Categoria: Museologia
 
12 Site(s) nesta categoria           11 a 12 de 12

  Este artigo traça um breve histórico da Ciência da Informação, anotando alguns conceitos ainda em discussão em um campo de estudos dito incipiente em virtude da ausência de paradigmas capazes de atender às inquietações de seus pesquisadores de modo satisfatório. Nesse contexto, busca-se abordar em que medida a configuração de uma crise pode comprometer um modelo de pensamento ao ponto de suscitar um novo paradigma. Analisa-se o conceito de mudança de paradigma em relação à Museologia e à Ciência da Informação, a partir de um breve estudo de caso, por meio do qual se obterá um maior entendimento acerca das negociações que se evidenciam quando se trata de questões inerentes à pesquisa científica e à comunidade acadêmica.
  Incluído em: 17/07/2014
  Nas atuais condições de investimento público,a capacidade de retorno à comunidade torna- se essencial, especialmente nas instituições dedicadas ao lazer, cultura, ensino e investigação. Paralelamente,estas organizações procuram maneiras de gerir a informação que detêm de forma a adaptarem-se às necessidades das comunidades- alvo e às potencialidades da tecnologia.Com base nestes pressupostos, surgiu o projeto de implementação de um protótipo de repositório aberto, capaz de tratar e difundir a produção científica e técnica do Museu da Presidência da República.Na fase inicial do projeto,apuraram-se os procedimentos adequados ao planeamento e construção de repositórios institucionais.Abordaram -se estratégias, iniciativas e ferramentas preconizadas pelo Acesso Aberto para estender as suas potencialidades à difusão dos materiais existentes no Museu. Apresentaram-se as diversas dimensões que um repositório digital pode assumir, nomeadamente, ao nível da tecnologia, da utilização e da gestão destes sistemas. Desenvolveram-se esforços no sentido de identificar boas práticas em museus de dicados a órgãos de soberania que fizessem a divulgação de conteúdos de âmbito arquivístico,bibliográfico e museológico aí produzidos ou custodiados através de repositórios ou bibliotecas digitais abertos.Na implementação do protótipo Mus@ apuraram -se as necessidades informacionais existentes,quer no Museu, quer nos utilizadores, internos e externos. Especificaram-se aspetos nucleares do sistema, como políticas, organização, funcionalidades, conteúdos e metadados. Descreveu-se a seleção, instalação e customização do EPrints,software no qual assenta o protótipo,bem como o carregamento dos objetos digitais escolhidos e a produção dos metadados associados.Por fim, teceram-se considerações sobre a avaliação e a consolidação futura do repositório.O autor está convicto que foi produzi do um artefacto tecnológico original, capaz de providenciar, por um lado, funcionalidades de gestão de informação aos colaboradores do Museu e, por outro lado, acesso gratuito e universal à produção científica e técnica da organização. Assim,o sistema implementado está preparado para corresponder às necessidades de informação e de utilização da comunidade, assim como para testemunhar inovações na forma como os museus podem encarar a difusão do poderoso manancial de informação de que dispõem.
  Incluído em: 10/05/2014
11 a 12 de 12

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.