Categoria: Bibliotecas Escolares
 
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  Uma breve revisão da literatura mostrou a inexistência de uma metodologia própria para a avaliação de coleções de referência. Com base nas opiniões e sugestões de autores, em textos analisados, é elaborada e apresentada urna proposta de metodologia considerando a situação e a utilização destas coleções nas bibliotecas brasileiras. Prévias medidas corretivas são sugeridas e são indicados os resultados previsíveis da avaliação.
  Incluído em: 14/05/2013
  Esta pesquisa foi baseada no trabalho de Miranda; Poméia; Bueno (2004), o qual defende que fatores culturais e a faixa etária dos alunos são questões que influenciam na percepção humana, e entende que algumas imagens são convencionalmente designadas para diferentes culturas (como a norte-americana e a brasileira). A presente proposta não teve a pretensão de substituir as notações utilizadas para a classificação de assuntos em bibliotecas, amplamente difundidas (notações numéricas da CDD, CDU, etc.), mas sim, sugerir o que esta pesquisa denomina de "rotulação" destes assuntos através de imagens, para que melhor possam representá-los. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: ordenamento mais claro dos materiais da biblioteca. Sugere-se o desenvolvimento desse sistema de imagens de classificação como forma alternativa de organização de bibliotecas contendo, em seu acervo literatura infantojuvenil.
  Incluído em: 23/04/2013
  Considerando que o papel do bibliotecário escolar vai além de ser um mediador de informação, atuando como um verdadeiro educador/colaborador pensa-se relevante que ele atue compartilhando com professores a tarefa de instigar a aquisição do conhecimento. Somado a isso, entende-se que o profissional da Ciência da Informação ao lidar com crianças e adolescentes deve-se atentar para o perfil tecnológico que os configura como nativos digitais, familiarizados e totalmente inseridos nos ambientes online e ferramentas de comunicação. Levando em conta estes aspectos e buscando preparar os estudantes para pesquisas e para a recuperação da informação a biblioteca escolar do Colégio Cristo Rei de Marília/SP criou um blog e passou a contar com perfis em redes sociais como Facebook e Twitter. Mas, a grande mobilização foi a implementação da Confraria da Informática que teve início em fevereiro de 2011 e acontece todas as sextas-feiras no período da tarde nas dependências do Colégio. Na confraria há reuniões onde alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental se reúnem e conversam sobre o tema proposto com mediação da bibliotecária da instituição e alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp. Alguns dos temas tratados nestes encontros foram a utilização e layout de blogs, história da tecnologia, diferenças entre tablets, recursos de câmeras fotográficas, recursos do PowerPoint versão 2010, jogos digitais. O diferencial da confraria é que todos são detentores de informação e, enquanto aprendem, também ensinam proporcionando mais dinamismo e promovendo uma ruptura com o modelo considerado tradicional. Entre os objetivos que nortearam a elaboração e realização da confraria da informática na biblioteca escolar do Colégio Cristo Rei estão: motivar os alunos a usar a biblioteca para consulta, pesquisa ou leitura do acervo disponibilizado; estimular a participação dos estudantes nos eventos e atividades promovidas pela biblioteca escolar;aproximar alunos de diversas idades em torno de um tema comum, favorecendo a troca de ideias, fortalecendo a argumentação e a criticidade; instruir os alunos com relação as TIC e buscas informacionais eficientes em ambientes digitais; incentivar os alunos para a aquisição de conhecimento de forma espontânea, porém, comprometida. Após a implantação da Confraria da Informática na biblioteca escolar do Colégio Cristo Rei de Marília percebeu-se inúmeras modificações com relação ao desempenho dos alunos e seu posicionamento em relação ao aprendizado e a tecnologia: maior aproximação dos alunos em relação à biblioteca, comprovada pelo aumento no volume de empréstimo de livros e periódicos disponibilizados no acervo; adesão mais consistente dos alunos aos eventos do Colégio;participação ativa para aquisição de recursos para investimento na biblioteca; opiniões e sugestões dos alunos no dia a dia da biblioteca escolar, especialmente na aquisição de novos títulos e otimização do interesse por novas atividades com objetivo de adquirir novos conhecimentos.
  Incluído em: 17/11/2012
  Numa sociedade caracterizada por um crescimento ilimitado de informação, possibilitada pelas modernas tecnologias, há que necessariamente repensar o papel das Bibliotecas Escolares. O presente estudo, descritivo com levantamento de dados, aborda a temática das relações entre a Biblioteca Escolar e os Docentes de uma Escola Secundária com 3.º Ciclo. Os objectivos do estudo eram averiguar as formas de apropriação da utilização, por parte dos docentes, da Biblioteca Escolar; apurar outras possibilidades de integração / articulação da Biblioteca Escolar no desenvolvimento do currículo e das suas práticas; e saber qual a posição dos professores sobre indicadores que o Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares propõe no âmbito da articulação curricular da Biblioteca Escolar com as estruturas pedagógicas e os docentes. Com o desenvolvimento do estudo verificou-se que os professores consideram que utilizam a biblioteca de uma forma mais participada, diversificada e frequente do que realmente acontece. Quanto à aplicação do Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares, existe um quadro favorável à sua aplicação na Escola em estudo.
  Incluído em: 08/05/2013
  Apresenta a importância da biblioteca escolar como verdadeiro instrumento na prática pedagógica do professor. Objetiva verificar, as condições de funcionamento de uma biblioteca escolar localizada num bairro periférico de Recife-PE. Para tanto, a metodologia utilizada constituiu-se em um estudo de caso, com delineamento quali-quantitativo, buscando conhecer a realidade da instituição pesquisada.Por meio da pesquisa, percebeu-se a função de cada sujeito social na construção desse ambiente educacional, concluindo que cabe à Gestão Pública implementar políticas públicas de caráter permanente, aos professores se reciclarem e buscarem a construção de uma nova didática em sua prática pedagógica e à sociedade em geral na contribuição de movimentos em prol de educação de qualidade.
  Incluído em: 22/05/2013
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