Categoria: Biblioteconomia
Sub-categorias
Bibliotecas Comunitárias Bibliotecas do Futuro
Bibliotecas Escolares Bibliotecas Especializadas
Bibliotecas Públicas Bibliotecas Universitárias
 
93 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 93

  O uso da Inteligência Emocional (IE) é fator crucial para o um desempenho profissional. Ordenar, transmitir e entender informações e experiências são ações vitais para o sucesso e para o bem estar das pessoas, principalmente em ambientes nos quais a prestação de serviços, como a biblioteca, é a essência de suas atividades. O objetivo do presente trabalho foi analisar a importância da IE para o crescimento profissional, e suas facetas em relação à comunicação.
  Incluído em: 09/12/2010
  O novo desafio para a educação em geral, e, em específico para a Educação a Distância, é permitir a emancipação dos indivíduos na sociedade, de modo a conferirlhescapacidade de buscar as informações de que necessitam para complementar,continuamente, suas formações. Dentro desta realidade, a utilização da informação Digital, suportada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação atualmentedisponíveis, multiplica a gama de opções disponibilizadas à Educação a Distância, oque promove mais formas de acesso, mais flexibilidade e maior agilidade para o indivíduo em seu ininterrupto processo de busca da informação desejada. Inserida dentro deste contexto, esta pesquisa tem como propósito o estudo das diferentes formas de tratar e gerir a informação em suporte digital, empregados pela Ciência da Informação, que possam ser aplicadas à Educação a Distância. Busca-se estabelecer as possíveis relações existentes entre métodos e técnicas desenvolvidas e/ou empregadas por profissionais da área de Ciência da Informação e os módulos que compõem um modelo de Educação a Distância, objetivando auxiliar e aprimorar o ambiente informacional que dá suporte à Educação a Distância segundo o paradigma informacional.
  Incluído em: 09/12/2010
  Descreve a educação inclusiva e bibliotecas acessíveis referentes ao atendimento a alunos com deficiência visual na Biblioteca Central César Lattes da UNICAMP. O Laboratório de Acessibilidade tem cumprido sua missão de propiciar um ambiente inclusivo de suporte ao ensino e aprendizagem aos alunos com deficiência visual.
  Incluído em: 18/11/2010
  O banco de dados de práticas de responsabilidade social na área de Biblioteconomia é um dos primeiros resultados do projeto de pesquisa “Biblioteca como prática de responsabilidade social”. O objetivo deste projeto é fazer uma análise e reflexão sobre o processo de criação, formação e/ou desenvolvimento de bibliotecas como resultado de ações de responsabilidade social de empresas no país. Para sistematizar as experiências levantadas durante a pesquisa, foi necessário o desenvolvimento de uma ferramenta que gerenciasse os dados coletados sobre o tema com vistas a agilizar a análise dos mesmos. O presente trabalho apresenta as opções metodológicas para a construção deste banco de dados, os critérios definidos para a inserção dos dados, assim como os resultados obtidos. Espera-se que esta ferramenta sirva de base para a construção de indicadores para futuras pesquisas na área, visto que, no país, temos um grande déficit de dados organizados e de fácil acesso sobre projetos na área de Biblioteconomia.
  Incluído em: 02/05/2011
  Investiga a importância dos eventos científicos na formação acadêmica dos estudantes do curso de graduação em Biblioteconomia. Avalia a participação dos estudantes em eventos científicos e observa se há estímulo no decorrer de suas atividades acadêmicas para que ocorra esta participação. Considera que os eventos científicos criam a possibilidade de interação entre os estudantes e os profissionais da área e favorece o acesso a novas informações. A amostra é composta por estudantes dos cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. Os resultados apontam que os eventos científicos podem auxiliar no desenvolvimento da formação acadêmica dos estudantes.
  Incluído em: 03/11/2010
  Contribuição para que as ações pedagógicas nas bibliotecas sejam voltadas para a formação de leitores, para seu desenvolvimento social e educacional. O estudo foi feito através de uma fundamentação teórica sobre leitura e letramento, sobre ciência da informação e sua relação com a formação de leitores, e sobre o papel do bibliotecário como agente na formação do leitor. Em considerações finais, propõe recomendações que contribuem para a formação do leitor através das bibliotecas. A relevância desta pesquisa constitui-se na possibilidade de buscar elementos-chave na educação, contribuindo assim para a formação de um país de leitores que busquem e utilizem criticamente a informação, através das bibliotecas.
  Incluído em: 09/12/2010
  O papel da biblioteca pública é atender à comunidade na qual está inserida e, para isso, é preciso que ela esteja preparada para lidar, inclusive, com o portador de deficiência física. Assim como todo indivíduo, o deficiente físico possui necessidades informacionais. É responsabilidade da biblioteca pública tornar o espaço fisicamente acessível, bem como utilizar toda tecnologia disponível para permitir o acesso à informação por parte dodeficiente, independente de qual seja sua limitação física.
  Incluído em: 09/12/2010
  A biblioteca da Casa do Estudante Universitário (CEU) – FURG foi desenvolvida por um acadêmico e morador da Casa no ano de 2005, com o intuito de promover a integração dos moradores da CEU com a comunidade. Este projeto pretendeu realizar o tratamento técnico desse acervo, organizando-o e disponibilizando-o para a comunidade de acordo com as regras e normas adquiridas durante a formação no curso de Biblioteconomia. Com o intuito de divulgar a biblioteca e promover integração entre os moradores da casa, optou-se pela realização de ações culturais, as quais foram desenvolvidas a partir de um sarau literário e uma oficina de meditação. O projeto conta com o apoio da Diretoria da Casa do Estudante e da Superintendência de Extensão (SupExt).
  Incluído em: 27/09/2010
  Este trabalho apresenta a teoria das categorias conforme elaboradas por Aristóteles, Kant e Ranganathan. Procura subsídios que permitam identificá-las como princípios fundamentais e imprescindíveis para a organização do conhecimento. As três perspectivas são confrontadas para estabelecer as diferenças e semelhanças, tendo em vista os objetivos de cada sistema categorial. Conclui que Aristóteles concebe seus princípios fundamentais para expressarem os modos do ser, ao passo que Kant os relaciona como modos do pensar. Por sua vez, Ranganathan formula as categorias como modos de classificar.
  Incluído em: 05/05/2010
  Informações sobre o novo sistema de catalogação RDA que promete substituir o AACR2.
  Incluído em: 08/11/2010
41 a 50 de 93 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.