Categoria: Usabilidade
 
8 Site(s) nesta categoria           1 a 8 de 8

  Partindo da premissa da Lei de Bradford-Zipf, foram analisados autores norteamericanos e ingleses para sumariar as metodologias, programas e opiniões sobre cursos projetados, mediante o uso de meios não-gráficos (diapositivos, fitas, filmes etc.), para instruir os leitores nas técnicas de pesquisa bibliográfica, nas obras de referência fundamentais, com vistas à promoção dos serviços e à maximização do uso das coleções (principalmente) das bibliotecas universitárias e especializadas.
  Incluído em: 24/09/2012
  A pesquisa realiza um estudo acerca de um catálogo específico, o Athena, considerado um sistema de recuperação de informação estruturado e organizado. Nesse ambiente se tem como objetivo avaliar um conjunto de diretrizes de usabilidade e aplicá-las em sistemas de recuperação de informação na Web, levando em consideração aspectos relativos não só à usabilidade de sua interface, mas também à sua eficiência no processo de recuperação. O estudo se caracteriza como exploratório e descritivo-analítico. Para tanto, procurou-se inicialmente revisar a literatura nacional e internacional sobre recuperação de informação e usabilidade, em várias fontes informacionais, impressas e eletrônicas, como embasamento teórico do trabalho. Em segunda etapa, foi realizada uma análise heurística, e por último foram realizados testes de usabilidade com usuários em que se aplicaram dois procedimentos: um questionário semi-estruturado e um instrumento de observação. Após as análises quantitativa e qualitativa dos dados, o teste com os usuários possibilitou verificar o modo como eles interagem com a interface do Catálogo Athena e as formas de busca que costumam realizar em outras ferramentas disponíveis na Web. Também foi possível validar alguns apontamentos feitos na análise heurística, pois a maioria dos participantes da pesquisa revelou não ter qualquer experiência na utilização do Catálogo Athena. Verifica-se, nesta pesquisa, a importância de se aplicar os testes com usuários em ambientes de recuperação de informação, considerando-os como parte fundamental no desenvolvimento de qualquer sistema.
  Incluído em: 09/05/2011
  O presente artigo analisa dois portais de notícias ligados a grandes grupos de comunicação da Paraíba (portais O Norte Online e Jornal da Paraíba), à luz da Arquitetura da Informação, a partir do uso adequado ou não de ferramentas de navegação, dentro dos critérios de usabilidade. Para isso foi elaborado um checklist com base em FLEMMING (1998), KRUG (2005), MORVILLE e ROSENFELD (2006), aplicado junto a 60 estudantes do Curso de Comunicação Social da UFPB. Os dados foram analisados em percentuais e alguns comentários adicionais dos usuários pesquisados foram inseridos nos resultados obtidos. Constatou-se que os portais locais desempenham bem papéis básicos de identificação, mas apresentam falhas quanto à navegação.
  Incluído em: 05/12/2012
  Atualmente softwares têm sido reconhecidos como importante ferramenta de apoio às diversas atividades e à tomada de decisões. No entanto, existem relatos a respeito de projetos de desenvolvimento de software fracassados. A questão problema apresentada por este artigo é a seguinte: Como é possível realizar a avaliação da qualidade de um produto de software desde as etapas iniciais do projeto, de forma que seja possível realizar as melhorias com menor esforço? O artigo traz uma abordagem metodológica para a priorização dos requisitos de software e a avaliação da qualidade do produto de software, segundo a percepção dos usuários. Em especial, a abordagem propõe o emprego da Análise Importância-Desempenho (IPA) e do método dos 100 pontos para a etapa de priorização, e para a etapa de avaliação de desempenho, o emprego da IPA e da escala contínua. Por meio de estudo de caso, a abordagem proposta foi aplicada a um projeto de desenvolvimento de software para gestão de recursos humanos. A partir desse uso foi possível captar os julgamentos, determinar as prioridades dos requisitos conforme a percepção dos usuários e sugerir ações relevantes com o objetivo de melhorar a qualidade do software. Acredita-se que a abordagem proposta seja aplicável ao desenvolvimento de produtos de software de pequeno porte.
  Incluído em: 17/10/2012
