Categoria: Biblioteconomia
Sub-categorias
Bibliotecas Comunitárias Bibliotecas do Futuro
Bibliotecas Escolares Bibliotecas Especializadas
Bibliotecas Públicas Bibliotecas Universitárias
 
93 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 93

  Este trabalho surgiu da necessidade de compreender como o profissional da informação se comporta diante os desafios impostos pela Sociedade da Informação. Esta que é marcada pela abundância de informação e que requer vias de transmissão capazes de tornar os fluxos de troca mais rápidos. Aliada a esta mudança configura-se a incorporação de novas tecnologias,especificamente tratemos do contexto das bibliotecas, as quais tiveram de se adaptar as novas mudanças. Assim como, novas concepções de bibliotecas têm sido incorporadas à nova sociedade, que cada vez mais necessita de informações no exato momento da pesquisa, em virtude da própria noção de tempo que também alterou, acelerando assim todo mecanismo de busca. Para suprir tal necessidade, as bibliotecas estão procurando adaptar-se disponibilizando via on-line o acervo em base de dados, consolidando assim um novo estágio: as bibliotecas virtuais, ou também como são conhecidas “sem paredes”. Por isso, elas requerem profissionais capacitados para atuarem frente às mudanças tecnológicas. Dessa forma, objetivou-se compreender como o profissional relaciona-se com essas transformações, sobretudo, com o Sistema de Recuperação da Informação (SRI) visto que, é através do processo de indexação, que se configura a representação do documento e, por conseguinte, é a ele atribuído o sucesso ou insucesso do SRI, o que acentua a importância desta atividade.
  Incluído em: 28/09/2012
  A leitura vista como alimento da liberdade. Ou como fonte para que se abram as janelas e arranquem as portas, tal como pedia Fernando Pessoa pela voz de seu heterônimo Álvaro de Campos.
  Incluído em: 08/11/2010
  Blog do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação, criado como resultado do Encontro de Docência em Catalogação, realizado em 2008, na UFSCar.
  Incluído em: 08/11/2010
  As transformações científicas e tecnológicas favoreceram o crescimento da literatura especializada contribuindo para que as técnicas empregadas pelas bibliotecas e centros de documentação passassem a ser estudadas e analisadas pela Ciência da Informação. Sugestões para o controle da informação científica e tecnológica, no Brasil.
  Incluído em: 27/06/2011
  Site que contém informações importantes para os interessados em prestar concurso para vagas de Biblioteconomia.
  Incluído em: 16/11/2010
  Visou-se analisar como os responsáveis pelas bibliotecas escolares orientam os trabalhos de pesquisa dos alunos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental, na rede pública de ensino da cidade de Marília - SP. Do total de 34 escolas, selecionou-se 18. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário constituído por uma série ordenada de 11 perguntas; apenas 8 escolas o responderam, 4 não tiveram como responder por falta de biblioteca e 6 delas, devido à falta de encarregados das bibliotecas. Observou-se que os encarregados não têm o conhecimento suficiente para orientar os alunos na pesquisa, eles apenas disponibilizam os materiais; mas, quando chega a hora dos alunos pesquisarem, não sabem orientar os estudantes a estruturar os novos conhecimentos. Neste caso, se faz necessário estar presente nas escolas, o bibliotecário, pois ele certamente amenizaria os problemas de pesquisa bibliográfica dos alunos e dos demais usuários da biblioteca escolar.
  Incluído em: 05/11/2012
  As exigências do cenário atual conduziram a Biblioteconomia a aprofundar e ressaltar alguns aspectos educacionais da área, através da promoção e criação de programas de competência informacional. O que pode contribuir para o desenvolvimento de indivíduos independentes quanto ao processo de busca e uso da informação de forma ética. Para alcançar essa finalidade, é imprescindível que o bibliotecário domine este conhecimento. Dessa forma, propôs-se a verificação da competência informacional dos concluintes dos cursos de Biblioteconomia da região sudeste. Aplicou-se um questionário com base nos padrões da associação Association of College And Research Libraries em outras pesquisas semelhantes. O universo da pesquisa foi composto por 230 estudantes de quinze escolas públicas e privadas de Biblioteconomia situadas na região sudeste do país. Os resultados demonstraram que os participantes possuem a competência informacional nos seguintes aspectos: para definir suas necessidades informacionais, na avaliação da informação, no uso e na compreensão dos aspectos éticos e legais que rodeiam o seu uso, atendendo aos preceitos dos padrões de competência informacional para o ensino superior. Demonstraram também que os participantes possuem dificuldades quanto a identificação da tipologia das fontes de informação e na descrição nos elementos que compõem as referências. Considera-se que, de maneira geral os participantes da pesquisa possuem competência informacional, estando aptos para contribuir para o desenvolvimento de indivíduos no que tange aos processos de busca e uso da informação.
  Incluído em: 18/06/2010
  Descreve a história das bibliotecas, situando o surgimento e desenvolvimento das Bibliotecas Escolares. Relaciona a Biblioteca Escolar ao processo evolutivo de ensino-aprendizagem, que corrobora a aplicação de práticas sistemáticas para nortear o processo mecânico à concepção do conhecimento. Propõe a inserção da Biblioteca Escolar como espaço promotor de práticas educativas através da leitura, buscando refletir o processo de ensino-aprendizagem nas escolas de ensino fundamental. Partimos da hipótese que o ensino fundamental corrobora um ensinoaprendizagem formal e sistêmico que desprivilegia a utilização da Biblioteca Escolar nas práticas educativas. Os aspectos metodológicos fundamentaram-se numa abordagem quali-quantitativa, que se configurou com a tipologia exploratório-descritiva, utilizando como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, aplicando com instrumento de coleta de dados um questionário misto. Conclui ressaltando que a frequência à Biblioteca Escolar ainda é uma realidade incipiente dentro das escolas.
  Incluído em: 05/11/2012
  Revisão do estado atual das normas internacionais de descrição bibliográfica para a elaboração de bibliografias de monografias (ISBN), a adaptação destas normas ao banco dá catálogos de bibliotecas, o mecanismo de atribuição de um número único para as monografias (ISBN), o sistema internacional de dados de publicações em série (ISDS), o código padrão para periódicos (ISSN) e programas para catalogar automatizado (MARC I, II e Marçal MARC).
  Incluído em: 11/07/2014
  Reflexão sobre a Biblioteconomia, enquanto conhecimento e profissão, face à realidade brasileira no contexto terceiro-mundista. As limitações da área são analisadas como resultantes da sua falta de embasamento filosófico e social, ao lado de uma postura alienada, dogmática e tecnicista do profissional em exercício nas bibliotecas e Escolas de Biblioteconomia. A partir da visão do usuário brasileiro, novo modelo de biblioteca é proposto, considerando ali três espaços básicos: o de representação (isto é, informação registrada sob forma documental), o de apresentação (comunicação ao vivo entre indivíduos e grupos, visando ao diálogo e à informação) e o de criação (geração de informações pelo usuário, a partir dos insumos e estímulos da biblioteca). Finalmente um desafio à mudança é lançado aos profissionais da biblioteconomia.
  Incluído em: 15/10/2012
1 a 10 de 93 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.