Categoria: Biblioteconomia
Sub-categorias
Bibliotecas Comunitárias Bibliotecas do Futuro
Bibliotecas Escolares Bibliotecas Especializadas
Bibliotecas Públicas Bibliotecas Universitárias
 
93 Site(s) nesta categoria           61 a 70 de 93

  Enfatiza as tecnologias de informação e comunicação, no que concerne o processo de transformações nos serviços disponibilizados pelas bibliotecas, redirecionando os paradigmas de transmissão dos recursos de informação. Destaca as necessidades da sociedade do conhecimento inerentes à implantação de uma nova tipologia de biblioteca, a chamada “biblioteca virtual”, a fim de reunir e organizar diversas informações em rede, ampliando as condições de busca e recuperação dos conteúdos, em âmbito universal. Estabelece como metodologia, uma revisão bibliográfica sobre os impactos dos serviços operacionais existentes nas bibliotecas, fazendo um recorte do papel do profissional bibliotecário intrínseco na mesma, com pressupostos teóricos e relevantes da temática em questão. Objetiva, fazer uma análise da adoção de procedimentos da biblioteca da Universidade Federal do Ceará – UFC (http://www.biblioteca.ufc.br/) em relação à virtualidade e às transformações existentes. Conclui-se que devido a expansão da biblioteca em diversos campi, nem todos fazem uso desses procedimentos. No entanto, devido a esses moldes tecnológicos, a sociedade está sujeita a se adequar às novas transformações que surgiram através de tais avanços.
  Incluído em: 19/08/2010
  Analisa a estrutura dos planos de ensino da disciplina de “Usuário da Informação”, ministrada entre 2007 e 2009 nos cursos de graduação em biblioteconomia de universidades brasileiras. Pesquisa qualitativa e quantitativa utiliza como procedimento metodológico a técnica da análise de citação. Os resultados mostram uma diversidade terminológica do título e carga horária da disciplina. Os conteúdos são predominantemente teóricos, a metodologia de ensino utilizada é bastante diversificada e embora usem novas tecnologias alguns recursos didáticos são obsoletos. Predomina o uso da literatura em português com vida média de 13 anos; metade das referências são artigos de periódicos. São poucos os professores citados e não há referência a trabalho feito em colaboração entre eles, podendo-se concluir que não existe grupo de pesquisa formado por professores na área de usuário da informação.
  Incluído em: 14/05/2010
  A motivação é um importante problema de investigação, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com a aprendizagem. Nesta pesquisa, analisaram-se as orientações motivacionais de alunos do curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública do norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, das estratégias de aprendizagem utilizadas, da percepção de desempenho acadêmico e da Perspectiva de Tempo Futuro. Participaram do estudo 143 alunos das quatro séries do curso. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de autorrelato, contendo 80 questões do tipo escala likert, elaboradas e analisadas de acordo com a Teoria da Autodeterminação e a Perspectiva de Tempo Futuro. Os resultados indicaram uma tendência para os tipos mais autônomos de motivação, o estabelecimento de metas a serem alcançadas no futuro e a percepção das atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras.
  Incluído em: 25/06/2013
  Apresenta uma pesquisa realizada no Brasil, cujo objetivo foi relatar a importância do domínio da língua inglesa pelos profissionais bibliotecários no mercado de trabalho atual. Primeiramente, foi realizada uma análise da atual conjuntura econômica e mercadológica, cujas características principais são as novas exigências interpostas pelo mercado de trabalho oriundas do advento das novas tecnologias e pela necessidade do uso do inglês como idioma preponderante no mundo globalizado. Foi feito um levantamento de dados sobre o perfil do profissional bibliotecário, a legislação que regulamenta esta profissão, suas atribuições, o mercado de trabalho deste profissional e uma pesquisa em cinco classificados virtuais - sites brasileiros de divulgação de vagas nas diversas categorias profissionais. Os sites pesquisados foram: “Catho.com.br”, “Empregos.com.br”, “Vagas.com.br”, “Manager.com.br” e o “InfoJobs.com.br”. O período de análise foi o do mês de janeiro a abril de 2009 e foram encontradas e analisadas um número total de 13 vagas (de acordo com os requisitos da metodologia). Os resultados encontrados respondem a tese de que o domínio/conhecimento da língua inglesa é uma forte vantagem para o profissional bibliotecário na obtenção de melhores qualificações, sobretudo salariais, em termos do mercado de trabalho brasileiro, sobretudo na região sudeste do país.
