Categoria: Biblioteconomia
Sub-categorias
Bibliotecas Comunitárias Bibliotecas do Futuro
Bibliotecas Escolares Bibliotecas Especializadas
Bibliotecas Públicas Bibliotecas Universitárias
 
93 Site(s) nesta categoria           51 a 60 de 93

  A presença de discussões acerca de temas relativos à Ética na produção científica brasileira de Biblioteconomia e Ciência da Informação é o enfoque principal deste texto, que advém da análise de periódicos desses campos de conhecimento e de prática profissional. Para isso, selecionou-se um título, por cada região político-administrativa brasileira, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, dentre os existentes, cuja edição tivesse se mantido regular no período de 1997 a 2006. Em cada um desses títulos, a partir de palavras-chave previamente definidas, foram identificados os artigos e ensaios que trataram do tema. Com isso, buscava-se conhecer os fundamentos filosóficos e doutrinários, as temáticas e abordagens e as tendências da discussão Ética na produção periódica brasileira de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Metodologicamente, o trabalho envolveu identificação dos periódicos e dos textos publicados sobre a temática; leitura e descrição dos mesmos; identificação dos aspectos apontados nos objetivos pretendidos; análise dos discursos utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo; organização das idéias contidas, visando chegar a uma síntese. Foram localizados 10 textos produzidos por 16 autores, sendo dois de 1997, quatro de 2005, quatro distribuídos de 1998 a 2004 e nenhum foi encontrado referente ao ano de 2006. Foram identificados como fundamentos éticos, as Doutrinas da Ética do Discurso, da Ética da Alteridade e da Teoria Ético-política da Justiça, além das temáticas, abordagens e tendências da discussão Ética, que revelam a questão da postura profissional determinada pelo quadro atual da sociedade e das tecnologias atuais. Conclui-se que apesar de existir preocupação com o tema Ética por parte de alguns profissionais da informação que escrevem e publicam sobre o assunto, o mesmo ainda é pouco explorado na literatura e está mais dirigido para questões gerais.
  Incluído em: 11/07/2014
  Este trabalho, primeiro resultado de uma pesquisa mais ampla, propõe uma indagação sobre alguns aspectos das representações sociais de bibliotecas e bibliotecários em produções literárias e cinematográficas. Surgida com finalidades catalográficas, aos poucos essa indagação revelou elementos que estabeleciam séries diversas, em que o gênero narrativo, tanto literário como cinematográfico, não resultava relevante em relação à representação da biblioteca e do bibliotecário. A presença desses elementos aparenta evidenciar algumas expectativas e utopias em relação ao conhecimento independentemente das narrativas serem ambientadas no passado, no presente ou no futuro, estimulando uma reflexão sobre algumas tradições medievais e barrocas relativas ao universo das bibliotecas e de seus protagonistas, os bibliotecários. Os materiais utilizados foram os filmes “A máquina do tempo”, “Farnheit 451”, “O dia depois de amanhã”, “Star Wars – A Guerra dos clones”, e os romances “Martin Éden”, “O homem sem qualidades”, “A máquina do tempo” e “A sombra do vento”.
  Incluído em: 29/04/2010
  Apresenta os resultados de uma revisão de literatura feita sobre gestão de recursos humanos em bibliotecas universitárias com o objetivo de conhecer a situação atual apresentada por alguns estudiosos da área, assim como contribuir para melhoria da performance dos administradores de unidades de informação atuantes no contexto acadêmico. A realidade estudada, nos trabalhos selecionados para análise, sugere mudanças de posturas no desempenho dos gerentes das bibliotecas universitárias nacionais, assim como na maneira de as organizações considerarem seus subsistemas. Recomenda tanto aos bibliotecários quanto às instituições universitárias assumir uma postura mais efetiva relacionada aos investimentos em atividades de capacitação, aperfeiçoamento e qualificação, para que tenham condições de implementar serviços e produtos de informação científica e tecnológica mais adequados às demandas e necessidades da comunidade, especialmente da universitária. Sugere, ainda, aos gerentes das bibliotecas universitárias, que assumam posturas mais efetivas, relativas a posicionamentos políticos e humanitários perante a nova ordem econômica mundial, na qual aspectos sociais, culturais e humanos tendem a ocupar espaços secundários.
  Incluído em: 07/04/2014
  Apresenta os resultados de uma revisão de literatura feita sobre gestão de recursos humanos em bibliotecas universitárias com o objetivo de conhecer a situação atual apresentada por alguns estudiosos da área, assim como contribuir para melhoria da performance dos administradores de unidades de informação atuantes no contexto acadêmico. A realidade estudada, nos trabalhos selecionados para análise, sugere mudanças de posturas no desempenho dos gerentes das bibliotecas universitárias nacionais, assim como na maneira de as organizações considerarem seus subsistemas. Recomenda tanto aos bibliotecários quanto às instituições universitárias assumir uma postura mais efetiva relacionada aos investimentos em atividades de capacitação, aperfeiçoamento e qualifi cação, para que tenham condições de implementar serviços e produtos de informação científi ca e tecnológica mais adequados às demandas e necessidades da comunidade, especialmente da universitária. Sugere, ainda, aos gerentes das bibliotecas universitárias, que assumam posturas mais efetivas, relativas a posicionamentos políticos e humanitários perante a nova ordem econômica mundial, na qual aspectos sociais, culturais e humanos tendem a ocupar espaços secundários.
