Categoria: Biblioteconomia
Sub-categorias
Bibliotecas Comunitárias Bibliotecas do Futuro
Bibliotecas Escolares Bibliotecas Especializadas
Bibliotecas Públicas Bibliotecas Universitárias
 
93 Site(s) nesta categoria           81 a 90 de 93

  A pesquisa trata do tema “Coleções em Bibliotecas Universitárias”, abordando os aspectos envolvidos no processo de formação e desenvolvimento de coleções. Objetiva analisar as características da produção científica relacionadas à temática, desenvolvendo uma pesquisa documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. O corpus de análise foi feito por meio de revistas internacionais que possuíam artigos indexados na base de dados da área de Ciência da Informação, Wilson Library Literature and Information Science Full Text, no período de 1998 a 2008. Caracterizam-se os periódicos, destacando a revista que recebeu o maior número de publicações no tema e também o ano mais produtivo, ou seja, com mais artigos publicados. Caracterizam-se, também, os autores que publicaram nesses periódicos, observando as seguintes variáveis: formação dos autores e atuação profissional; vínculo institucional; sexo; e tipo de autoria. Categorizam-se as abordagens dos autores na temática central e realiza-se a análise qualitativa do conteúdo dessas abordagens, levantando pontos divergentes e convergentes dos autores. Os resultados obtidos possibilitaram determinar as características dos autores e de suas abordagens sobre coleções em Bibliotecas Universitárias publicadas nos periódicos selecionados e que, assim, participam da construção do conhecimento em Biblioteconomia e Ciência da informação no mundo.
  Incluído em: 22/10/2012
  Partindo da constatação de que os conhecimentos desenvolvidos pela Biblioteconomia e a Ciência da Informação não têm sido amplamente aplicados ou adaptados para o ambiente digital, apresenta-se uma abordagem baseada na classificação facetada para a organização de acervos digitais. Apresenta-se, inicialmente, buscando o esclarecimento conceitual, os conceitos de informação e conhecimento, bem como da organização da informação/conhecimento. Em seguida, é brevemente discutida a importância dos esquemas classificatórios na representação e organização do conhecimento, buscando facilitar a descoberta e recuperação da informação. É apresentada, em seguida, a Teoria da Classificação Faceta, além de discutida a sua aplicação, como mecanismo para organização do conhecimento em ambientes digitais. Objetiva-se a criação de mecanismos mais eficazes para a navegação e exploração destes acervos, de modo a facilitar a recuperação da informação nestes ambientes. Ao final, são apresentados os resultados iniciais da pesquisa, que busca avaliar a aplicação de uma taxonomia facetada para a organização do conhecimento, em uma biblioteca digital de teses dissertações.
  Incluído em: 25/06/2013
  Verifica a influência do Open Access (OA) nas comunidades acadêmicas da área de biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. Tem como objetivo geral identificar e discutir a influência do movimento OA. A metodologia adotada consiste na combinação da abordagem qualitativa e quantitativa; os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários e entrevista. A entrevista foi aplicada ao tecnólogo sênior do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT) com a finalidade de obter informações sobre o movimento OA no Brasil. Os questionários aplicados aos professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia com a finalidade de verificar os efeitos e as consequências do movimento OA sobre essas comunidades. Os resultados dos inquéritos apontam vários indicadores positivos da influência do movimento OA sobre essas comunidades acadêmicas, entre os quais podemos citar: a existência de repositórios institucionais (RI) em Universidades Federais Nordestinas, um alto percentual de utilização de repositórios institucionais, o elevado percentual de utilização e produção de publicações bibliográficas em OA. Também, o conhecimento e a concordância com o movimento OA demonstram o impacto desse movimento nas comunidades acadêmicas da Região Nordeste do Brasil.
  Incluído em: 19/06/2013
  A partir do resultado de um projeto de pesquisa, apresenta considerações acerca da Biblioteca Pública da Bahia. Prioriza uma abordagem histórico-biblioteconômica e, por isso, utiliza um recorte no período de 1811 a 1818, e faz aproximações com práticas biblioteconômicas. Utiliza um corpus de pesquisa composto por documentação primária, compilada a partir no acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Objetiva ilustrar a importância de estudos históricos em Biblioteconomia, a fim de compreender descolamentos do passado no presente, de práticas e atividades inerentes ao campo. Conclui que diante dos avanços e de algumas descontinuidades epistemológicas como cientistas, os bibliotecários não podem prescindir de estudos históricos acerca de sua área de conhecimento.
