Categoria: Biblioteconomia
Sub-categorias
Bibliotecas Comunitárias Bibliotecas do Futuro
Bibliotecas Escolares Bibliotecas Especializadas
Bibliotecas Públicas Bibliotecas Universitárias
 
93 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 93

  A tecnologia da informação tem possibilitado o desenvolvimento de aplicações e metodologias de tratamento descritivo, como é o caso dos padrões de metadados, permitindo novas abordagens práticas para a organização da informação, principalmente em meio eletrônico. A adoção de padrão de metadados propicia a interoperabilidade entre aplicações e o compartilhamento de dados entre sistemas. Baseado nesse pressuposto, foi realizado um estudo da correspondência entre o padrão Dublin Core e o Formato MARC 21, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento de ferramentas de conversão de dados oriundos da catalogação. A maximização de esforços na integração e intercâmbio de dados, bem como a sistematização das relações entre esses padrões, propiciam o reuso de conjuntos de metadados na mesma organização.
  Incluído em: 07/06/2013
  Trabalho que tem como tema principal o ensino de catalogação e a formação do catalogador. Está baseado em conhecimento construído por meio de um processo de ensino e aprendizado, envolvendo aluno, professor e profissional. Preocupa-se em demonstrar a importância do estágio curricular como fator de desenvolvimento de habilidades para integrar conhecimento ao contexto na formação do futuro catalogador, atentando-se ao valor do estágio para o exercício prático do ensinamento teórico adquirido em sala de aula.
  Incluído em: 09/12/2010
  Analisa, sob uma perspectiva histórica, as funções básicas da biblioteca, tais como armazenagem, disseminação e representação de informações, evoluindo e acompanhando as inovações das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que se configuram como elemento facilitador das atividades da biblioteca. Tais tecnologias, que caracterizam a sociedade da informação, oferecem condições para que um único suporte contenha todo o acervo da humanidade; possibilitam a disseminação de informações sem intermediários, vez que o próprio autor disponibiliza seus textos em portais, sites, bases de dados e bibliotecas digitais. Além disso, anuncia-se a web semântica como solução para o problema da representação, reunindo e cruzando textos diversos com temáticas comuns a serem utilizados pelas bases de dados, serviços de busca e de navegadores. Por tudo isso, há que se supor que o sonho de uma biblioteca universal está se tornando realidade.
  Incluído em: 20/04/2010
  Este trabalho apresenta conceitos relativos a informação,conhecimento, serviços de informação, gestão da informação e do conhecimento e relaciona as iniciativas de gestão da informação esportiva no Brasil. Contextualiza a importância do esporte para a cidade de São Paulo, com destinação de recursos orçamentários e políticas públicas, situa e descreve as competências da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo (Seme). Apresenta detalhadamente a biblioteca: história, acervo e características de suporte ao processo de gestão do conhecimento da Seme.
  Incluído em: 17/07/2014
  O artigo 18 da Lei nº 10.753/2003, estabeleceu que, com a finalidade de controlar os bens patrimoniais das bibliotecas públicas, "o livro não é considerado material permanente". Foi realizada uma pesquisa no período de 26/02/2007 a 21/03/2007 objetivando analisar o que está sendo considerado na classificação dos acervos bibliográficos em bibliotecas de 33 órgãos do judiciário brasileiros (STF, STJ, CJF, TRFs, TST e TRTs), sendo que 22 deles colaboraram. Concluiu-se que a referida lei não deveria ter sido objeto de "conflitos e dilemas" já que bibliotecas destes órgãos são enquadradas como especializadas e, assim sendo, os livros devem ser classificados como bens permanentes. Também a STN emitiu parecer em 2003 reproduzindo o conceito de biblioteca pública e dispondo o que as bibliotecas que não se enquadram como públicas deveriam observar para a classificação. Ressalta-se que tal entendimento está claro, mas não está explicitado nem na lei e nem no parecer em questão. Detectou-se a necessidade de sanar as dúvidas e padronizar procedimentos relativos à classificação de acervos das bibliotecas desses órgãos, principalmente para os materiais indispensáveis ao desenvolvimento técnico gerencial específico ou à execução das atividades. Comunga-se com o disposto na Mensagem nº 767192/2003, que devem ser observadas as peculiaridades e finalidades dos bens com vistas à classificação.