  Incluído em: 29/06/2010
  As rupturas sociais que se instalaram nas sociedades modernas a partir dos anos 70 estão amplamente associadas a um novo contexto social designado sob distintas perspectivas teóricas: pós-modernidade, pós-industrial, modernidade tardia, modernidade reflexiva ou sociedade da informação e do conhecimento. Uma das marcas deste tempo de rupturas e de diferenças de pluralidade é a diversidade cultural. As velhas identidades que estabilizavam o mundo social entraram em declínio, fazendo surgir novas identidades que fragmentaram o homem moderno. Esta apresentação tem como objetivo discutir a política de informação para a disseminação de uma diversidade criativa que respeite a dignidade humana.
  Incluído em: 09/12/2010
  Apresenta-se uma articulação entre a competência em informação e a questão da qualidade das publicações científicas como fator crítico para a agregação de valor das contribuições e produtos advindos das pesquisas geradas por docentes/pesquisadores. Ressalta-se a existência de domínios e valores que necessitam estarem presentes na produção científica no nosso contexto, com aprofundamento de análise de conteúdos e pensamento crítico, pois, emissor e receptor no fluxo de informação não podem se limitar a aprender apenas a manusear as tecnologias, funcionando como meros processadores de inputs-outputs de informação. Devem eles ser partícipes de uma aprendizagem ideal relacionada à ética, autonomia, responsabilidade, criatividade, criticidade e o aprender a aprender juntos, com ênfase no exercício da cidadania inserido em dimensão social e ecológica.
  Incluído em: 09/12/2010
  A pesquisa tem como objetivo propor uma disciplina que ajude na formação do bibliotecário no atendimento da pessoa com defi ciência em bibliotecas universitárias. Temas abordados: o acesso à informação; aspectos históricos da acessibilidade; legislação e a pessoa com defi ciência; atribuições dos bibliotecários nos serviços prestados à comunidade universitária. Foram analisados dois programas de acessibilidade em bibliotecas universitárias brasileiras: Programa de Acessibilidade da PUC-Campinas (ProAces); Laboratório de Acessibilidade da Unicamp (LAB), por serem referência na literatura da área, servindo de base para a proposta da disciplina. A análise revelou barreiras e soluções encontradas para facilitar o acesso à informação do aluno com defi ciência. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, valendo-se da pesquisa bibliográfi ca e observações em bibliotecas acessíveis.
  Incluído em: 24/05/2010
  A pesquisa tem como objetivo propor uma disciplina que ajude na formação do bibliotecário no atendimento da pessoa com deficiência em bibliotecas universitárias. Temas abordados: o acesso à informação; aspectos históricos da acessibilidade; legislação e a pessoa com deficiência; atribuições dos bibliotecários nos serviços prestados à comunidade universitária. Foram analisados dois programas de acessibilidade em bibliotecas universitárias brasileiras: Programa de Acessibilidade da PUC-Campinas (ProAces); Laboratório de Acessibilidade da Unicamp (LAB), por serem referência na literatura da área, servindo de base para a proposta da disciplina. A análise revelou barreiras e soluções encontradas para facilitar o acesso à informação do aluno com deficiência. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, valendo-se da pesquisa bibliográfi ca e observações em bibliotecas acessíveis.
  Incluído em: 24/05/2010
  Aspectos norteadores do ensino de Biblioteconomia contribuíram para a construção da imagem do profissional bibliotecário ao longo dos anos. Marcada por dois pólos precursores, a trajetória do campo de ensino da Biblioteconomia no Brasil refletiu na formação dos profissionais da informação e atitudes destes, até os dias atuais. Este trabalho apresenta o perfil, as funções e auto-imagem do profissional bibliotecário, e comenta sobre a Sociedade da Informação, no qual, traz à sociedade como um todo, o desafio de assumir novos métodos e formas de trabalho. Apresenta a visão da sociedade acerca do bibliotecário e procura entender a falta de (re)conhecimento social deste profissional. Expõe os resultados da pesquisa realizada junto à comunidade e aos bibliotecários, e mostra a necessidade de mudanças de atitudes profissionais frente à sociedade atual.
  Incluído em: 07/06/2012
  Apresenta resultados do estudo exploratório da comunidade virtual “Biblioteconomia”, presente no Orkut. Nela, parte dos mais de cinco mil membros da citada comunidade interage por meio do fórum de discussões, espaço em que trocam informações sobre os mais variados aspectos da prática profissional do bibliotecário. Revela os temas mais discutidos pelos estudantes de biblioteconomia e profissionais formados. Conclui que o fórum da referida comunidade serve, principalmente, como local para os bibliotecários participantes tirarem dúvidas acerca de tarefas a serem executadas em centros de informação, compartilhar experiências de trabalho, e balcão de oportunidades de emprego e estágio, dentre outras considerações apresentadas.
  Incluído em: 27/01/2013
51 a 60 de 93 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.