Categoria: Gestão do Conhecimento
 
27 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 27

  O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva,cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de (in)formação e mediações e meios necessários para que informações geradas em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá- lo teórica e metodologicamente.
  Incluído em: 19/09/2010
  Versa sobre a influência da comunicação eletrônica na produção do conhecimento científico na área de física da Universidade Estadual de Campinas entre o início das décadas de 1980, 1990 e 2000. Verifica-se se o acesso mais abrangente e rápido à informação científica, proporcionado pelos periódicos eletrônicos e seus estoques ou portais tem ocasionado modificações no sujeito cognoscente. Por meio da correlação entre dados de dissertações/teses e dados retirados de suas referências bibliográficas (títulos de periódicos citados e anos de publicação), conclui-se que os pesquisadores estão citando mais títulos de periódicos e mais rapidamente, talvez por conta do fenômeno da comunicação eletrônica.
  Incluído em: 26/04/2014
  Apresenta uma análise sobre a importância do planejamento em gestão de bibliotecas enfatizando o uso de ferramentas de marketing em organizações sem fins lucrativos. Aborda a elaboração de um plano de marketing como elemento facilitador na tomada de decisão de uma unidade de informação. Mostra as etapas, desde o diagnóstico até a avaliação deste instrumento, que contribuiu muito com a qualidade dos serviços prestados pela biblioteca da Faculdade SENAC Florianópolis.
  Incluído em: 18/11/2010
  Narrativas de histórias é uma técnica de gestão do conhecimento para compartilhamento de experiências, pensamentos e valores no ambiente organizacional. O objetivo desta pesquisa foi identificar o emprego de narrativas de histórias para transpor as barreiras que se interpõem ao sucesso de projetos de Tecnologia de Informação (TI). Como resultado, apresenta-se uma proposta de emprego de narrativas de histórias para facilitar o gerenciamento de projetos na área da TI.
  Incluído em: 06/04/2014
  Com o intuito de contribuir para o aumento da eficiência e eficácia das unidades de Inteligência Competitiva (IC) no âmbito da gestão de pessoas, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma sistemática para mapear conhecimentos, habilidades e atitudes de profissionais de Inteligência Competitiva. O método adotado foi pesquisa-ação e a aplicação foi realizada junto ao Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da Universidade Federal de São Carlos. O principal resultado foi a construção de um referencial teórico para a realização efetiva de processos de mapeamento voltados à Inteligência Competitiva. Outros resultados, ligados diretamente à implantação do mapeamento (a base de referência de competências em Inteligência Competitiva, o glossário de atributos de competência e a ferramenta computacional “Levantamento de Atributos”) também foram alcançados. Conclui-se que o modelo de mapeamento pôde contribuir para a criação e desenvolvimento de equipes de Inteligência Competitiva, sob a ótica da melhoria contínua.
  Incluído em: 09/07/2013
  O dinamismo do novo cenário socioeconômico, definido pelo desenvolvimento tecnológico, está provocando a transição de um modelo fundamentado na eficiência individual para outro, cujas bases se estabelecem em medidas da eficiência coletiva. Neste contexto, a aprendizagem organizacional figura como um processo que medeia a geração de conhecimento, de habilidades e de competências para as organizações. Este trabalho fundamenta-se na argumentação de que o conhecimento é o recurso mais importante para a competitividade empresarial, e de que as teorias sobre aprendizagem organizacional contribuem para a sua gênese. A aprendizagem organizacional interage com o conhecimento através de construções teóricas como competências e capacitações, que são definidas no nível organizacional. O objetivo deste trabalho é estudar as relações existentes entre os processos de aprendizagem organizacional e a formação e desenvolvimento de competências organizacionais, no âmbito da gestão de operações. Tais relações foram consolidadas na forma de um framework teórico-conceitual. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, cuja estratégia fundamentou-se em informações obtidas junto a especialistas (profissionais e acadêmicos) e em projeto de implantação de um modelo corporativo para a gestão estratégica de conhecimento. O resultado é o refinamento e teste de um framework que define as relações entre o processo de aprendizagem organizacional e a formação e desenvolvimento de competências que se estabelecem nesse nível. Observa-se que, no contexto da gestão estratégica de operações, a aprendizagem estabelece o processo através do qual se mobilizam recursos. No entanto, esta mobilização é mediada pelas competências organizacionais.
  Incluído em: 11/07/2014
  Os softwares de apoio aos processos de gerenciamento das sugestões permitem às empresas estimular, captar e gerenciar, de modo sistemático, as ideias dos seus colaboradores. Nesse contexto, este artigo objetiva identificar o grau de atendimento desses aplicativos às etapas identificadas nos Programas de Sugestão organizacional. Foram levantadas as características e requisitos de cinco aplicativos, em plataforma web, que servem de apoio aos Programas de Sugestão voltados à inovação. A abordagem utilizada neste estudo foi predominantemente qualitativa. Buscou-se em revistas técnicas de sistemas de informação, livros, artigos de periódicos e congressos, bem como sites das empresas desenvolvedoras de software para gerenciamento de ideias, os dados pertinentes ao contexto da pesquisa. Foram obtidos documentos internos das empresas desenvolvedoras dos softwares, possibilitando a extração dos dados. Para o levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais, houve a necessidade de detalhar todas as etapas, baseados em exemplos de Programas de Sugestão, identificando o grau com que cada aplicativo atende a cada etapa. Entre os resultados obtidos, foi observado que, para os requisitos não funcionais de usabilidade, manutenção, confiabilidade, desempenho, portabilidade e reusabilidade, os softwares atendem completamente às necessidades do Programa. No entanto, os requisitos funcionais dos softwares atendem completamente outras etapas do Programa de Sugestão, que são as funcionalidades de consulta ao status das ideias e o feedback dado ao colaborador. Para as demais etapas, é necessário adicionar recursos e funcionalidades que consigam atender completamente a demanda do Programa. Na comparação entre os cinco aplicativos analisados, as características mais presentes foram: a transparência do processo, agilidade e a geração de relatórios.
  Incluído em: 19/09/2012
  Apresenta brevemente a trajetória da classificação, trazendo fatos históricos desde seu surgimento até os dias atuais, visando destacar a evolução e o desenvolvimento das várias formas de organização do conhecimento.
  Incluído em: 19/05/2013
  O objetivo é analisar como os frameworks de implementação de Gestão do Conhecimento (GC) contemplam as formas de conversão do conhecimento. O método utilizado foi o estudo de caso em duas organizações que atuam em Portugal. Os frameworks focam nos aspectos relacionados com as condições para a implementação da GC, e não nos modos de conversão do conhecimento. A organização A possui maior foco na externalização, e a organização B possui um equilíbrio entre os modos de conversão.
  Incluído em: 08/05/2012
  Este ensaio teórico busca, sob a ótica do sensemaking proposto por Weick (1995), analisar a qualidade da informação no processo decisório organizacional, sugerindo uma proposta para ampliar as técnicas utilizadas para mensurar a qualidade da informação. Para tanto, conceitua informação e processo decisório; aborda os conceitos do sensemaking e discute as dimensões da mensuração da qualidade da informação – apresentando os relacionamentos entre estas dimensões e as propriedades do sensemaking propostas por Weick. Finalmente, o ensaio sugere-se uma agenda baseada na abordagem proposta para utilização em pesquisas empíricas e para a análise em profundidade da aplicação deste relacionamento.
  Incluído em: 07/04/2014
11 a 20 de 27 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.