estudo dos fatores que interferem no desenvolvimento de um programa de gestão do conhecimento. Metodologia: Levantamento da bibliografia e referencias teóricos e em seguimento, aplicou-se um questionário em uma Instituição Pública Federal. Resultados: O conjunto de fatores verificados serve de parâmetro para demonstrar a situação encontrada nos órgãos governamentais brasileiros e as dificuldades para aplicação da gestão do conhecimento. Conclusões: apontam-se alternativas para contornar a atual realidade, destacando-se o papel do arquivista, que deve assumir a postura de incentivador no uso da informação e conhecimento produzido pelas organizações.
  Incluído em: 25/04/2014
21 a 27 de 27

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.