  Incluído em: 24/04/2013
  Discorre sobre a biblioterapia como auxiliar no processo de tratamento de enfermos hospitalizados. Destaca a importância do método biblioterapêutico e suas técnicas como ferramentas no auxílio ao tratamento de doenças que acometem o corpo e o espírito do ser humano. Neste contexto, constata que a biblioterapia pode conduzir à pacificação das emoções e tornar-se coadjuvante do processo de cura de pessoas hospitalizadas. Diante dos resultados obtidos e apresentados na literatura, há preocupação também com a temática no que se refere, especialmente, à necessidade de referendá-la para além do uso da leitura de textos literários como única técnica biblioterápica em uma sociedade em que o diálogo pode ser inspirado usando-se múltiplas e variadas formas de expressão.
  Incluído em: 28/05/2010
  Trata-se de relato da experiência da aplicação de metodologia inovadora apoiada em oficina-piloto e em dinâmicas de utilização do Diagrama BelluzzoÒ, elaborado com fundamento nos princípios da aprendizagem significativa e sob enfoque da competência em informação (information literacy). Como universo de pesquisa e população de interesse, utilizou-se de um grupo de estudantes do ensino supletivo de 1ªà 4ª série da Escola Municipal Magdalena Pereira da Silva Martha em Bauru/SP. Oobjetivo foi investigar e verificar, embora de forma parcial e com o intuito exploratórioinicial, como alunos de idade superior a 21 anos assimilam, conceituam e lidam com asTecnologias de Informação e Conhecimento, especialmente no que diz respeito àTelevisão Digital. A pesquisa revelou escassez de informação dos sujeitos pesquisado sem relação ao conceito e ao uso da Televisão Digital, o que denota a importância de um diagnóstico de ações para desenvolvimento de competências informacionais no uso desta mídia, de modo a contribuir para a inclusão digital.
  Incluído em: 09/12/2010
  Está relacionado com a aprendizagem de crianças com necessidades especiais,utilizando a criação de softwares programas de computador que auxiliem o processo de inclusão, e o processo de ensino. Atualmente está tendo um ponto positivo com relação a aceitação das crianças.
  Incluído em: 31/08/2010
  Analisa as competências, habilidades e perfil requeridos do Profissional da Informação (PI) – bibliotecário – para atuar na empresa Alpargatas. Pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, tendo a entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados e como sujeitos os gestores dos Recursos Humanos da empresa. Identifica a visão da empresa quanto ao perfil do PI, que deve ter entre outras competências e habilidades: conhecimento da área, comprometimento pelo trabalho, ética, organização, criatividade, atitude e bom relacionamento interpessoal. Conclui que a formação e atuação do PI, na pessoa dos estagiários de biblioteconomia na Alpargatas, têm atendido os requisitos exigidos pela empresa. Sugere uma campanha de marketing nas organizações lucrativas, com palestras e entrega de folders explicativos sobre a profissão, aproximando e solidificando o elo entre universidade, estagiários, bibliotecários e empresas.
  Incluído em: 30/05/2011
  Analisa as possibilidades de uma cultura informacional nas bibliotecas universitárias brasileiras para a construção de um ambiente propício à formação de saberes, estabelecendo cinco categorias relativas à problemática levantada: o contexto; os fenômenos da mediação e da convergência relacionados às bibliotecas acadêmicas; os sujeitos no processo; as relações de força e a articulação entre esses fatores. Conclui que as bibliotecas têm o poder de conjugar as práticas investigativas para a construção dos saberes, não apenas como integrantes da cultura universitária, mas como sujeitos de sua construção.
  Incluído em: 09/06/2010
31 a 40 de 93 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.