Categoria: Fontes de Informação
 
45 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 45

  Objetiva identificar, analisar e selecionar fontes de informação na Internet, procurando avaliá-las segundo critérios de qualidade preestabelecidos. Neste projeto piloto foram objetos da investigação as fontes encontradas nos sites das principais Universidades brasileiras. Para cada fonte identificada foi preenchido um formulário onde constam elementos para análise e avaliação, tais como: conteúdo informacional, apresentação, recursos de acesso, entre outros. Observa-se que, em grande parte, as fontes produzidas para a Internet pelas universidades não estão sendo elaboradas com os requisitos que possam assegurar sua qualidade.
  Incluído em: 04/04/2011
  O trabalho aborda aspectos referentes à acessibilidade no espaço digital. Uma ênfase especial é dada às situações relacionadas à interação das pessoas portadoras de deficiência com a informação, em ambientes de bibliotecas. O texto propõe algumas adequações para a acessibilidade ao espaço digital, conforme categorias de usuários, com o intuito de contribuir para um maior nível de acessibilidade à informação, nesse espaço.
  Incluído em: 13/06/2012
  Grandes alterações estão sendo implementadas nos procedimentos de produção, transmissão e uso do conhecimento, dissociando-os dos suportes tradicionais, como livros impressos, periódicos e jornais. Publicações eletrônicas têm oferecido outros suportes e possibilidades de acesso, requerendo que bibliotecas revejam seus procedimentos atuais de gerenciamento, incluindo esses novos suportes. Por outro lado, a relevância da informação deve ser considerada no planejamento, administração e desenvolvimento dos países. Na América Latina e Caribe, esses instrumentos estão cada vez mais presentes, apesar das dificuldades econômicas e sociais existentes. Conseqüentemente, os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de bibliotecas deverão se concentrar nessa situação, preparando-se adequadamente para as novas possibilidades de acesso à informação.
  Incluído em: 25/11/2008
  Caracteriza os produtores de recursos informacionais para o ensino fundamental no Brasil. Identifica, mediante o estudo dos catálogos por eles distribuídos, o modo como são divulgados seus produtos. Conclui que a indústria editorial brasileira voltada para o ensino fundamental apresenta uma produção diversificada, oferecendo uma variedade de materiais, típica do ambiente informacional da sociedade contemporânea. A análise dos catálogos aponta algumas deficiências nas informações necessárias à seleção dos materiais.
  Incluído em: 10/04/2013
  Este artigo apresenta a proposta de utilizar a Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia –RCT- para viabilizar o funcionamento de um Núcleo de Inteligência Competitiva – NIC - no Estado de Santa Catarina. Serão abordados neste trabalho conceitos de inteligência competitiva, estratégias competitivas e pólos tecnológicos; a importância do conhecimento; a utilização da vídeo conferência e internet como ferramenta de integração do Núcleo e o desenvolvimento de uma estrutura de cursos para capacitação dos recursos humanos.
  Incluído em: 01/10/2008
  As modernas redes de comunicação e computação globais disponíveis hoje, das quais a Internet é a maior representante, motivam uma nova reflexão quanto ao papel da informação prontamente acessível na educação. É necessária a definição da real utilidade destas redes nos processos de ensino-aprendizagem.
  Incluído em: 20/05/2008
  Este trabalho discute o papel da representação na atual economia da informação/conhecimento que se delineia a partir da emergência da Internet. Neste contexto, identificação e avaliação se tornam atividades essenciais para a utilização de recursos informacionais disponíveis na rede. A identificação/avaliação de informações é apresentada como um processo semiótico, no qual a representação substitui a informação original e serve a um usuário como um dispositivo inferecial com relação à sua relevância. O trabalho informacional de desenvolvimento e sistematização de representações das informações disponíveis na Internet joga um papel decisivo, viablizando processos de identificação, avaliação e uso, atuando como intermediária entre usuários e suas necessidades de informação e recursos informacionais potencialmente relevantes.
  Incluído em: 09/03/2010
  O artigo relata um estudo sobre o processo de monitoração do ambiente organizacional externo. Os 91 participantes da pesquisa registraram, dentre outros fatores, a freqüência com que utilizam diversos tipos de fontes de informação. Essas fontes foram também analisadas de acordo com o seu grau de relevância e confiabilidade. Os resultados indicam uma elevada taxa de utilização de fontes eletrônicas de informação, porém as mesmas são vistas como pouco confiáveis e relevantes. As pessoas (colegas, subordinados e superiores hierárquicos) são vistas como as fontes mais confiáveis. As bibliotecas e centros de informação internos, embora considerados as fontes mais confiáveis, encontram-se entre as menos utilizadas e menos relevantes.
  Incluído em: 30/11/2010
  Apresenta uma prática didático-pedagógica e de pesquisa realizada no âmbito da disciplina Fontes de Informação Especializadas, do Curso de Graduação em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Paraná, no primeiro semestre de 1997. Trata da elaboração do Catálogo Coletivo de Fontes Bibliográficas Especializadas do Sistema de Bibliotecas da UFPR, publicado em 1998, pela Imprensa Universitária da Instituição. Configura uma interessante iniciativa interdisciplinar ao colocar os alunos em contato com professores da disciplina, professores colaboradores do projeto Produção de Instrumentos Bibliográficos, bibliotecários do Sistema de Bibliotecas e pessoal da editoração; além de despertá-los para a atividade científica por meio de ações previamente planejadas e sistematizadas.
  Incluído em: 23/10/2008
  Este é um estudo comparativo de quatro subdisciplinas que permitem medir os fluxos da informação, a comunicação acadêmica e a difusão do conhecimento científico: a bibliometria, a cienciometria, a informetria e a webometria. Mediante a leitura de renomados autores que têm abordado estes temas, é realizada uma discussão teórico-conceitual e uma análise das semelhanças e diferenças que unem e separam os quatro métodos quantitativos no que diz respeito ao seu histórico, objeto de estudo, variáveis, técnicas, objetivos e campos de aplicação. Uma ênfase maior é dada à caracterização da webometria, por se tratar de uma área emergente dentro da ciência da informação, ainda pouco explorada no Brasil e com grandes potencialidades derivadas da expansão mundial da Internet.
  Incluído em: 20/06/2013
1 a 10 de 45 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.