Categoria: Interfaces
Sub-categorias
Usabilidade
 
21 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 21

  En el presente trabajo se realiza un análisis y evaluación de los modelos de Interfaces Visuales de Recuperación de Información actualmente con mayor número de implementaciones en la World Wide Web. Para la realización del análisis se propone un sencillo esquema basado en las funciones principales que deben cumplir estas interfaces: Resumir la información, Resaltar la información más relevante, Relacionar la información similar y Recuperar la información.
  Incluído em: 07/04/2008
  Este trabalho apresenta a arquitetura de informação como umas das preocupações que se deve ter em mente ao se projetar conteúdo para o meio digital. Apresenta as definições encontradas na literatura e relaciona a arquitetura de informação dentre os aspectos abrangidos pela usabilidade. Também é apresentado o uso da técnica do card sorting como meio para auxiliar na definição da arquitetura de informação baseado na perspectiva e modelo mental do usuário.
  Incluído em: 07/10/2007
  Interfaces desenvolvidas sem o atendimento aos requisitos de usabilidade levam a uma performance deficiente e a uma redução da qualidade da interação do usuário com um aplicativo. Dessa forma, pretendeu-se investigar quais os principais fatores que colaboram para a satisfação do usuário desse tipo de sistemas. O nível de usabilidade de uma interface é melhorado ao se considerar a satisfação do usuário, em uma abordagem que valorize a experiência de uso do produto.
  Incluído em: 01/10/2007
  Um serviço gratuito, funcionando a partir de um e-mail, capaz de traduzir um texto em Braille e em gravações de áudio, está ajudando a eliminar o hiato da exclusão digital para pessoas com deficiências visuais e auditivas, dando-lhes acesso rápido e fácil a livros, artigos de notícias e páginas da web.
  Incluído em: 22/06/2008
  Assim como o mouse foi um avanço espetacular e nos libertou da dependência excessiva do teclado, as interfaces que usam os dedos na tela, como no iPhone, abrem uma enorme perspectiva.
  Incluído em: 15/05/2008
  Com a utilização crescente das tecnologias de informação, os Arquivos Públicos Estaduais do Brasil têm procurado se fazer presentes além de suas fronteiras físicas com a criação de sites na Internet. Em levantamento preliminar, identificou-se que, dos 27 estados brasileiros, incluindo-se o Distrito Federal, 14 arquivos públicos estaduais (52%) possuem site na Internet. O objetivo da pesquisa foi analisar e avaliar os sites dos Arquivos Públicos Estaduais, para verificar como os mesmos têm se utilizado da web como canal de comunicação e divulgação de suas estruturas informacionais. Os resultados revelam que os arquivos públicos estaduais brasileiros estão utilizando seus sites, basicamente, como meio de informar sobre seus aspectos físicos e seus serviços, assim como da forma de se comunicar com a instituição. A função de pesquisa revela que as instituições arquivísticas estão começando a mostrar interesse por novas ferramentas de pesquisa, no sentido de ampliar seus serviços aos usuários. A Internet é um meio de comunicação de rápido acesso, e deveria ser melhor aproveitada pelos arquivos pesquisados, principalmente no sentido de aumentar o nível de interatividade e de relacionamento com os usuários.
  Incluído em: 15/06/2007
  O presente artigo visa refletir sobre a Classificação como uma das interfaces relevantes da Internet. Não pretende ser de cunho teórico. O objetivo primordial é apresentar uma contribuição sobre o tema do ponto de vista da organização e representação do conhecimento registrado visando a recuperação de informação. Apresenta a Classificação como um processo fundamental da natureza humana e como tal merecedora de particular atenção no tratamento da informação na era eletrônica, especialmente no contexto da Internet. Comenta sobre o ambiente Internet como sistema de informação . Apresenta considerações sobre o tema, não sob a perspectiva de serem "finais" mas na expectativa de suscitar futuras contribuições visando enriquecer a discussão sobre como organizar e representar o universo do conhecimento registrado para fins de recuperação e acesso - assunto complexo e desafiante, por vezes polêmico, mas de indiscutível importância na era eletrônica.
  Incluído em: 25/04/2007
  Neste trabalho abordamos o problema de atualização de banco de dados objeto-relacional (BDOR) através de visões XML. Uma atualização da visão é simplesmente uma atualização que éespecificada em uma visão XML, mas que deve ser traduzida em atualizações a serem executadasna base de dados. O problema de tradução de atualização da visão XML refere-se à questão dedefinir traduções corretas para atualizações submetidas através de visões XML. No enfoque proposto, utilizamos visões de objetos como interface entre a visão XML e as tabelas relacionais ou objetos relacionais do banco de dados.
  Incluído em: 07/07/2007
  Nos últimos trinta anos, a informação foi-se transformando num dos bens de produção mais importantes da sociedade actual. Esse novo valor que a informação tem nos processos de produção provocou um crescimento exponencial na utilização de sistemas de gestão de bases de dados relacionais. Na última década, a tecnologia das bases de dados relacionais estendeu-se a praticamente todos os domínios de actividade. As bases de dados passaram ser consideradas um cofre-forte onde se guarda esse bem precioso que é a informação. A disponibilização de informação numa forma facilmente compreensível é uma função a que todo e qualquer sistema deve obedecer.
  Incluído em: 04/10/2008
  Apresenta uma visão geral dos sistemas hipertexto e hipermídia, abordando os aspectos histórico, definição, descrição e conceitos básicos, aplicações, limitações e previsões feitas, bem como as influências e alguns experimentos de hipertexto na área de informação. Mostra uma aplicação de um hipercatálogo bibliográfico experimental baseado em um modelo de dados específico para catálogos bibliográficos. Apresenta conclusões relacionadas com autoria de hiperdocumentos e sugestões de pesquisa, destacando a necessidade de controle dos resultados de aplicações hipertexto.
  Incluído em: 11/07/2014
1 a 10 de 21 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.