Categoria: Gestão do Conhecimento
 
27 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 27

  Aponta a Gestão do Conhecimento como uma estratégia central para desenvolver a competitividade de empresas e países, discute o investimento em pesquisa e desenvolvimento, e os avanços da tecnologia gerencial relacionada à Gestão do Conhecimento, das tecnologias de informática e de telecomunicações, e das conclusões das teorias sobre criatividade e aprendizado individual e organizacional.
  Incluído em: 22/10/2012
  A busca de informações na Web tem apresentado melhorias significativas com o advento das tecnologias introduzidas pela Web Semântica. Tais tecnologias possibilitam o acesso às informações nas diversas áreas do saber de modo mais preciso através da construção de mecanismos de busca que implementam ontologias visando a um tratamento mais inteligente das informações disponibilizadas na Internet. O presente estudo enfoca o uso de ontologias na recuperação de informações jurídicas na Internet, apresentando exemplos da sua aplicação.
  Incluído em: 01/05/2011
  Relata as reuniões do Grupo de Trabalho (grupo 7), que tem como foco principal a inteligência competitiva e que aborda questões como o panorama do Ensino e da Pesquisa em Inteligência Competitiva no Brasil, o planejamento e gestão de sistemas e os métodos e técnicas em planejamento de sistemas. Cada uma das questões apresentou seu coordenador de mesa, um convidado que expôs o assunto principal, debatedores e após os debates foram incluídas as comunicações livres.
  Incluído em: 09/05/2011
  A aplicação de princípios básicos da gestão por processos traz um novo enfoque do processo de planejamento de sistemas de informação e das práticas gerenciais aplicadas aos mesmos. As estruturas organizacionais tradicionais são substituídas por unidades operacionais com equipes dimensionadas segundo as necessidades, responsáveis pela execução dos processos produtivos ou geradores de serviços, sempre centrados no cliente ou usuário final. Após mostrar os princípios básicos da gestão por processos, são apresentados exemplos no setor produtivo, no setor de serviços e em um centro de documentação, enfatizando os aspectos estratégicos da gestão das informações características de cada processo ou subprocesso.
  Incluído em: 09/05/2011
  À medida que a importância da informação aumenta na sociedade atual, os usuários de serviços informação passam a ser mais exigentes, dando maior destaque à gestão de serviços em bibliotecas. Este artigo apresenta uma técnica de gestão de processos que tem o objetivo de dar suporte à melhoria da qualidade em serviços, em especial os serviços de bibliotecas. A técnica proposta, denominada Servpro, incorpora a filosofia de "foco no usuário" e permite que administradores de bibliotecas visualizem os serviços na perspectiva do usuário. Para comprovar a aplicabilidade da técnica, foi utilizado estudo de caso em uma biblioteca universitária.
  Incluído em: 03/07/2013
  Para este estudo foi utilizado o software Personal BrainTM,o qual permite mapear os fluxos e os inter-relacionamentos dasinformações internas e externas à organização . Essemapeamento torna-se essencial para implementação da inteligência competitiva e da gestão do conhecimento. O software mencionado foi aplicado no departamento de recursos humanos de uma instituição pública. De forma seqüencial,foram criados dois modelos:o primeiro descrevecomo o departamento trabalha no seu cotidiano;o segundo mostra como o departamento poderá tornar-se mais eficiente à medida que agregue às suas atividades as fontes de informações para suporte e garantia de um serviço de melhor qualidade aos usuários.
  Incluído em: 01/09/2010
  Conhecimento e inovação são variáveis-chave de competitividade e de desenvolvimento na sociedade global. Novos modelos de gestão como a inteligência competitiva (IC) e a gestão do conhecimento (GC) vêm sendo discutidos na literatura como metodologias catalisadoras de crescimento e inovação. Neste trabalho são apresentados resultados da aplicação de conceitos e técnicas de IC e GC em estudos do setor Saúde utilizando-se artigos indexados em três bases do ISI Web of Science, no período 1990/2003. São apresentados mapas de conhecimento decorrentes de text mining, para análise da evolução de publicação, identificação de instituições, parcerias e análises de conteúdo para verificação dos principais enfoques adotados.
  Incluído em: 06/06/2011
  Para realizar uma gestão de bibliotecas eficiente é necessário avaliar e monitorar constantemente os indicadores de geração e processamento de seus serviços. Este artigo apresenta uma proposta de modelo de gestão, apoiado em um conjunto de indicadores, através de uma análise da administração de serviços,compreendendo aspectos que suportam a qualidade nas bibliotecas universitárias.
  Incluído em: 29/11/2010
  Este artigo descreve um modelo de avaliação da gestão do conhecimento (GC) no processo de desenvolvimento de produtos(PDP), focalizado no mapeamento da ocorrência de quatro tiposde conversões do conhecimento nas quatro dimensões do PDP.Melhor desempenho desse processo é obtido por meio de umtrabalho integrado com suas quatro dimensões: estratégia; organização; fluxo de informações e atividades; recursos. Em estudo bibliográfico extenso, apoiado pelo estado-da-arte da literatura de GC e PDP, foram encontradas diversas referências que mostram direta (melhores práticas) ou indiretamente (hipóteses) os relacionamentos entre os detalhamentos das dimensões do PDP com as conversões do conhecimento. Apoiado por este estudo, um modelo relacionando a GC com o PDP foi construído, focado na análise e investigação das diversas relações entre conversões e dimensões. O artigo apresenta em detalhes a construção teórica do modelo de avaliação da GC no PDP.
  Incluído em: 14/04/2014
  Embora a Gestão do Conhecimento (GC) seja função comum nas organizações, muitas não têm visão clara de como incorporá-la e transformá-la em vantagem competitiva. A escassez de estudos comprovando que a GC faz diferença no desempenho organizacional, e a cultura, talvez sejam os fatores mais influentes na promoção ou inibição de práticas de GC. Há empresas que usam ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) como fator de competitividade, confundindo-as com GC. Outras acreditam que a TI sozinha possa servir para gerenciar o conhecimento, o que é um equívoco. A razão disso pode estar no surgimento da TI antes da GC, ou na escassez da literatura abordando a função da TI na GC. Daí a falta de clara distinção entre TI e GC que vise à interação adequada entre ambas. O papel principal da TI é dar suporte à GC, ampliando o alcance e acelerando a velocidade de transferência do conhecimento. É identificar, desenvolver e implantar tecnologias que apóiem a comunicação empresarial, o compartilhamento e a gestão dos ativos de conhecimento. A TI desempenha papel de infra-estrutura, a GC envolve aspectos humanos e gerenciais. Este artigo discute a interação entre TI e GC como instrumentos de gestão estratégica e desempenho organizacional.
  Incluído em: 21/06/2011
1 a 10 de 27 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.