  Incluído em: 22/03/2013
  Este estudo analisou os recursos internos de Tecnologia da Informação (TI) como sustentadores de vantagem competitiva sob a óptica da Visão Baseada em Recursos (VBR). A análise investigou 17 atributos estratégicos em um estudo qualitativo de caráter exploratório e com um histórico longitudinal. Cada um dos atributos foi devidamente identificado, caracterizado e conceituado pelos seus respectivos autores, seguidores da VBR, antes de ser utilizados nas análises. O estudo de casos múltiplos considerou a dinâmica competitiva de duas organizações, líderes do setor metal-mecânico e significativamente competitivas em inovação tecnológica. As narrativas de 16 executivos (12 CEOs e quatro CIOs) contribuíram para a reconstituição de vinte anos de competitividade empresarial, tendo sido considerados eventos econômicos relevantes ou fases críticas identificadas no período estudado. Ao finalizar a recuperação da trajetória percorrida pela dinâmica competitiva, e, uma vez identificados os recursos e os momentos críticos de maior competitividade, os executivos seniores foram encorajados a se posicionar quanto ao potencial estratégico dos recursos. A compreensão das intervenções de TI na dinâmica competitiva foi importante para estudar como, de acordo com o instrumento adotado, a TI apoia a competitividade segundo os critérios da VBR. A análise de conteúdo, segundo as proposições de Bardin, trata do desvendamento de significações de diferentes tipos de discursos, baseando-se na inferência ou dedução, mas que, simultaneamente, respeita critérios específicos propiciadores de dados em estruturas temáticas. Os recursos de TI não contribuíram estrategicamente, pelo menos de forma dissociada dos demais recursos, durante as fases críticas da competitividade nas duas organizações. As duas organizações reconheceram que a utilização conjunta de diferentes recursos de TI pode representar a força maior na criação de novas estratégias e manutenção das estratégias mais antigas. Dentre os principais resultados, o estudo revelou os diferentes atributos estratégicos de TI interagindo com as fases críticas da competitividade nas organizações estudadas. Esses atributos foram fundamentados nos recursos denominados Configurador de Produto (CP), Módulo Comercial (MC) e Manufatura Virtual (MV).
  Incluído em: 23/04/2013
  Aborda utilização de recursos da web 2.0 na prática pedagógica no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Relata a experiência desenvolvida durante a realização da disciplina “Informática aplicada à Biblioteconomia II” do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) durante o primeiro semestre do ano de 2011. O objetivo foi analisar a possibilidade de se utilizar recursos da web 2.0 como aportes metodológicos ao ensino da disciplina. Foi criada uma hastag para o acompanhamento e discussão da disciplina no Twitter. Por meio de busca manual no próprio Twitter e uso da Plataforma Topsy monitorou-se 514 mensagens compartilhadas pelos alunos e professor. Analisa a participação e engajamento dos alunos na disciplina por meio: da distribuição das mensagens por mês, dia da semana e horário do dia; da interatividade, verificada a partir dos mentions, replies, e retweets. Como resultado verificou-se uma aprendizagem distributiva e contínua na qual o assunto discutido ultrapassa as limitações espaço-temporal da sala de aula, com envolvimento ativo e exercício da autonomia por parte dos alunos.
  Incluído em: 11/07/2014
  Apresenta o Foursquare como ferramenta que pode ser usada dentro de uma biblioteca e as funcionalidades que ela pode trazer. O aplicativo e a rede social são apresentados em detalhes, explicando termos específicos e as atividades que são feitas, bem como da interação social física proveniente depois. Traz também alguns exemplos de uso.
  Incluído em: 25/06/2013
  Este trabalho apresenta como problema uma questão que pode ser discutida a partir da seguinte pergunta: como ocorre o processo de construção da normatividade, da tecnicidade e/ou da cientificidade da Biblioteconomia? Discute também a construção de uma normatividade, tecnicidade e/ou cientificidade da Biblioteconomia, contemplando perspectivas em relação à organização e ao tratamento da informação, fontes, recursos e serviços de informação, práticas profissionais e estudos centrados nos usuários. O trabalho ainda analisa o conceito de norma e de técnica no âmbito da ciência e da pesquisa aplicada à Biblioteconomia, buscando refletir sobre a relevância da Ciência da Informação para os construtos normativos e científicos da Biblioteconomia. A metodologia é composta de uma pesquisa exploratória com delineamento bibliográfico. Conclui-se que a Biblioteconomia tem uma conotação essencialmente técnico-normativa, mas também uma concepção científica a partir das contribuições da Ciência da Informação no âmbito dos estudos de usuários, tecnologias e outros elementos, assim como de outras áreas do conhecimento de cunho social e tecnológico.
  Incluído em: 17/07/2014
  Resumo: Apresenta as reflexões da Coordenação de Estágio da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sobre as questões relacionadas à realização, orientação, supervisão e coordenação dos estágios curriculares. Considera o papepedagógico do estágio e sua importância na formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Aborda o estágio na Escola de Biblioteconomia e sua inserção no Projeto Político Pedagógico da Escola. Reata o trabalho da Coordenação de Estágio e as dificuldades enfretadas. Question
  Incluído em: 25/06/2013
  Relato de experiência das atividades de incentivo à leitura desenvolvidas com crianças e adolescentes da unidade de onco-hematologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Florianópolis, SC. O trabalho refere-se a importância do Contar histórias, do Ler histórias e do Brincar como agentes transformadores da rotina hospitalar, valendo-se do literário como catarse para amenizar momentos de frustração,ansiedade,medo,depressão entre outros fatores desgastantes resultantes de uma internação, bem como do lúdico para transpor tais momentos. Descreve o essencial desempenho do agente promotor da leitura, enquanto acadêmico ou profissional do curso de Biblioteconomia, de realizar atividades de cunho social e cultural em ambiente hospitalar.
  Incluído em: 22/05/2013
81 a 90 de 93 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.