  Incluído em: 06/06/2011
  Este trabalho apresenta através de pesquisa bibliográfica os aspectos conceituais da informação e da cidadania no contexto das bibliotecas prisionais considerando a atuação do profissional bibliotecário como orientador e mediador da informação nesses ambientes. Falar de informação e cidadania é falar de conceitos simultâneos e absolutamente imprescindíveis um do outro, uma vez que o acesso à informação está diretamente vinculado ao exercício da cidadania e esse acesso a informação é essencial para que o exercício da cidadania se efetive de forma plena em todo e em qualquer espaço. Diante disso, o bibliotecário se torna uma peça fundamental no trabalho desenvolvido nas bibliotecas prisionais, devido seu conhecimento especializado na área e sua percepção de como realizar esse trabalho. Nesta análise, o objetivo deste artigo é apontar a importância da atuação do profissional bibliotecário enquanto mediador e orientador do acesso à informação e cidadania. Assim, a partir do método de abordagem dialético, realiza o confronto teórico com diferentes autores para fundamentar as discussões delineadas nesse processo investigativo. Desse modo, de acordo com o que foi pesquisado pode-se afirmar que o acesso à informação e a cidadania em bibliotecas prisionais ocorre por meio da promoção da informação e do conhecimento e mediante a da atuação do profissional bibliotecário nesses espaços
  Incluído em: 07/06/2012
  Este artigo procura motivar o profissional bibliotecário a assumir dentro das Bibliotecas ou Centros de Documentação, atividades de gestor de pessoas. Alguns aspectos relacionados à gestão de pessoas são revisados de forma simples, a fim de facilitar o desenvolvimento de técnicas e da adequação da metodologia nesta atividade. A condição proposta visa promover a reflexão e fornecer subsídios para a realização da propagação desta atividade nas instituições de informação.
  Incluído em: 31/05/2010
  A Biblioteconomia bem como seu profissional, ainda são vistos por muitos de forma bem simplória ligados quase que exclusivamente a processos técnicos e ambientes tradicionais como bibliotecas, aspectos esses que não levam em consideração um mundo de competências que a sociedade atual requer de ambos, muito menos a evolução das tecnologias. Contrapondo-se, nos vemos diante de evoluções e mudanças, e assistimos a transformação da informação em fenômeno social, de modo que as mesmas influenciam de forma direta na formação dos profissionais que têm a informação como objeto de trabalho, como é o caso dos Bacharéis em Biblioteconomia. Dessa maneira, o estudo visa uma reflexão sobre o olhar de uma parcela de pessoas da cidade de Teresina - PI sobre este profissional de forma a esclarecer quem são estes, suas atribuições e as novas tendências diante das exigências da sociedade da era da informação, desmistificando a profissão que ainda é ligada por muitos apenas a técnicas e a ambientes tradicionais de trabalho. Partimos de uma pesquisa bibliográfica e sucessivamente com uma de campo que através de entrevistas semi-estruturadas buscamos entender a temática a partir da perspectiva de um corte de 100 (cem) pessoas a cerca da profissão e do profissional. Para tanto, se fez necessário o aprofundamento teórico através das leituras de Fonseca (1979), Tarapanoff (1997), Haesbaert (2006) Alvarenga Neto (2008), Mostafa e Pacheco (2009) entre outros.
  Incluído em: 07/06/2012
  Se describe la evolución del papel educativo del bibliotecario desde la aparición del trabajo de referencia hasta el surgimiento del concepto de alfabetización informativa y su asimilación por la biblioteconomía. Y demuestra que la idea de alfabetización informativa estaba ya incrustada en las prácticas relacionadas con el trabajo de referencia y de educación de usuarios. Sin embargo el nuevo concepto trajo consigo la expansión de la función educativa del bibliotecario. Tomando en cuenta la responsabilidad que el bibliotecario asume actualmente, de ayudarles a las personas a que aprendan a buscar y usar la información, se concluye que tendrá no sólo que buscar una mejor comprensión del concepto de alfabetización informativa sino también de modificar su práctica educativa.
  Incluído em: 02/05/2011
  Desde o seu descobrimento, o Brasil foi alvo da curiosidade estrangeira. A partir dos primeiros séculos da colonização, o país começou a receber viajantes cujo número aumentou consideravelmente com a abertura dos portos em 1808. Após o retorno aos países de origem, muitos publicaram seus relatos de viagens, que atraíram levas de leitores. O conjunto dessas obras, conhecido como “literatura de viagens”, constitui rica fonte para o estudo de diferentes aspectos da história do Brasil. Este artigo traz uma compilação das informações deixadaspor viajantes sobre bibliotecas brasileiras. Sem pretender cobrir todos os autores, foram examinados os relatos mais conhecidos abrangendo o período do século XIX. Não se buscou fazer uma análise desses dados nem a sua verificação, mas apresentar o panorama das bibliotecas percorridas pelos visitantes e a forma como foram vistas por eles no período citado.
  Incluído em: 10/06/2012
  Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, cuja finalidade esteve voltada para conhecer a trajetória da aprendizagem profissional de docência dos professores substitutos do Curso de Biblioteconomia da UFMT/Campus de Rondonópolis dos anos de 2005 a 2007. Buscou-se especificamente examinar como esses docentes substitutos apreendem sua prática pedagógica. A metodologia que mais se adequou ao propósito do estudo foi a investigação qualitativa em educação, tendo o diário como técnica escolhida, por ser o instrumento apropriado a esse tipo de pesquisa, de modo a possibilitar a coleta de dados por meio da produção reflexiva do total de cinco participantes da pesquisa. Constatou-se, ao final, a necessidade de um preparo adequado para exercer a profissão de professor no Ensino Superior.
  Incluído em: 24/04/2013
61 a 70 de 93 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.