  O estudo analisa a usabilidade do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com base nos atributos de usabilidade desenvolvidos pelo estudioso Jakob Nielsen, sob a perspectiva dos seus usuários. Caracteriza-se como um estudo híbrido de uso da informação nas conexões inexoráveis da tecnologia no âmbito da Ciência da Informação.Este estudo de natureza descritiva utiliza abordagem qualitativa com aporte quantitativo. Tem como sujeitos de pesquisa os docentes permanentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além de questionário e entrevista. Para a análise de dados, utiliza-se a análise descritiva por categorias. Como resultados, evidencia-se a qualidade de uso do Portal. Resultados. Atesta que a maioria dos atributos de usabilidade do Portal está qualificada em níveis acima da média, com exceção do atributo Baixa taxa de erros, que apresentou média regular. O presente estudo de usabilidade do Portal é um importante instrumento de avaliação institucional de uso deste sistema de informação.
  Incluído em: 01/05/2013
  Este artigo busca uma relação entre a influência das cores na usabilidade de interfaces através do design centrado no comportamento cultural do usuário. Para isto, se fez referência na bibliografia de design centrado no usuário, suas relações com as interfaces, interação humano-computador, definições de usabilidade e principalmente definições e características das cores. Foi necessário pesquisar informações sobre o comportamento cultural do usuário e como se relacionam estes aspectos culturais com as cores nas interfaces evidenciando estas relações na usabilidade de uma interface.
  Incluído em: 05/12/2012
  A usabilidade reside na interação entre usuário e determinado sistema. Os resultados de uma avaliação de usabilidade poderão ser a resposta para determinado comportamento ou opinião do usuário, sendo esses fatores aspectos relevantes para determinar o grau de eficácia e eficiência de um produto. Este trabalho tem por finalidade apresentar os resultados obtidos através de uma pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de graduação em Biblioteconomia, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A pesquisa teve por objetivo conhecer a opinião dos avaliadores do Portal de Periódicos Científicos da FURG, em relação a usabilidade da seção de avaliação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). O estudo foi dividido em duas partes, sendo: 1ª) análise de contexto (perfil dos usuários); 2ª) questões acerca da usabilidade da seção de avaliação. O presente trabalho visa divulgar os resultados obtidos na 2ª parte da pesquisa, bem como sugerir algumas melhorias de acordo com os comentários feitos pelos pesquisados. O instrumento de coleta de dados escolhido foi um questionário eletrônico, enviado para os avaliadores das 11 revistas do Portal. Os resultados obtidos demonstraram que a seção de avaliação SEER foi considerada intuitiva, de fácil uso e memorização. No final do questionário foi disponibilizado um espaço para considerações. Dentre os comentários realizados, destacamos a necessidade de disponibilizar um guia de avaliação, com perguntas ou tópicos que oriente melhor o avaliador no momento da análise dos artigos; maior clareza e organização dos botões e das informações contidas na seção.
  Incluído em: 05/12/2012
  Este estudo apresenta como foco o campo do design editorial e as transformações tecnológicas e comunicacionais ocorridas a partir da disseminação das mídias digitais. O método de pesquisa adotado foi de natureza analítico interpretativa. A fundamentação iniciou-se a partir de conceitos que, embora tenham surgido nas mídias tradicionais, foram potencializados e ampliados pelo meio digital. Assim, os conceitos de interface, navegação, interatividade e hipertextualidade foram aprofundados, e balizaram a identificação e a avaliação de publicações digitais, bem como subsidiaram os principais eixos de análise, a saber: elementos de interfaces, níveis de interatividade, estrutura de avegação e critérios ergonômicos relativos à orientação. Após a análise de três produtos digitais escolhidos ressalta-se que os conceitos de navegação global e local, muito utilizados no contexto dos sites para internet, ainda não são plenamente caracterizados. O principal diferencial das publicações digitais consiste no potencial de interatividade, podendo atingir níveis de criação somados a recursos textuais de comunicação síncrona e assíncrona.
  Incluído em: 11/06/2012
1 a 8 de 8

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.