Categoria: Biblioteconomia
Sub-categorias
Bibliotecas Comunitárias Bibliotecas do Futuro
Bibliotecas Escolares Bibliotecas Especializadas
Bibliotecas Públicas Bibliotecas Universitárias
 
93 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 93

  A rotina de uma biblioteca universitária de médio para grande porte pode perder de vista os interesses de seus clientes: os usuários. Diante de um aporte de verba, enviam-se memorandos pedindo aos departamentos da instituição listas de itens que gostariam de ver adquiridos. Muitas vezes, os membros do departamento são pegos de surpresa e suas listas são feitas às pressas. Este trabalho apresenta uma medotologia para um sistema interativo de sugestões aos usuários para facilitar a aquisição. Tais sugestões se basearão nos indicativos de necessidades dos próprios usuários, em seus trabalhos científicos. Para a validação inicial, realizou-se experimento em um departamento universitário utilizando a metodologia proposta, na qual acertamos mais de 41% dos itens desejados pelos membros do departamento em estudo.
  Incluído em: 29/10/2010
  Argumenta a diversidade de informações disponibilizadas na Internet tanto para a pesquisa e ensino. Apresenta estratégias ao usuário para lidar com o acervo qualitativo on-line com intuito de realizar suas atividades de busca e recuperação da informação e conseqüentemente ampliando suas competências e habilidades nesse ambiente da informação on-line. Sugere aspectos práticos no gerenciamento de documentos on-line. Recomenda aplicação de critérios de avaliação de documentos para proporcionar o acesso e evitar o excesso de informações. Descreve o uso da Internet em cursos de stricto-sensu Mestrado em Engenharia Civil, Educação Física e Administração.
  Incluído em: 28/09/2012
  Lança discussões referentes ao processo de ensinar e aprender que se efetiva na prática universitária, especialmente nas áreas de biblioteconomia e ciência da informação. Primeiramente, analisa a concepção de conhecimento que preside a prática pedagógica do ensino superior para, em seguida, estabelecer uma relação com o modelo de conhecimento predominante na universidade e as conseqüentes tensões geradas no processo formativo dos profissionais das áreas mencionadas. Em seguida, tendo por pressuposto um novo paradigma de ensinar e aprender na universidade, considera o professor como o principal articulador de novas alternativas pedagógicas. Encerra as reflexões, acreditando que encontra-se em curso um processo de ruptura de paradigmas no cotidiano da prática pedagógica universitária, que se faz sentir também no âmbito do ensino da biblioteconomia e da ciência da informação, notadamente no Brasil.
  Incluído em: 12/05/2010
  Este artigo tem como objetivo propor um índice de produção ponderado de atividades de bibliotecas. O índice é composto dos diversos tipos de processos e serviços realizados pelas bibliotecas, e para agregá-los foram utilizados pesos gerados a partir dos julgamentos de valor de um bibliotecário sobre a importância relativa entre essas atividades. Para transformar os julgamentos qualitativos em quantitativos, foi usado o método multicritério Macbeth. A abordagem proposta, após discussão com diversos decisores, pode servir como medida de comparação entre bibliotecas, em especial quando estão sujeitas a uma administração central.
  Incluído em: 23/11/2010
  A palavra biblioteca historicamente teve um caráter restritivo e estático. Os livros de difícil reprodução e mobilidade tornaram a biblioteca um templo e o bibliotecário seu guardião. Esta imagem manteve-se até pouco tempo, porém com a introdução das novas tecnologias de informação e comunicação, esta imagem começa dar sinais de mudança. A partir da análise das entrevistas realizadas com bibliotecários de bibliotecas universitárias públicas e privadas de Porto Alegre - RS, durante os meses de abril e maio de 2004, procurou-se verificar como os bibliotecários percebem os seus espaços de trabalho. Concluiu-se que, no contexto atual, os bibliotecários vêem a biblioteca como um centro dinâmico de informação. O principal fator apontado de mudança na imagem da biblioteca é a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação.
  Incluído em: 09/07/2013
  No atual contexto da sociedade do conhecimento, os saberes produzidos pelas transformações tecnológicas tornam-se mais acessíveis através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Fundamentadas nos princípios da interdisciplinaridade e na superação da visão fragmentada do conhecimento e com base em pesquisas concluídas nas áreas de Educação e Educação Especial foram identificadas as competências informacionais necessárias para a gestão de informações científicas e tecnológicas. As pesquisas utilizaram metodologicamente a análise bibliométrica para avaliar: a produção científica brasileira na base de dados Francis do INIST/CNRS, França; e a produção científica dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Utilizou-se o quadro teórico composto dos históricos da Educação e Educação Especial no Brasil; da abordagem sociológica da comunidade científica; dos aspectos conceituais sobre banco de dados e estudos bibliométricos; da revisão de literatura sobre competências informacionais. A análise dos dados obtidos nas pesquisas e a reflexão a partir do quadro teórico utilizado permitiram identificar as competências e habilidades na realização dessas pesquisas: contexto de produção da informação; realizar operações de acesso, busca, avaliação, seleção e recuperação das informações; domínio de ferramentas automatizadas para reformatação e importação de dados, análise e síntese das informações; habilidades para validação, comunicação e disseminação dos resultados.
  Incluído em: 21/03/2011
  O objetivo deste trabalho é analisar alguns procedimentos estatísticos para a determinação do tamanho de uma amostra aleatória simples. Trata-se de três situações: uma em que não se pode determinar o tamanho da população, outra na qual também não se conhece o tamanho da população, sem fixar o nível de confiança e a proporção populacional do evento e uma terceira situação na qual se conhece o tamanho da população. Como procedimentos metodológicos, procurou-se pesquisar quais abordagens distintas se têm em relação ao tamanho da amostra aleatória simples para a estimação de proporções populacionais. Apresentou-se, então, uma análise de diferentes procedimentos disponíveis para a determinação do tamanho dessa amostra. Além disso, foi feita uma aplicação na área de Ciência da Informação para a determinação do tamanho de uma amostra aleatória simples para uma população de usuários de uma rede de bibliotecas.
  Incluído em: 30/09/2012
  Até o momento, vários foram os encontros realizados, em 2005, sobre a questão do direito do autor e a propriedade intelectual no país. Eventos não apenas promovidos na área da Biblioteconomia, mas abordados por outras áreas de conhecimento. Certamente, até o final do ano outros encontros devem ser realizados.
  Incluído em: 21/06/2010
  O avanço da tecnologia trouxe mudanças significativas em relação ao funcionamento das organizações. O ambiente competitivo agregou o uso da tecnologia e novos valores da informação como fonte de vantagem e de auxílio nos processos de tomadas de decisões nas organizações. Neste ambiente competitivo, a biblioteca também se faz necessária por ser vista como recurso estratégico, de modo a facilitar o controle e recuperação de informações essenciais à vida da organização de maneira eficiente e segura para seus usuários, além de elemento fundamental de vantagem competitiva para o escritório de advocacia.
  Incluído em: 09/11/2010
  Discorre sobre o mercado de trabalho para profissionais bibliotecários, enfocando relatos de pesquisas no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil. Apresenta as instituições públicas federais e seus requisitos de seleção, especificamente os concursos públicos realizados no Rio de Janeiro, como forma de ingresso no mercado de trabalho. Analisa alguns aspectos desses concursos, ocorridos em 2006, como a oferta e a demanda, a remuneração oferecida, o conteúdo intelectual exigido, dentre outros. O estudo teve por base os editais, as provas e as informações dos sites das instituições que os organizam.
  Incluído em: 30/05/2011
21 a 30 de 93 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.